Conteúdos

Este plano de aula trata dos números pares e ímpares, sendo direcionado ao ensino fundamental I (anos Iniciais). Passando pela distinção e pela classificação de números em pares e ímpares, este plano traz propostas para a aplicação prática desses conceitos no cotidiano.

Objetivos

  • Compreender a diferença entre números pares e ímpares.
  • Identificar números pares e ímpares em um conjunto de números.
  • Realizar operações simples envolvendo números pares e ímpares.
  • Aplicar o conceito de números pares e ímpares em situações do cotidiano.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Números pares e ímpares – introdução;
  • Atividade de classificação;
  • Exercícios com correção realizada por pares;
  • Números pares e ímpares em situações cotidianas; e
  • Jogo – bingo dos números pares e ímpares.

Palavras-chave:

Números. Par. Pares. Ímpar. Ímpares.

Previsão para aplicação:

2 aulas de 50 minutos/cada.

Proposta de trabalho: 

A sugestão é que você faça uma primeira conversa com a turma para identificar se os conhecimentos prévios necessários ao trabalho proposto neste plano de aula estão bem consolidados (números naturais e sistema de numeração decimal, por exemplo).

Depois disso, siga os passos sugeridos nas etapas descritas abaixo.

Bom trabalho!

1ª Etapa: Números pares e ímpares – introdução

Comece a aula com uma pergunta: “O que são números pares e ímpares?”. Incentive os alunos a compartilharem suas hipóteses.

Apresente informações sobre a distinção e a classificação dos números em pares e ímpares dizendo, por exemplo, que:

  • Números pares são aqueles que podem ser divididos igualmente por 2, enquanto números ímpares não podem. Use exemplos simples, como 2, 4, 6 (pares) e 1, 3, 5 (ímpares).
  • Uma forma simples de identificar se um número é par ou ímpar é observar o seu último algarismo. Se for 0, 2, 4, 6 ou 8, o número é par. Por outro lado, se for 1, 3, 5, 7 ou 9, o número é ímpar.

Para enriquecer e aprofundar a discussão, apresente à turma materiais adicionais que tratem dos números pares e ímpares. Abaixo, há duas sugestões de vídeos apropriados para alunos do ensino fundamental I:

Acesso em: 22 de agosto de 2023.

Acesso em: 22 de agosto de 2023.

2ª Etapa: Atividade de classificação

  • Distribua cartões numerados aos alunos ou escreva números na lousa.
  • Peça aos alunos que classifiquem os números em duas colunas: uma para números pares e outra para números ímpares.
  • Discuta, em conjunto com a turma, as classificações realizadas, debatendo eventuais erros e aproveitando a oportunidade para identificar e esclarecer dúvidas.

3ª Etapa: Exercícios com correção realizada por pares

  • Divida a turma em duplas ou grupos pequenos.
  • Dê uma lista de números aleatórios para cada um dos grupos, que deverão classificá-los em pares ou ímpares.
  • Depois de finalizados, peça que os grupos troquem os exercícios entre si, de forma que um grupo faça a correção do exercício do outro grupo, sendo necessário justificar a correção em caso de indicação de erro dos colegas.
  • Acompanhe a atividade, intervindo caso seja necessário, mas permitindo e incentivando que os alunos trabalhem e se expressem de forma autônoma.

4ª Etapa: Números pares e ímpares em situações cotidianas

Discuta com a turma exemplos de situações cotidianas em que o conhecimento de números pares e ímpares pode ajudar a resolver problemas (por exemplo, dividir doces entre amigos, contar objetos em grupos etc.).

Depois, peça que cada aluno elabore uma situação-problema em que a aplicação dos conceitos referentes aos números pares e ímpares seja útil para a resolução. Recolha a atividade e distribua de forma aleatória para que cada aluno receba a situação-problema elaborada pelo colega e a resolva.

Por último, recolha os exercícios resolvidos e os discuta de forma coletiva, reproduzindo a resolução na lousa e discutindo com a turma os caminhos possíveis para resolver.

5ª Etapa: Jogo - bingo dos números pares e ímpares

Distribua cartelas de bingo para a turma e explique que o objetivo do jogo será completar não a tabela inteira, mas sim todos os números pares ou todos os números ímpares, o que acontecer primeiro.

Haverá dois vencedores: aquele que completar primeiro todos os números pares da cartela e quem completar primeiro todos os números ímpares da cartela.

Divirtam-se e aproveite a oportunidade para identificar se algum aluno ainda está com dúvidas.

Plano de aula elaborado pela professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Monge.

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