Conteúdos
O Desenvolvimento das Cidades I.
Objetivos
- Refletir sobre o conceito de cidade.
- Observar a cidade onde vive a partir de diferentes olhares.
1ª Etapa: As cidades e a sua história.
Lance aos alunos a seguinte questão:
– O que é uma cidade? Os alunos poderão usar o dicionário, ou outras fontes (link 2).
Discuta as descobertas com os alunos, deixando claro o que vem a ser uma cidade. Ajude-os na elaboração de um registro coletivo, onde todos poderão opinar e sugerir. A professora poderá ser a escriba deste registro na lousa enquanto os alunos o copiam no caderno.
Discuta com os alunos sobre o que sabem sobre a história da cidade onde moram. Avalie o conhecimento prévio do grupo para dar prosseguimento ao trabalho.
Cada aluno deverá receber uma cópia do texto que você elaborou e colar no caderno ou guardar numa pasta, garantindo a sequência didática do trabalho e sua sistematização.
2ª Etapa: Um morador da cidade.
Elabore com os alunos questões para uma entrevista que farão com uma pessoa mais velha. O professor poderá convidar alguém da cidade (diretora da escola, um conhecido, parente de um aluno…) que tenha condições de ajudar os alunos a ampliar seu conhecimento sobre a cidade, bem como sua história, e que tenha vivenciado suas transformações. Você pode construir o roteiro de perguntas com os alunos (veja orientação no link 4).
Sugestões de perguntas:
– Como era a cidade antigamente? Ela mudou?
– Onde você e sua família faziam compras de alimentos?
– O que sua família fazia nos finais de semana?
– Do que você e seus amigos brincavam? Em que espaços?
– Como as pessoas iam de um bairro para outro, ou de uma cidade para outra antigamente?
– Você gostava da cidade no passado? Do que você sente falta?
Os alunos farão uma entrevista coletiva sobre a cidade. Isso acontecerá na própria escola com dia e horário marcados.
Após a entrevista, o professor poderá ser o escriba do registro coletivo. Anotando as impressões e os fatos levantados pelos alunos durante a entrevista.
Este texto juntamente com fotos e desenhos da entrevista e de seu conteúdo poderão compor um mural na escola.
3ª Etapa: Fechamento.
Cada aluno deverá produzir um texto sobre sua relação com a cidade onde vive. Organize um roteiro para que o aluno tenha claro o que deverá conter sua produção.
Veja sugestão de roteiro:
– Quem sou eu.
– Onde moro.
– O que observo quando ando nas ruas do meu bairro.
– O que mais gosto.
– O que menos gosto.
– O que faço nos momentos de lazer.
– O que falta no meu bairro.
Cada aluno entregará junto com o texto uma ilustração da sua cidade, como forma de representação (como ele vê o espaço onde vive).
O texto e a ilustração deverão ser compartilhados e expostos em murais.
Materiais Relacionados
1. Para obter o significado da palavra cidade, clique aqui.
2. Para o professor saber mais sobre o desenvolvimento das cidades brasileiras, acesse:
3. Clique aqui para encontrar fotos da cidade de São Paulo em tempos diferentes.
4. Para orientar o trabalho com memória e entrevistas na escola, veja o guia.
5. Pesquise sobre a cidade (biblioteca da escola, jornais, internet…) e prepare, previamente, um pequeno texto que utilizará com os alunos Para elaborá-lo, veja a sugestão de algumas informações necessárias.
- Quando ela foi fundada?
- Quem foram os primeiros moradores?
- Quais eram as principais fontes de renda das pessoas no período de sua fundação?