Conteúdos

– Características do solo do bioma Cerrado.

– Interferências humanas no bioma Cerrado.
– Importância dos nutrientes minerais para o desenvolvimento vegetal.
– Consequências das deficiências minerais no desenvolvimento vegetal.

Objetivos

Objetivos do conteúdo conceitual

 
– Reconhecer a importância do bioma Cerrado.
 
– Conhecer as principais características do solo do Cerrado, principalmente aquelas que determinam o tipo de vegetação encontrado neste bioma.
 
– Identificar os principais nutrientes vegetais e sua importância no desenvolvimento vegetal.
 
– Conhecer as principais consequências da deficiência de nutrientes minerais no desenvolvimento vegetal
 
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.  H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas,  considerando interesses contraditórios.  Competência de área 4 –
 
Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
 
H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Com a turma reunida, assista ao vídeo sugerido no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Finalizada a apresentação, realize uma discussão com os alunos, resgatando as principais informações do vídeo, principalmente aquelas que estabelecem uma relação entre o solo do cerrado e a vegetação característica deste bioma, bem como o desgaste do solo provocado pela implantação do cultivo da soja e da criação de gado. Ressalte que as monoculturas provocam o desgaste do solo e que o gado, por meio do pisoteio, torna o solo compacto, impedindo a aeração e, consequentemente, a possibilidade de cultivo de vegetais nestas áreas.

2ª Etapa: Conhecendo as características do solo do Cerrado

Providencie cópias do texto sugerido no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Divida a turma em duplas de trabalho e distribua uma cópia do texto para cada uma delas. Solicite aos alunos que façam a leitura e respondam à seguinte questão: Quais são as características do solo do bioma Cerrado que o torna inviável para a produção agrícola? Como tem sido realizada a correção deste solo para a implantação da soja?

3ª Etapa: Conhecendo a importância dos nutrientes minerais para os vegetais

esta atividade os alunos continuarão a trabalhar em duplas, porém no laboratório de informática. Informe aos alunos que o objetivo é conhecer a importância dos principais nutrientes minerais para os vegetais e as consequências para o seu desenvolvimento, caso estes não estejam em quantidades adequadas no solo. Devem preencher a tabela abaixo, a partir das informações obtidas nos itens 3 e 4 do tópico “Para organizar seu trabalho….”

4ª Etapa: Sistematizando informações

Com a turma reunida, faça a correção da atividade da etapa anterior, procurando esclarecer eventuais dúvidas, principalmente aquelas relacionadas às características dos vegetais. É uma excelente oportunidade para rever a organização da célula vegetal, a divisão celular (citocinese centrífuga), partes dos vegetais (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente), fotossíntese, respiração, entre outros. 

5ª Etapa: Exercendo a cidadania

Para finalizar este plano de aula, solicite aos alunos que, individualmente, confeccionem um pôster virtual, no programa de sua preferência (Powerpoint ou similar). Este pôster deve ter como principal objetivo conscientizar a comunidade escolar da importância da preservação do bioma Cerrado, principalmente no aspecto que envolve solo e vegetação. Informe aos alunos que um pôster, seja virtual ou não, deve ter uma qualidade visual e transmitir uma ideia. Deve apresentar imagens que representem a ideia a ser transmitida e frases curtas que possam ser visualizadas a, pelo menos, 2m de distância.

6ª Etapa: questão do ENEM

OBS: Não identificamos questões no ENEM relacionadas ao tema deste plano de aula. A escolha desta questão está relacionada à possibilidade de relação entre a compactação do solo provocada pelos tratores e a provocada pelo pisoteio do gado.

 

(ENEM 2012) – Um dos problemas ambientais vivenciados pela agricultura hoje em dia é a compactação do solo, devida ao intenso tráfego de máquinas cada vez mais pesadas, reduzindo a produtividade das culturas.

 

Uma das formas de prevenir o problema de compactação do solo é substituir os pneus dos tratores por pneus mais

 

a) largos, reduzindo a pressão sobre o solo.

 

b) estreitos, reduzindo a pressão sobre o solo.

 

c) largos, aumentando a pressão sobre o solo.

 

d) estreitos, aumentando a pressão sobre o solo.

 

e) altos, reduzindo a pressão sobre o solo.

 

Resposta correta: A 

 

7ª Etapa: Análise e fechamento

Solicite aos alunos que partilhem as conclusões. Veja elementos fundamentais para conduzir a discussão.

 

Para responder a essa questão os alunos devem compreender que a pressão exercida está relacionada a uma força aplicada sobre uma determinada área. Sendo assim, a compactação que as máquinas agrícolas, tais como os tratores, originam no solo é devida à distribuição das forças de contato dos pneus sobre ele. Assim, a pressão que um trator exerce sobre o solo será tão maior quanto maior for o seu peso e menor for a área de contato dos seus pneus com aquele. Considerando o peso dos tratores como invariável, para diminuir a pressão sobre o solo e, consequentemente, a sua compactação, basta utilizar pneus mais largos.(http://abr.ai/1BXys0O)

 

Materiais Relacionados

1) O vídeo apresenta uma excelente visão do bioma Cerrado, cujo solo está bastante comprometido com a invasão do cultivo da soja e da criação de gado.

 
2) O texto traz informações importantes sobre o solo do cerrado, com suas características físicas e químicas.
 
3) O link apresenta as principais consequências das deficiências nutricionais em plantas de tomate que podem ser encontradas em outros vegetais também.
 
4) O texto traz informações sobre a importância e funções dos principais nutrientes minerais para os vegetais (principalmente p.5 do artigo)
 
Link citado na última etapa .
 

Arquivos anexados

  1. Nutrientes minerais e desenvolvimento vegetal

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