Conteúdos
O Cortiço
Objetivos
Por meio da leitura e análise da obra, compreender as características do Naturalismo no Brasil.
Compreender as influências que exerce uma habitação coletiva na vida de seus moradores.
Estabelecer relações entre O Cortiço e alguns aspectos sociais presentes da realidade brasileira atual.
1ª Etapa: Atividades
Solicite aos alunos uma pesquisa na mídia impressa e televisiva sobre moradias em áreas de risco no Brasil. Peça para levantarem dados sobre:
• As pessoas que nelas moram
• Os trabalhos que desempenham
• A relação do poder público com essas áreas de risco e as pessoas que nela moram.
2ª Etapa: Fechamento
Na pesquisa realizada, os alunos conheceram a faceta de Aluísio de Azevedo desenhista. Para finalizar as atividades, solicite que os alunos escolham cenas para ilustrar. Se puder, convide o professor de Arte para auxiliar na realização dessa tarefa. Marque um dia para apresentação dos trabalhos na escola.
3ª Etapa: Aproximação do tema
Inicie a aula lendo para os alunos o seguinte trecho, extraído do capítulo X de O Cortiço:
– Não entra a polícia! Não deixa entrar! Aguenta! Aguenta!
– Não entra! Não entra! repercutiu a multidão em coro.
E todo o cortiço ferveu que nem uma panela ao fogo.
Jerônimo foi carregado para o quarto, a gemer, nos braços da mulher e da mulata.
– Aguenta! Aguenta!
Em seguida, pergunte aos alunos o que eles esperam do título da obra que vão ler e dos trechos em questão. Peça para escreverem e depois solicite a alguns a leitura das observações realizadas.
Agora, explique que o fragmento acima mostra a resistência dos moradores à entrada no local. Comente também que:
• O cortiço, de Aluísio Azevedo, publicado em 1890 é uma referência para o romance brasileiro.
• O romance representa as transformações urbanas do Rio de Janeiro no período posterior à abolição da escravidão e o difícil convívio entre ex-escravos, imigrantes e poder público.
• A obra se enquadra no Naturalismo e inaugura, na literatura brasileira, a abordagem de aspectos da realidade social brasileira.
• O autor coloca em cena os moradores de um cortiço e a complexa relação entre eles.
• O romance tem um forte caráter de denúncia, visto abordar um tema que a literatura da época, ainda impregnada do ideal romântico, procurava ignorar.
Agora, pergunte aos alunos: que semelhanças eles veem, entre a obra de Aluisio Azevedo e aspectos da realidade brasileira? Solicite que escrevam e peça para alguns lerem as observações realizadas.
4ª Etapa: Aproximação do autor
Divida a classe em grupos e solicite aos alunos uma pesquisa sobre Aluísio Azevedo. Para tanto, peça para acessarem o link sugerido no item 5 de “Para organizar seu trabalho e saber mais” e para levantarem as seguintes informações:
• Dados sobre o autor
• Contexto histórico do Realismo-Naturalismo
• Diferenças entre Realismo-Naturalismo
• Influência do darwinismo na obra de Aluísio Azevedo
Agora, solicite a cada grupo que exponha o resultado da pesquisa para o restante da classe.
5ª Etapa: Leitura da obra
No item 1 de “Para organizar seu trabalho” sugere-se o link de acesso para a leitura integral da obra, que pode ser lida em torno de 3 semanas. A sugestão é que o professor divida a leitura com os alunos, ou seja, solicita a leitura de alguns capítulos para casa, marca o dia em que esses capítulos deverão ser discutidos em classe e, em seguida, renova a solicitação de leitura para casa. Sugestões de alguns temas que podem ser discutidos quando das atividades de leitura:
• A ambição de João Romão
• A implicação da escola do foco narrativo para o modo como o narrador enxerga as personagens
• A maneira como o casamento e visto no romance
• Relações de oposições na obra
• A linguagem utilizada pelo narrador na construção da obra
• A personagem principal é o próprio cortiço
Materiais Relacionados
1. Leia o livro na íntegra em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua00021a.pdf
2. No link http://guiadoestudante.abril.com.br/estude/literatura/materia_415646.shtml há um resumo de O Cortiço, bem como uma boa análise dos elementos estruturais da obra. Confira!
3. No link http://educacao.uol.com.br/portugues/cortico-azevedo.jhtm há um estudo conciso e pertinente sobre o livro. É importante conhecer.
4. Acesse o link http://guiadoestudante.abril.com.br/literatura/materia_415647.shtml para ler trechos comentados de O Cortiço.
5. Para pesquisar sobre o autor e ter acesso a um resumo e análise da obra, acesse http://www.neteducacao.com.br/portal_novo/?pg=pesquise/artigo&cod=1782
6. O link http://literatura.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-03989 é interessante. Além de uma biografia do autor e uma análise da obra, há sugestões de como o professor pode trabalhar o livro em sala de aula.
Antes de dar início às etapas abaixo consulte a aba Para Saber Mais.
Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: O Cortiço. Profa. Ms. Evaneide Nóbrega de Albuquerque.