Conteúdos

Conceitos de migração, fluxo migratório, crise e refugiado.
Principais fluxos migratórios no mundo contemporâneo.
 

Objetivos

 – Retomar os conceitos de migração, fluxo migratório, crise e refugiado no contexto do mundo contemporâneo.
– Conhecer as características das atuais migrações internacionais.
– Localizar e caracterizar os grandes fluxos migratórios recentes na Europa, no sudoeste da Ásia e no norte da África.
– Ler e interpretar textos informativos, imagens e mapas temáticos relacionados às migrações contempoâneas.
– Pesquisar informações acerca da origem e das condições de vida dos refugiados nos seguintes países: França, Itália, Grécia, Reino Unido e Alemanha.
– Elaborar um texto argumentativo (artigo de opinião) a partir de um tema pré-estabelecido e defender seu ponto de vista em um debate: Migrações e proteção de fronteiras;  Migrações e questões humanitárias; Migrações e conflitos; A crise dos refugiados: protecionismo ou uma questão humanitária global?
 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área:

Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais

 

Inicie a aula apresentando à turma a reportagem sobre a crise humanitária dos refugiados citada no item 1 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais. Depois de assistir ao vídeo, a turma será organizada em pequenos grupos para discutir e registrar os elementos que estruturam a reportagem: tema central, ideias secundárias, informações adicionais em torno do tema abordado. O registro escrito dos grupos poderá ser realizado em uma tabela, conforme sugestão abaixo:

 

Título da reportagem:________________Autor___________________

Data da  publicação________________Veículo__________________

 

 

Cada grupo apresentará os resultados da discussão realizada para a turma. 

 

2ª Etapa: Conceituando os tipos de migração e a crise dos refugiados

Após o contato inicial dos alunos com o tema, ocorrerá o estudo dos conceitos que sustentam este Plano de Aula. O professor providenciará cópias impressas do texto Crise dos refugiados na Europa, citado no item 2 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais, distribuirá as cópias aos alunos e os orientará a ler o texto, seguindo as etapas abaixo:

 

a. leitura prévia (primeiro contato);

b. leitura para identificação das palavras desconhecidas (os alunos poderão circular ou grifar as palavras no texto);

c. leitura intencional 1 – com grifos (identificação dos trechos que contêm as informações mais importantes do texto);

d. leitura intencional 2 – com registro escrito no texto (identificação das palavras-chave que estruturam o texto, de acordo com os trechos grifados na leitura 1).

 

Depois do estudo do texto, os alunos serão organizados em trios ou quartetos para discutir as marcações que cada integrante realizou no texto. A partir dessa discussão, cada grupo deverá elaborar uma lista colaborativa de palavras-chave. 

 

O professor fará uma discussão com a turma em seguida e, com base nas palavras-chave sistematizadas por cada grupo, explicará o significado dos conceitos que estruturam as etapas posteriores de trabalho desta proposta didática. Essa explicação poderá ser acompanhada de um esquema elaborado pelo próprio docente na lousa, de modo a organizar o conhecimento proposto. Essa discussão poderá ser realizada no formato de uma aula expositiva dialogada. 

 

3ª Etapa: Elaboração de um artigo de opinião

Nesta etapa, todos os alunos deverão elaborar um texto argumentativo (artigo de opinião ou texto dissertativo-argumentativo) de modo a explicitar o seu ponto de vista acerca do tema estudado. Para a elaboração do texto, o professor poderá apresentar uma questão, de modo a problematizar a crise dos refugiados. Algumas sugestões de questão problematizadora são:

 

1. Quais são os caminhos para resolver a crise humanitária que envolve os refugiados?

2. Qual é o papel dos países desenvolvidos na resolução da crise dos refugiados?

3. Por que a crise dos refugiados não é apenas um problema socioeconômico ou político?

4. Refugiados: acolher e cuidar ou se proteger?

5. Por que há dificuldades para acolher refugiados no mundo atual?

6. Refugiados: qual é o papel de cada um nesse contexto? 

 

Cada aluno ou dupla de alunos deverá escolher uma das questões acima para orientar a escrita do seu artigo de opinião. A partir das reportagens anteriormente estudadas, os alunos poderão complementar seus conhecimentos buscando informações adicionais em livros, revistas, jornais e na internet, de modo a deixar seu texto atual e coerente a um único ponto de vista.

 

Para que os estudantes elaborem o texto, é necessário que preparem um roteiro de redação, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, aonde se destacam as seguintes etapas:

a. apresentação do tema;

b. problematização do assunto;

c. argumento do autor;

d. sustentação do argumento (informações de fontes variadas que corroboram, sustentam e valorizam o ponto de vista do autor);

e. proposição de uma possível ação mitigadora do problema (proposta de intervenção na realidade que respeite os direitos humanos).

 

Finalizado o texto, o professor pedirá aos alunos apresentem seu artigo de opinião à turma. Em seguida, poderá realizar uma discussão coletiva, de modo a destacar os pontos fortes e o que precisa ser melhorado em cada texto.

4ª Etapa: Avaliação da aprendizagem

Na etapa final, individualmente, cada aluno falará sobre o que aprendeu a respeito do tema estudado para a turma. Em uma roda de conversa, os estudantes deverão trazer os pontos positivos, os pontos negativos (se houver), facilidades, dificuldades e sugestões para melhorar a proposta.

 

Materiais Relacionados

1. O Programa de TV Sem Fronteiras, da Globonews, fez uma reportagem acerca da crise dos refugiados na Europa e o que esse fenômeno pode representar para a União Europeia. A reportagem tem cerca de 5 minutos e está disponível em . Esse material pode ser um bom desencadeador de discussões.
 
 2. O site Brasil Escola traz um texto a respeito da crise dos refugiados na Europa, com um resgate histórico que se inicia em 2015, as causas dessas migrações associadas a questões políticas, religiosas, econômicas, entre outros fatores que desencadeiam o processo. Poderá ser um bom material para estudo das causas das migrações recentes ocorridas entre o sudoeste da Ásia, norte da África e a Europa.
 
3. Os jornais Folha de São Paulo e El País Brasil publicaram reportagens especiais que abordam o tema deste Plano de Aula. Há várias reportagens a respeito desse tema e de seus desdobramentos na politica externa. São materiais de consulta para que os estudantes elaborem argumentos visando à proposta de redação de um texto argumentativo (artigo de opinião). Esse material é encontrado nos seguintes endereços: http://www1.folha.uol.com.br/especial/2015/refugiados/ e http://brasil.elpais.com/tag/refugiados/a.
 
4. A revista Exame, em seu formato digital, também publica reportagens a respeito da crise humanitária que envolve refugiados. 
 
5. O portal Politize publicou uma reportagem que trata de alguns dos conceitos que estruturam este Plano de Aula, além de explicar as rotas de imigração mais intensas nas regiões selecionadas para a pesquisa que os estudantes realizarão. 
 
6. O portal da ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) divulga informações, documentos e eventos relacionados aos refugiados no mundo todo. Na seção Quem Ajudamos há uma lista dos grupos que são auxiliados pelas ações humanitárias da Agência. Vale a pena conhecer o portal e saber como essa agência da ONU atua.  
 
7. Nos sites da BBC Brasil e do jornal O Globo há mapas, imagens e infográficos que poderão ser usados em aulas expositivas e em discussões com a turma.
 
8.O Plano de aula, destinado ao Ensino Fundamental 2 “Migrações Internacionais e a Crise dos Refugiados”, publicado no Portal NET Educação pode auxiliar o professor a retomar conceitos já trabalhados no segmento anterior.
 

Arquivos anexados

  1. Movimentos populacionais
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