Conteúdos
– Características do solo do bioma Cerrado.
Objetivos
Objetivos do conteúdo conceitual
1ª Etapa: Sensibilizando para o tema
Com a turma reunida, assista ao vídeo sugerido no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Finalizada a apresentação, realize uma discussão com os alunos, resgatando as principais informações do vídeo, principalmente aquelas que estabelecem uma relação entre o solo do cerrado e a vegetação característica deste bioma, bem como o desgaste do solo provocado pela implantação do cultivo da soja e da criação de gado. Ressalte que as monoculturas provocam o desgaste do solo e que o gado, por meio do pisoteio, torna o solo compacto, impedindo a aeração e, consequentemente, a possibilidade de cultivo de vegetais nestas áreas.
2ª Etapa: Conhecendo as características do solo do Cerrado
Providencie cópias do texto sugerido no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Divida a turma em duplas de trabalho e distribua uma cópia do texto para cada uma delas. Solicite aos alunos que façam a leitura e respondam à seguinte questão: Quais são as características do solo do bioma Cerrado que o torna inviável para a produção agrícola? Como tem sido realizada a correção deste solo para a implantação da soja?
3ª Etapa: Conhecendo a importância dos nutrientes minerais para os vegetais
esta atividade os alunos continuarão a trabalhar em duplas, porém no laboratório de informática. Informe aos alunos que o objetivo é conhecer a importância dos principais nutrientes minerais para os vegetais e as consequências para o seu desenvolvimento, caso estes não estejam em quantidades adequadas no solo. Devem preencher a tabela abaixo, a partir das informações obtidas nos itens 3 e 4 do tópico “Para organizar seu trabalho….”
4ª Etapa: Sistematizando informações
Com a turma reunida, faça a correção da atividade da etapa anterior, procurando esclarecer eventuais dúvidas, principalmente aquelas relacionadas às características dos vegetais. É uma excelente oportunidade para rever a organização da célula vegetal, a divisão celular (citocinese centrífuga), partes dos vegetais (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente), fotossíntese, respiração, entre outros.
5ª Etapa: Exercendo a cidadania
Para finalizar este plano de aula, solicite aos alunos que, individualmente, confeccionem um pôster virtual, no programa de sua preferência (Powerpoint ou similar). Este pôster deve ter como principal objetivo conscientizar a comunidade escolar da importância da preservação do bioma Cerrado, principalmente no aspecto que envolve solo e vegetação. Informe aos alunos que um pôster, seja virtual ou não, deve ter uma qualidade visual e transmitir uma ideia. Deve apresentar imagens que representem a ideia a ser transmitida e frases curtas que possam ser visualizadas a, pelo menos, 2m de distância.
6ª Etapa: questão do ENEM
OBS: Não identificamos questões no ENEM relacionadas ao tema deste plano de aula. A escolha desta questão está relacionada à possibilidade de relação entre a compactação do solo provocada pelos tratores e a provocada pelo pisoteio do gado.
7ª Etapa: Análise e fechamento
Solicite aos alunos que partilhem as conclusões. Veja elementos fundamentais para conduzir a discussão.
Materiais Relacionados
1) O vídeo apresenta uma excelente visão do bioma Cerrado, cujo solo está bastante comprometido com a invasão do cultivo da soja e da criação de gado.