Conteúdos
Leitura e interpretação da letra da música.
Objetivos
Ler e interpretar a letra da música I Can See Clearly Now.
Conhecer vocabulário sobre estações, tempo e sobre sentimentos.
Revisar o uso do verbo CAN.
Trabalhar o sufixo Y.
Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais.
1ª Etapa: Início de Conversa
Além de ter um ritmo delicioso, a música I Can See Clearly Now traz uma mensagem bastante positiva sobre acontecimentos da vida: problemas e superações. É ainda uma oportunidade para revisar o uso de CAN e apresentar o sufixo Y, transformando substantivos em adjetivos. Ultimamente, aqui no Brasil, foi gravada por Marisa Monte e pela Maria Gadu.
Consulte os conteúdos sugeridos no Para organizar o seu trabalho e prepare, com antecedência, cópias da canção, das atividades propostas (disponível no Material de Apoio) e do arquivo do videoclipe para utilizar nas suas aulas.
2ª Etapa: Vocabulário
Escreva no quadro as quatro estações do ano:
SPRING, SUMMER, FALL, WINTER
Depois, peça aos alunos que digam palavras relacionadas com o tempo para as quatro estações. Você terá, provavelmente como resposta, rain – cloud – sunshine – sun – rainbow – snow – wind – hot – cold – cool – warm, entre outras.
Ajude-os a construírem a lista de palavras, se necessário. Explique o uso do sufixo +Y para transformar alguns substantivos em adjetivos. Peça que transformem os substantivos: rain, cloud, sunshine, sun, snow, wind, storm, chill em adjetivos.
Comente com os alunos que nosso humor é afetado pelo clima e pergunte se sentem alguma alteração de humor quando está muito quente ou muito frio.
Escreva no quadro a palavra FEELINGS e vá acrescentando os sentimentos que os alunos citam. Provavelmente serão citados: bored, happy, sad, tired, relaxed, excited, nervous, entre outros.
Proponha que completem individualmente a sentença:
When it’s ______________________ I feel ________________________
Faça a correção coletiva.
Sugira que trabalhem em pares e completem a sentença abaixo com, pelo menos, três motivos para preferirem determinada estação do ano:
The best season of the year is _____________ because ______________________
Faça a correção coletiva.
3ª Etapa: Vocabulário 2
Proponha que os alunos façam a atividade 1 da folha de atividades enquanto escutam a canção. Faça a correção coletiva. Verifique se os alunos conhecem o vocabulário e comente as palavras novas.
4ª Etapa: Interpretação
Se sua sala possui um projetor, mostre o videoclipe da música e pergunte aos alunos que tipo de sentimento a canção e o clipe mostram. Peça que respondam à atividade 2 em duplas. Faça a correção coletiva.
Materiais Relacionados
1. Veja o vídeo clipe de Colors sem a letra: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Zh2FbMF6WiA e com a letra:
Arquivos anexados
- Música: I Can See Clearly Now