Conteúdos
Mudanças Climáticas: Para Entender e Informar
Objetivos
– Entender o contexto complexo que envolve o tema Mudanças Climáticas e refletir sobre o contexto local
– Construir argumentações sobre o tema Mudanças Climáticas, relacionando informações e conhecimentos adquiridos em pesquisas com auxílio da internet
– Trabalhar a capacidade de diagnosticar e interpretar os problemas sociais e ambientais da sociedade contemporânea
Antes de dar inícios às Etapas acesse a aba Materiais Relacionados.
1ª Etapa: Introdução ao tema
Primeiramente, apresente ou faça uma revisão de conceitos que antecedem o tema Mudanças Climáticas, especialmente o Efeito Estufa e o que contribui para potencializar esse efeito. Há bons materiais disponíveis na internet sobre o tema, como a cartilha Perguntas e Respostas sobre Aquecimento Global, do Instituto de Pesquisas da Amazônia, disponível em meio aos links complementares sugeridos neste plano.
Após esse momento, proponha um debate com os alunos para avaliar o conhecimento deles sobre as causas e efeitos relacionados ao tema. Procure direcionar a conversa coletiva para o questionamento sobre desenvolvimento econômico, a relação entre o desmatamento e as mudanças do clima, os problemas locais relacionados ao clima e suas possíveis causas, a relação entre aquecimento global e mudanças climáticas.
2ª Etapa: Atividade interativa
Trabalho com vídeos
Proponha que os alunos assistam à seleção de filmes disponíveis na internet (links 1 e 2 sugeridos neste plano), tendo como tema “Mudanças Climáticas”. A seleção de mídias traz diferentes gêneros informativos – programa jornalístico, comercial e vídeo educativo.
Em grupos, os alunos irão anotar alguns pontos para posterior debate sobre os filmes: qual o gênero de cada vídeo e que mensagem querem transmitir? Quem foi responsável pela produção desse vídeo e qual sua relação com o tema abordado? Como é a linguagem: simples de entender, ou com muitos termos técnicos? Trazem conteúdos que indicam causas e efeitos, problemas e soluções? Quais conceitos são trazidos de forma confusa, ou que não esclarecem a população?
Trabalho com textos
Após o momento com os vídeos, inicie um novo debate sobre a abordagem desses filmes e as questões levantadas.
Para aprofundar o assunto, você poderá também propor a leitura dos textos 1 e 2 que têm como foco olhar da imprensa sobre o assunto.
Proponha, então, que os alunos acessem a atividade interativa “Mensagem Especial para o Planeta Terra”, que retomará esses conceitos e finalizará com a proposta de construção de um texto dissertativo-argumentativo acerca das mudanças climáticas. No objeto, esse texto se transformará em uma carta para os terráqueos.
3ª Etapa: Concluindo
Como atividade de conclusão, dividir dos alunos em três grupos para organizar as informações selecionadas anteriormente e construir roteiros de vídeo de 1 a 2 minutos, abordando a questão das mudanças climáticas com foco educativo e dinâmico.
Para planejar o roteiro, devem ficar atentos as seguintes questões:
- Quem é o público que vai assisti-lo?
- Qual a mensagem que o vídeo deve passar?
- Que reação deve causar nas pessoas?
- Será elaborado de que forma: documentário com entrevistas?
- Desenho animado? Fotografias com narrativa ao fundo?
- Quem serão as fontes de entrevista para o vídeo e quais serão as fontes de pesquisa? O que o vídeo vai abordar?
Oriente para que construam soluções criativas para o roteiro, trazendo ideias que sejam possíveis de serem produzidas no ambiente escolar, utilizando os recursos do laboratório de informática ou laptops, e o que houver disponível.
O vídeo de conclusão pode ser feito na forma de fotoclipes, editando fotos e textos em editores de vídeo usualmente disponíveis, como o Windows Movie Maker do próprio do sistema Windows.
Promova uma apresentação para a classe do tipo festival do minuto, que também pode ser disponibilizado no site da escola ou em um blog da classe.
Materiais Relacionados
Caro professor, antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.
1. Perguntas e Respostas sobre Aquecimento Global
http://ipam.org.br/wp-content/uploads/2010/05/perguntas_e_respostas_sobre_aquecimento_.pdf
2. Verdades Inconvenientes – porque você deve desconfiar do que dizem sobre o aquecimento global
https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-voce-deve-desconfiar-de-tudo-ou-quase-tudo-que-ouve-e-le-sobre-o-aquecimento-global/
Assista aos vídeos:
1. Filme educativo da Fundação O Boticário
(https://www.youtube.com/watch?v=51CDBeP0aP8)
2. Comercial da ONG WWF
(http://www.youtube.com/watch?v=Z9N1FX0Bmn4&feature=related)
3. Programa Globo Ecologia sobre aquecimento global
(http://www.youtube.com/watch?v=LPqKMEb86vc&feature=related)
4. Vídeo da série Consciente Coletivo, do canal Futura
(http://www.youtube.com/watch?v=RsgDv5i0YoM&feature=player_embedded)
Realização: Instituto Paramitas.