Conteúdos
Sociologia;
História;
Ciência Política
Objetivos
• Compreender aspectos ideológicos dos movimentos sociais;
• Reconhecer o papel dos meios de comunicação no processo político;
• Identificar características de formas de organização política;
• Compreender discursos políticos e elaborar críticas ao seu desenvolvimento;
– Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
– Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
1ª Etapa: Início de conversa
O conjunto de atividades busca três principais focos: um resgate histórico do processo histórico que resultou na ditadura chilena, uma aproximação com o cinema político e suas complexidades e uma visão sobre o marketing político e sua função social.
O filme “No” trata da recriação da campanha publicitária que foi realizada para o plebiscito nacional, no Chile, em 1988, que definiu o fim da ditadura militar imposta pelo General Pinochet. Filmado com a tecnologia utilizada para a Televisão no final dos anos 80, o filme nos leva ao ambiente opressor e tenso de uma ditadura militar em queda. O personagem principal da trama, René Saavedra, é chamado para coordenar a campanha televisiva da oposição, que buscaria o fim da ditadura por meio do ‘não’ do plebiscito acerca da continuidade do regime militar. Proveniente do mercado neoliberal instalado pela ditadura, o jovem publicitário propõe uma campanha aos moldes das campanhas de refrigerantes e demais bens de consumo.
2ª Etapa: Apresentação e exibição do filme
Antes de iniciar o filme, lembre seus alunos acerca destes pontos indicados acima, pois eles podem não entender o porquê de a imagem não estar em alta definição, já que o filme é de 2013. Também é importante orientar o olhar para algumas discussões, tais como:
a) O uso da linguagem publicitária;
b) As divisões políticas dentro da própria agência de publicidade;
c) As dificuldades do personagem principal em compor sua vida privada com suas ambições;
d) A relação do personagem principal com seu chefe;
e) A forma como a produção de ‘ideias’ para a campanha foi realizada
3ª Etapa: Uma revisão histórica
Neste ponto, sugerimos uma reflexão de cunho histórico: contextualizar a ditadura militar do Chile. Para tanto, você poderá fazer uso de livros didáticos e do conteúdo dos sites indicados neste plano de aula. Indicamos os seguintes pontos a serem desenvolvidos na aula de revisão histórica:
1) Contexto da Guerra-fria e tensões entre o capitalismo e comunismo
2) Avanço do Comunismo na América Latina em Cuba e as revoluções e contra-revoluções nos países Sul-Americanos;
3) A ascensão de Salvador Allende e o projeto de um socialismo democrático no Chile;
4) O desgaste de Allende por conta das diversas ações da direita e as eleições de 11/09/1973;
5) O golpe militar e o governo de Pinochet;
6) Características do regime militar Chileno e seus reflexos sociais;
7) Proposta do plebiscito por conta de pressões internacionais(1988) e seu resultado;
8) A passagem para o governo Civil (1990) e a punição dos abusos;
4ª Etapa: Marketing Político – Prós e contras
Há uma importante a ser feita: será que o uso de instrumentos de marketing político é benéfico para a participação política social ou será que o marketing político acaba por despolitizar o eleitor? Sugere-se que esta discussão seja feita com alguns estímulos.
Inicialmente, sugerimos que os alunos vejam o vídeo “o que é Marketing Político” e busquem, por meio de um debate aberto, ligações entre o vídeo e o filme assistido. Vale pedir que tragam experiências e visões sobre os programas eleitorais em períodos de eleição. Como percebem as propagandas a que tiveram acesso nas últimas eleições?
Termine a aula elaborando em conjunto um grande quadro de prós e contras sobre o uso do marketing para a política. Lembre-se de estimular a criação de argumentos sobre ambos os lados da questão.
5ª Etapa: O cinema é político? Proposta avaliativa.
Convide-os a pesquisar e trazer filmes que retratem questões políticas e históricas. Você também pode elaborar uma lista pessoal ou utilizar as indicações de filmes que estão nos links deste plano de aula.
A partir de dois filmes escolhidos, e das discussões me sala, cada aluno deverá refletir sobre como os filmes abordam a política e como o filme se posiciona e pode ser um instrumento para a ação política. A partir destas reflexões solicite que elaborem um um texto ensaístico, de uma a três páginas, realizando uma comparação entre filmes e buscando permanecer em um tópico central: A política no cinema e o audiovisual como forma de ação política.
Proponha então a seguinte avaliação: cada aluno deverá elaborar Como itens avaliativos sugerimos: (i) uso da norma culta, (ii) estrutura do ensaio, (iii) uso de repertório fílmico e (iv) profundidade dos argumentos no tratamento do tópico central
Materiais Relacionados
• Veja antecipadamente o filme “No”, que pode ser alugado ou, atualmente, visto no Youtube
•
Para uma análise, cronologia do golpe militar no Chile e uma visão das divisões políticas e ideológicas no Chile, indicamos o
artigo de Elisa de Campos Borges
•
Para uma análise bastante ampla do filme “No”, veja previamente o trecho do programa
“Observatório da Imprensa” de 19/02/2013. O trecho sobre o filme se inicia em aproximadamente 4’05’’ e se estende por todo o programa
•
Para uma resenha do filme e de outros filmes sobre o Chile e sobre as ditaduras, veja o
blog e também o
site
SOBRE O FILME
Título Original: “No” Gênero Drama País e ano de produção: Chile / EUA / França, 2012. Duração: 110 minutos (aprox.) Direção: Pablo Larraín Elenco Principal: Gael Garcia Bernal, Alfredo Castro e Antonia Zagers
Sinopse
A América Latina foi foco de diversas rupturas políticas no Século XX Na sua segunda metade, diversos países foram palco de movimentos de cunho ditatorial que, ao seu final, acabaram por alterar profundamente a sociedade. Um destes países foi o Chile, onde o General Pinochet governou por mais de 16 anos (de 1973 a 1990) com mão de ferro e supressão de direitos individuais e sociais.
O filme “No” trata exatamente do fim do período ditatorial de Pinochet. Em, 1988, acuado por pressões sociais de um lado e embalado por um crescimento econômico contínuo, o regime militar chileno propôs um plebiscito à nação. Nele, o “sim” seria pela manutenção do regime e o “não” (o “No” do filme) seria pelo fim do regime militar. As relações políticas e a função da propaganda política podem ser vistas em jogo neste interessante filme. Um clima de constante farsa e tensão, além de uma quebra constante por meio do humor das campanhas publicitárias, tornam o filme até mesmo leve para discutir um assunto tão pesado.
Arquivos anexados
- “No”