Conteúdos

O Desenvolvimento das Cidades I.

Objetivos

  • Refletir sobre o conceito de cidade.
  • Observar a cidade onde vive a partir de diferentes olhares.

1ª Etapa: As cidades e a sua história.

Lance aos alunos a seguinte questão:



– O que é uma cidade? Os alunos poderão usar o dicionário, ou outras fontes (link 2). 



Discuta as descobertas com os alunos, deixando claro o que vem a ser uma cidade. Ajude-os na elaboração de um registro coletivo, onde todos poderão opinar e sugerir. A professora poderá ser a escriba deste registro na lousa enquanto os alunos o copiam no caderno.



Discuta com os alunos sobre o que sabem sobre a história da cidade onde moram. Avalie o conhecimento prévio do grupo para dar prosseguimento ao trabalho.



Cada aluno deverá receber uma cópia do texto que você elaborou e colar no caderno ou guardar numa pasta, garantindo a sequência didática do trabalho e sua sistematização.

 

2ª Etapa: Um morador da cidade.

Elabore com os alunos questões para uma entrevista que farão com uma pessoa mais velha. O professor poderá convidar alguém da cidade (diretora da escola, um conhecido, parente de um aluno…) que tenha condições de ajudar os alunos a ampliar seu conhecimento sobre a cidade, bem como sua história, e que tenha vivenciado suas transformações.  Você pode construir o roteiro de perguntas com os alunos (veja orientação no link 4). 



Sugestões de perguntas:



– Como era a cidade antigamente? Ela mudou?

– Onde você e sua família faziam compras de alimentos?

– O que sua família fazia nos finais de semana?

– Do que você e seus amigos brincavam? Em que espaços?

– Como as pessoas iam de um bairro para outro, ou de uma cidade para outra antigamente?

– Você gostava da cidade no passado? Do que você sente falta?



Os alunos farão uma entrevista coletiva sobre a cidade. Isso acontecerá na própria escola com dia e horário marcados.



Após a entrevista, o professor poderá ser o escriba do registro coletivo. Anotando as impressões e os fatos levantados pelos alunos durante a entrevista.



Este texto juntamente com fotos e desenhos da entrevista e de seu conteúdo poderão compor um mural na escola.



 

3ª Etapa: Fechamento.

Cada aluno deverá produzir um texto sobre sua relação com a cidade onde vive. Organize um roteiro para que o aluno tenha claro o que deverá conter sua produção.



Veja sugestão de roteiro:



– Quem sou eu.

– Onde moro.

– O que observo quando ando nas ruas do meu bairro.

– O que mais gosto.

– O que menos gosto.

– O que faço nos momentos de lazer.

– O que falta no meu bairro.



Cada aluno entregará junto com o texto uma ilustração da sua cidade, como forma de representação (como ele vê o espaço onde vive).



O texto e a ilustração deverão ser compartilhados e expostos em murais.



 

Materiais Relacionados

1. Para obter o significado da palavra cidade, clique aqui.

2. Para o professor saber mais sobre o desenvolvimento das cidades brasileiras, acesse:

3. Clique aqui para encontrar fotos da cidade de São Paulo em tempos diferentes.

4. Para orientar o trabalho com memória e entrevistas na escola, veja o guia.

5. Pesquise sobre a cidade (biblioteca da escola, jornais, internet…) e prepare, previamente, um pequeno texto que utilizará com os alunos Para elaborá-lo, veja a sugestão de algumas informações necessárias.

  • Quando ela foi fundada?
  • Quem foram os primeiros moradores?
  • Quais eram as principais fontes de renda das pessoas no período de sua fundação?

Arquivos anexados

  1. O Desenvolvimento das Cidades I

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.