Conteúdos

Numerais Cardinais e Ordinais

Objetivos

Utilizar corretamente a forma cardinal e ordinal dos numerais; Ler e escrever; Distinguir a diferença entre numerais cardinais e ordinais.

1ª Etapa: Introdução ao tema

Solicite ao grupo para pesquisar em revistas e recortar diferentes escritas numéricas, inclusive frases. Feito isso, o professor deverá realizar a leitura de cada recorte e juntamente com os alunos agrupar conforme as semelhanças observadas, colando-as em diferentes cartazes. Neste momento questione sobre a escrita dos numerais, leitura, em que situação foi utilizado e quais aparecem com maior frequência no dia-a-dia.

Posteriormente o professor deverá nomear os agrupamentos, inclusive poderão surgir numerais decimais, fracionários, mas esclareça que neste momento iremos nos deter aos cardinais e ordinais. Destaque com os alunos as diferenças entre estes (cardinais e ordinais) construindo desta maneira o conceito.

2ª Etapa: Exploração do objeto

Organize os alunos em duplas produtivas, de acordo com as competências de leitura, principalmente, para que todos explorem o objeto de maneira colaborativa.

Deixe que retornem à atividade interativa quantas vezes quiserem, conforme forem esclarecendo as dúvidas e se apropriando das informações.

Observe as estratégias que utilizaram para resolver as atividades.

Ao final, proponha um diálogo sobre o que aprenderam, como resolveram o quebra-cabeça e realize as devidas intervenções, principalmente no que  se refere ao conceito.

3ª Etapa: Retomada Conceitual

Ao término da atividade, reorganize a sala nos mesmos grupos do início da atividade, peça para que os alunos retomem a obra de arte que escolheram e, com o auxilio do que aprenderam na atividade interativa, oriente que eles classifiquem os quadriláteros presentes nas obras de arte.

Depois peça para que cada grupo exponha suas obras, identificando para os demais os quadriláteros e justificando sua classificação.

4ª Etapa: Construção de Narrativa

Apresente aos alunos um pequeno texto com lacunas a serem preenchidas, no coletivo, com numerais cardinais e ordinais. Exemplo:

Diário
Dia 6 de março de 2011, hoje é o meu primeiro dia na nova escola. Estou no 2º ano e na minha turma tem trinta e um alunos. Fiz algumas amizades e descobri que há cinco meninos que fazem parte de um time de futebol e que treinam às 8 horas. Amanhã cedo, vou separar minha coleção de figurinhas, já estou com 56 e pesquisar do que se trata o 1º Artigo do Estatuto da Criança e Adolescente. Ah! Já estou no quinto capítulo do livro O Pequeno Príncipe.

Proponha a produção de um texto em dupla, que contenha numerais cardinais e ordinais. Indique algumas situações que possibilite a utilização desses numerais, como por exemplo, relatar um passeio (cinema, supermercado, parque de diversões), um jogo, campeonato ou uma festa de aniversário.

Faça as devidas intervenções e revisões juntamente com a dupla; depois, solicite que transcrevam para um cartaz com ilustrações e deixe em exposição, ou se preferir, proponha a utilização do editor de apresentações (Power Point) com o qual poderão digitar o texto, inserir desenhos produzidos no Paint e ao final proporcione um momento de leitura, projetando as produções.

Posteriormente, oriente que os alunos produzam um jogo de bingo, sendo que as cartelas deverão conter a escrita por extenso de diferentes numerais cardinais e ordinais e as “bolinhas” a serem sorteadas – “cantadas” – deverão conter a escrita numérica (1, 1º, 10, 10º…). Aproveite o momento do jogo para solucionar as dúvidas que ainda restarem.

Materiais Relacionados

Caro professor, antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie do conceito de numerais cardinais e ordinais, inclusive a utilização na escrita; conheça as características de um texto narrativo. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo. Necessitará de revista, tesoura, cola, caneta hidrocor, cartolina, projetor multimídia, computador, editor de apresentação (Power Point) e desenho (Paint).

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Numerais Cardinais e Ordinais

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.