Conteúdos
Resumo:
Este plano de aula aborda os processos de apagamento que as populações negras argentinas sofreram ao longo da história, identificando a presença dessa população no país e suas contribuições culturais.
Objetivos
Objetivo(s) de aprendizagem:
- Identificar a presença da população negra Argentina;
- Refletir sobre a violência racial exercida na Argentina a suas populações negras;
- Reconhecer as contribuições das populações negras na história da Argentina; e
- Reconhecer os processos de apagamento que as populações negras argentinas sofreram ao longo da história.
Conteúdos / Objetos do conhecimento: povos negros, racismo, América Latina, Argentina, racismo científico, apagamento histórico.
Palavras-chave: Negritude. Racismo Científico. Branqueamento. Argentina.
Previsão para aplicação:
2 aulas de 50 minutos/cada.
1ª Etapa: Contextualização
Professor(a), nesta etapa você deve introduzir o assunto que será trabalhado durante a aula. Aproveite o momento para identificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema abordado.
Observem as duas seleções que disputaram a final da Copa do Mundo em 2022, França e Argentina:
Seleção Francesa na Copa do Mundo de 2022.
Acesso em: 10 de junho de 2023.
Seleção argentina, campeã da Copa do Mundo em 2022
Acesso em: 10 de junho de 2023.
A partir da observação das imagens, responda:
- Qual das seleções é europeia?
- Qual das seleções tem maioria branca?
- O que explica a seleção latino-americana, a partir da leitura social, ter mais brancos do que a seleção europeia?
Professor(a), a partir da observação das imagens, e tendo as perguntas acima como norteadoras, faça com a turma a mediação referente às reflexões relacionadas ao tema. É importante, entretanto, reforçar com os estudantes alguns conceitos, como o de leitura social.
A leitura social, simplificadamente, implica em como somos lidos etnicamente a partir somente dos nossos fenótipos dominantes. Ou seja, como socialmente a maioria das pessoas nos considera racialmente: brancos, negros, indígenas, pardos, asiáticos, entre outras etnias.
No Brasil, assim como na maior parte da América Latina, o racismo é considerado um “racismo de marca”, que atinge as pessoas a partir da sua leitura social, sendo que quanto menos branco o fenótipo, mais preconceito racial uma pessoa ou um grupo de pessoas irá sofrer.
Essa discussão é importante, pois uma parte relevante da população argentina, bem como da sua seleção, tem ascendência indígena, entretanto, na leitura social, são majoritariamente lidos (e autoidentificados) como brancos.
Essa contextualização é importante para que os estudantes reflitam acerca do ponto central da aula: onde estão os negros latino-americanos?
2ª Etapa: Problematização e aprofundamento
Professor(a), esta etapa tem como objetivo aprofundar a discussão acerca do tema proposto para a aula.
Para isso, projete e leia os documentos da coletânea abaixo com a turma:
Acesso em: 12 de junho de 2023.
“Os negros foram para o interior porque havia discriminação na capital. Eles existem em pequeno número, entre outros motivos porque, durante os conflitos dos quais a Argentina participou, foram colocados na linha de frente”, diz Schavelzon, que é diretor do Centro de Arqueologia Urbana de Buenos Aires. (…) A cidade de Buenos Aires, na época da Argentina colonial – mais de 200 anos atrás -, chegou a ter 30% da sua população composta por negros. ”
GERCHMANN, Léo. Estudo revela presença negra na Argentina.
Acesso em: 17 de junho de 2023.
“A sabedoria popular sustenta que a população afro-argentina desapareceu, dizimada como bucha de canhão na Guerra do Paraguai e devastada por epidemias subsequentes de febre amarela e cólera. Mas este shibboleth desconsidera a existência de uma comunidade afroargentina significativa hoje. Além disso, encobre a maneira pela qual o país e sua consciência foram sistematicamente e propositadamente “embranquecidos” por sua classe intelectual e governante. Uma mitologia nacional, despojada de características indígenas ou afroargentinas, foi elaborada para apresentar a Argentina como um caldeirão de imigrantes em grande parte europeus. ”
Acesso em: 16 de junho de 2023.
Professor(a), apresente o mapa aos estudantes e, em seguida, leiam coletivamente os textos. A partir da leitura, inicie o aprofundamento da discussão sobre a presença negra, ou não negra, nos países latino-americanos, em especial na Argentina. Use os dados que apontam para uma quase ausência negra em nosso país vizinho como uma problemática para pensar o papel dos negros na sociedade argentina e o apagamento da sua existência na história.
Para isso, discorra sobre os seguintes pontos:
- Relembre com os estudantes que a América Espanhola foi o primeiro conjunto de colônias no continente americano no século XVI e que sua dinâmica de exploração foi semelhante à brasileira, tendo os africanos como um dos pilares de formação da sociedade colonial na composição dos escravizados, juntamente com as populações indígenas locais;
- Em seguida, explique que, assim como no Brasil, em meados dos séculos XIX, com a abolição do sistema escravista, em 1853, a população negra não contou com políticas para sua inserção na sociedade argentina. Pelo contrário, foram negligenciados;
- As teorias do racismo científico, de branqueamento social, ganharam grande adesão política e social, aumentando o preconceito e a violência racial. Além disso, as políticas de incentivo à imigração europeia, sobretudo espanhola e italiana, vinham como uma forma de busca alcançar uma sociedade eurocentrada;
- A negligência do governo deixou as populações mais vulneráveis, expostas a doenças e epidemias. Além disso, as populações negras foram usadas como linha de frente em guerras sangrentas, como a de independência e a do Paraguai;
- As poucas oportunidades de trabalho e a violência racial incentivaram a migração dos negros argentinos para os interiores do Brasil, em territórios próximos à fronteira do nosso país e do Uruguai. Nesses locais, as taxas de autodeclaração racial negra aumentam consideravelmente em comparação à capital Buenos Aires; e
- Atualmente, a invisibilidade social dos negros argentinos faz parte de uma continuidade das práticas de racismo institucional, que desconsidera a sua existência e as suas colaborações para a formação da sociedade argentina.
3ª Etapa: Sistematização
Professor(a), esta etapa tem como objetivo sistematizar os conhecimentos dos estudantes a respeito do tema trabalhado durante a aula.
Para isso, a atividade deve servir como forma de evidenciar aquilo que os estudantes aprenderam, tornando visíveis os objetivos alcançados ao longo da aula.
Com a turma organizada em duplas, entregue os documentos a seguir para realização de uma análise.
Documento 1:
Afroargentinos tocam candombe na Noite de San Juan, festa que marca o solstício de verão de 1938.
Foto: Archivo General de la Nación.
Acesso em: 17 de junho de 2023.
Documento 2:
“Leymarie situa a origem do tango no século XVII, nos rituais de caráter religioso, com cânticos, som de tambores, danças e transe que os escravos africanos – congos, moçambiques, mandingas, benguelas, bantúes – levavam a cabo em suas comunidades argentinas. Algumas destas celebrações se chamavam candombes (segundo uma etimologia do bantu ka n’dombele, “rezar aos deuses”), e também tambus ou tangos. ”
Acesso em: 17 de junho de 2023.
Oriente as duplas a realizar a leitura e a análise dos documentos, respondendo às seguintes questões:
- O que a leitura dos documentos aponta sobre a presença negra na Argentina?
Aqui, espera-se que os estudantes consigam identificar não só a presença de comunidades negras na Argentina, para além do escravismo, bem como a sua contribuição na construção cultural dessa sociedade, a exemplo de uma das manifestações culturais argentinas mais relevantes, que é o tango.
- De que forma a presença e contribuição negras são tratadas na história e no imaginário popular argentinos?
Aqui, espera-se que os estudantes apontem a invisibilização da presença e da contribuição negras no imaginário popular e na história oficial argentina, resultado do seu sistemático apagamento histórico.
- Complete a tabela a seguir, a partir do que você aprendeu sobre a história afroargentina:
Antes eu pensava sobre presença negra na Argentina: |
Agora eu penso sobre a presença negra na Argentina: |
Ex.: Que não havia negros na Argentina. |
Ex.: Que há comunidades negras na Argentina, as quais contribuem de forma relevante para a sociedade.
|
Plano de aula elaborado pela Professora Júlia Bittencourt.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
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Acesso em: 26 de junho de 2023.
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