Conteúdos
Primavera Árabe
Objetivos
Analisar as ações dos Governos Ocidentais na questão Líbia
1ª Etapa: Preparação da atividade
1. Leia previamente e oriente a leitura dos textos que integram este dossiê, destacando qual foi o ponto de partida para este movimento e qual a característica do regime político;
2. Peça aos alunos que leiam o texto Muammar al-Gaddafi no link nº 1 (Saiba Mais)
2ª Etapa: Organização da atividade
Divida a classe em 5 grupos que deverão responder à cinco questões básicas:
1) Quem foi Muamar Kadafi e como ele chegou ao poder na Líbia?
2) Quais as principais fases da ditadura de Kadafi? Que países ocidentais se posicionaram ao seu lado?
3) Quais as principais características do regime de Kadafi?
4) Como começaram as revoltas e por que países como França e Inglaterra apoiaram sanções à Líbia?
5) Qual o destino da Líbia após a queda de Kadafi? Como a comunidade internacional se posiciona?
3ª Etapa: Introdução do tema
Com o intuito de iniciar uma discussão sobre o tema, a partir dos materiais disponibilizados nos itens 1, 2, 3 e 4 do Saiba Mais, prepare uma aula introdutória expositiva sobre o assunto. Lance uma dúvida: Muamar chegou e se manteve no poder sozinho?
4ª Etapa: Organização do trabalho em grupo
Disponibilize o material utilizado na aula de apresentação e oriente os alunos à pesquisa paralela, segundo as questões que receberam.
As questões podem ser respondidas através de uma leitura atenta do material disponibilizado. Assim, o ideal para trabalhar este tema é de duas aulas de trabalho dos alunos e uma de preparação.
Solicite que cada grupo faça a leitura dos textos como lição de casa e peça que complementem as informações com novas pesquisas.
5ª Etapa: Trabalho em grupo
Em sala de aula reúna os alunos nos grupos que eles representam e permita que eles troquem informações sobre as pesquisas realizadas por cada um dos seus componentes. Oriente que a proposta desta aula é que ao final, com todas as questões respondidas, teremos uma visão ampla sobre uma situação específica e os impactos deste movimento sobre outros países. Assim, é importante que as respostas sejam claras e bem embasadas.
6ª Etapa: Debate
O papel do professor, como mediador deste debate será fundamental para que os alunos explorem ao máximo todas as informações e que possam assumir uma atitude crítica ao tema. Aqui, o importante é chamar a atenção da comunidade internacional para cada momento da Líbia.
7ª Etapa: Produção de texto dissertativo
Solicite aos seus alunos que elaborem um texto dissertativo apontando para as características deste governante Líbio e as repercussões de sua queda em outros países árabes.
Plano de aula: Prof. Eduardo Freitas Fonseca
Foto: Sabri Elmehdwi/EFE
Materiais Relacionados
1. Leia sobre Muammar al-Gaddafi em http://pt.wikipedia.org/wiki/Muammar_al-Gaddafi
2. O vídeo de 11 minutos apresenta a importância da Primavera Árabe e de sua propagação http://www.youtube.com/watch?v=SgxY-YfQvYU
3. Para entender a dinâmica da propagação visite o site: http://www.guardian.co.uk/world/interactive/2011/mar/22/middle-east-protest-interactive-timeline. (em inglês).
4. Para uma visão mais especifica sobre o significado da queda deste ditador acesse o link: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-queda-de-kadafi-e-o-mundo-que-nos-espera/ .
Antes de iniciar as atividades, confira a área Saiba Mais, que traz os links e conteúdos abordados a seguir.