Conteúdos
Numerais
Objetivos
Reconhecer, compreender e utilizar numerais no texto;
Utilizar corretamente numerais multiplicativos e numerais fracionários.
1ª Etapa: Numerais multiplicativos
Organize a sala em grupos de seis alunos e dê a cada grupo 28 bolinhas (podem ser outros objetos idênticos: balas, feijões, etc)
Entregue a cada grupo 28 objetos e uma folha com as seguintes indicações. As bolinhas devem ser entregues na quantidade sugerida.
Aluno a: nome 12
Aluno b: 6
Aluno c: 4
Alundo d: 3
Aluno e: 2
Aluno f: 1
Peça que os alunos preencham com seu nome e a quantidade de bolinhas (ou objetos semelhantes) que ficaram.
Feito isso, peça que os grupos respondam às seguintes questões:
1. Quais alunos têm o dobro de bolas dos alunos f, e, d, b respectivamente?
2. Quais alunos têm o triplo de bolas dos alunos f, e, c respectivamente?
3. Quais alunos têm o quádruplo de bolas dos alunos f, d respectivamente?
Na sequência peça que escrevam as respostas com frases completas (Fábio tem o dobro das bolas de João).
Converse com a turma sobre este tipo de numeral e apresente os múltiplos correspondentes a numerais.
Organize uma tabela com os números multiplicativos
Dobro 2º
Triplo 3º
Quádruplo 4º
Etc…
2ª Etapa: Numerais fracionários
Agora cada grupo preparará a lista de questões para outro grupo utilizando os números fracionários: a metade, terço, quarto, sexto. O grupo deverá preparar também o gabarito, que será guardado pela professora.
No fechamento da atividade, a classe montará coletivamente uma tabela com os numerais multiplicativos e fracionários.
Construa com um grupo uma tabela com números fracionários.
Materiais Relacionados
Leia os conteúdos indicados:
Numeral: Conheça essa classe de palavras.
Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO