Conteúdos
Sistema respiratório;
Sistema circulatório;
Respiração celular;
ATP.
Objetivos
– Reconhecer o transporte de gases como uma das funções do sistema circulatório;
– Reconhecer que o sistema respiratório está relacionado à troca de gases com o ambiente;
– Compreender a respiração celular como o processo responsável pela liberação de energia para o metabolismo (ATP).
1ª Etapa: Interagindo com a disciplina Educação Física
Peça ao professor de Educação Física que, em uma de suas aulas, recolha os seguintes parâmetros com os alunos, antes e após a realização dos exercícios: temperatura corporal, batimentos cardíacos / minuto, número de inspirações / minuto (frequência respiratória). Solicite também o preenchimento da tabela:
O ideal é que esta aula tenha como base exercícios aeróbicos (correr, pular corda, entre outros).
2ª Etapa: Discutindo resultados da etapa anterior
Com os dados obtidos na etapa 1, solicite aos alunos que, em grupos de no máximo 4 alunos, discutam as seguintes questões:
• Compare os parâmetros antes e após a realização dos exercícios. O que aconteceu?
• Quais são os mecanismos fisiológicos relacionados a estas alterações? Explique-os.
3ª Etapa: Socializando informações
Esta deve ser uma aula de correção das questões da etapa anterior juntamente com os alunos. Prepare essa aula utilizando as informações dos itens 2 a5 do aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.
Conceitos importantes que devem ser discutidos durante esta aula:
• Interação entre o sistema circulatório e respiratório.
• A célula necessita de O2 para liberação de energia (respiração celular) o que justifica o aumento da frequência respiratória (número de inspirações e expirações por minuto).
• O sangue é o responsável pelo transporte de O2 para as células, o que justifica o aumento dos batimentos cardíacos durante o exercício. O sangue deve transportar com maior velocidade o O2 para as células para que ocorra a respiração celular.
• Nas células, o O2 é utilizado na respiração celular que nada mais é do que quebra da glicose para obtenção de energia. Nesta reação são liberadas moléculas de ATP (metabolismo) e energia térmica. Durante o exercício ocorre maior demanda de energia para o músculo, consequentemente aumenta a velocidade da reação de quebra da molécula de glicose. Libera-se maior quantidade de ATP, mas também aumenta a temperatura corporal (liberação de energia térmica).
4ª Etapa: Preparando um texto de divulgação
Solicite aos alunos, após a etapa anterior, a elaboração de um texto que tenha como objetivo divulgar aos colegas das outras turmas o conhecimento aprendido durante este plano de aula, ou seja, quais são as principais alterações cardiorespiratórias no exercício e porque elas acontecem. É importante ressaltar com os alunos que textos de divulgação científica se constituem em um “discurso relacionado a conhecimentos de ordem científica, adquiridos na constatação de novos fatos e evidências, face ao dinamismo pelo qual perpassa a própria ciência na atualidade”. (http://www.brasilescola.com/redacao/texto-divulgacao-cientifica.htm ). Na construção de um texto de divulgação deve-se considerar, entre outros fatores, o público-alvo e a finalidade do texto.
OBS: Seria interessante propor uma parceria com o professor de português para realização desta etapa final.
Materiais Relacionados
Professor, a 1ª etapa deste plano de aula deve ser organizada juntamente com o professor de Educação Física.
1. Para identificar as principais alterações fisiológicas durante o exercício acesse: A resposta do seu corpo ao exercício físico
2. O link http://esporte.hsw.uol.com.br/exercicio-fisico2.htm traz informações gerais sobre a molécula de ATP.
3. As alterações cardiorrespiratórias que promovem aumento do fluxo de O2 para as células podem ser encontradas no link http://esporte.hsw.uol.com.br/exercicio-fisico7.htm
4. Para entender como ocorre o aumento da temperatura corporal acesse: Como funciona o exercício físico
5. Acesse o texto Glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa para compreender o processo de respiração celular e seu papel na liberação de energia para o metabolismo.