Conteúdos
• Gêneros textuais;
• Produção de textos;
• Literatura infantil.
Objetivos
• Respeitar as diferenças entre as pessoas;
• Conhecer ou revisar diferentes gêneros textuais;
• Produzir diversos textos (listas, autobiografia, carta etc.);
• Usar diferentes gêneros textuais em situações cotidianas;
• Observar as mudanças e permanências do comportamento do ser ao longo do tempo;
• Participar de práticas de leitura compartilhada.
1ª Etapa: Apresentação do livro e Vídeo sobre a autora
Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.
A proposta inicial é levar os alunos a desenvolverem o respeito à diversidade existente entre as pessoas e, paralelamente, conhecer ou revisar diferentes gêneros textuais dentro de uma mesma história. Para isso utilizaremos o livro Felpo Filva, da autora Eva Furnari.
Com os alunos organizados em roda de conversa, apresente o livro Felpo Filva, pedindo para que eles se atentem às características da capa e do personagem. Em seguida, assista na lousa digital a biografia da autora Eva Furnari disponível no link 2, aba Para organizar seu trabalho e saber mais.
2ª Etapa: Estudo dos gêneros
As demais aulas serão organizadas de acordo com os gêneros textuais existentes no livro, proporcionando, a cada aula, a leitura e análise de um gênero diferente.
O primeiro gênero apresentado é a dedicatória – Página inicial
Esta história é dedicada a
Todos aqueles que têm
Orelhas diferentes.
Em um segundo momento, estudaremos o primeiro gênero apresentado na história: autobiografia. (pág. 7 a 9). “Quando alguém escreve a sua própria história, está criando um texto que se chama autobiografia. Se a gente dividir a palavra em partes vai descobrir que auto significa próprio, bio significa vida e grafia significa escrever, portanto escrever sobre a própria vida”.
Posteriormente, um aluno lerá, em voz alta, a autobiografia de Felpo Filva. Cada aluno deve comentar sobre as características que consideram mais marcantes no Felpo e em seguida, realizar a própria autobiografia e autorretrato.
AUTOBIOGRAFIA:
O segundo gênero apresentado é o manual: Manual do Sticorelia – Página 10
Os alunos receberão o manual de instrução abaixo para comparar com o manual do Sticorelia. Após analisarem em duplas, o professor conduzirá a roda de conversa questionando-os sobre as diferenças e semelhanças observadas.
Nossa carta para o Felpo Filva
Querido Felpo Filva,
Quando todos os alunos terminarem de escrever a carta, pode-se estimular que procurem na carta elementos que lhes chamem atenção, como rimas, ritmo, etc. Posteriormente, o professor pode explicar o que é um poema, bem como sua estrutura e importância.
“O poema é um texto em versos que tem uma musicalidade própria, criada pelo som das palavras. O ritmo é dado pelo número de sílabas dos versos, e a rima é um elemento importante da sua sonoridade. Mas nem todos os poemas são assim; existem também aqueles que não têm rimas nem cadência de sílabas, são os chamados versos livres. Escrever um poema é uma maneira de brincar com as palavras, criando relações entre seu sentido, seu som e sua forma”.
Poema
Observação: No livro, há diversos gêneros que podem ser desenvolvidos em atividades com os alunos, como receita, autobiografia, contos de fadas, lista, música, etc.
3ª Etapa: Mãos à obra
Um dos gêneros estudados no livro será Receita Culinária, em que o Felpo ensina a fazer bolinho de chocolate, por isso, nesta etapa, pode-se fazer a receita com a ajuda dos alunos, sempre se atentando aos procedimentos, levando os alunos a entenderem a importância da receita, com relação às medidas dos ingredientes utilizados, modo de preparo e hábitos de higiene.
Cada aluno deverá trazer de casa os ingredientes necessários para a receita. O bolo será feito ao final da leitura do livro.
4ª Etapa: Finalização do plano de aula
Com os alunos organizados em duplas, haverá um sorteio para que cada dupla seja responsável por um dos tipos de textos estudados no livro Felpo Filva. Posteriormente, na sala de informática, cada dupla deverá digitar e apresentar para a sala o gênero sorteado.
Materiais Relacionados
1. Resumo do livro Felpo Filva;
2. Quem é Eva Furnari;
3. Ideias para o plano de aula;
4. Dica de livro;
5. Manual de instrução;
6. Receita do bolinho de chocolate.