Conteúdos

Conceito de morfologia urbana
Tipos de morfologias e desenhos urbanos: irregular, radial e ortogonal
Características das plantas urbanas
Leitura e interpretação de mapas, imagens e de textos informativos
Representa&cced

Objetivos

– Conhecer os tipos de plantas urbanas.

 
– Conhecer as vantagens e as desvantagens de cada tipo de planta urbana.
 
– Conceituar morfologia urbana.
 
– Ler e interpretar textos informativos, imagens e mapas temáticos relacionados ao tema de estudo.
 
– Elaborar uma intervenção artística em tinta vitral para preencher espaços de uso coletivo da escola (portas ou janelas grandes de vidro). 
 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais

 

O professor iniciará essa sequência didática mostrando à turma imagens de satélite de grandes cidades brasileiras e estrangeiras. Você pode encontrar mapas de satélite usando o GoogleEarth, link1. As imagens devem destacar o padrão de arruamento existente em cada cidade. Sugerimos que o professor obtenha imagens de satélite das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Nova Iorque, São Francisco, Paris, Moscou e Tóquio, além da cidade em que a escola se localiza. Os alunos farão anotações em uma tabela para registrar as observações mais importantes de cada imagem, de acordo com o modelo a seguir:

 

Depois que a turma observar as imagens de satélite, o professor organizará os alunos em grupos com, no máximo, cinco integrantes. Cada grupo deverá compartilhar e discutir os registros individuais realizados na tabela.

 

2ª Etapa: Estudando as morfologias urbanas

Nessa etapa, os grupos estudarão o texto O Círculo do Geógrafo, disponível no link 4, identificando os tipos de desenho urbano explicitados no material. Cada grupo deverá elaborar uma síntese na forma de esquema contendo os seguintes elementos:

 

Tipo de morfologia urbana

 

Principais características das morfologias urbanas

 

Vantagens e desvantagens de cada tipo de morfologia urbana

 

Exemplos de cidades que possuem cada um dos tipos de desenho urbano estudados

 

3ª Etapa: Construindo croquis de morfologia urbana

O professor pedirá a cada grupo para que selecione uma imagem de satélite representativa de cada tipo de morfologia urbana: irregular, radial e ortogonal. Essas imagens serão impressas em tamanho A3 e distribuídas aos grupos. O ideal é que os grupos trabalhem com imagens de cidades diferentes para compor um mosaico de morfologias urbanas das grandes cidades. 

 

Os grupos deverão elaborar um croqui cartográfico em papel vegetal para cada imagem de satélite. Tudo será feito com lápis grafite, em traços leves. Primeiro, os alunos fixarão o papel vegetal sobre a imagem de satélite, prendendo as duas folhas com clipes ou fita adesiva (tipo fita crepe) e farão a moldura da imagem de satélite no papel vegetal.

 

Em seguida, desenharão no papel vegetal as principais ruas e avenidas da cidade, ou seja, aquelas que revelam a morfologia urbana existente na cidade, e os rios mais importantes (se houver cursos fluviais nas imagens).

 

Os grupos pensarão no rascunho da legenda dos croquis, que deve ser a mesma para as três representações. Indicamos que os símbolos sejam representados em linhas pretas ou cinzas para o arruamento, linhas azuis para rios e outros corpos d´água, formas geométricas vermelhas para construções que se destacam na paisagem.

 

Finalmente, por cima dos traços feitos com lápis grafite, os alunos aplicarão as cores e os símbolos do rascunho da legenda.

 

A conclusão de cada croqui se dará com o título, que deverá ser colocado na parte superior da folha de papel vegetal, a construção da legenda final, abaixo do croqui e a colagem do papel vegetal em folha de sulfite ou cartolina branca para garantir a visualização dos materiais cartográficos.

 

4ª Etapa: Construção de uma intervenção artística no espaço escolar

A partir dos croquis elaborados na etapa anterior, cada grupo fará uma obra artística para expor nos espaços de uso coletivo da escola.

Portas e janelas de vidro transparente serão os murais da exposição.

 

Usando tinta vitral de diversas cores e uma superfície plástica (acetato), os grupos deverão passar os símbolos representados nos croquis para o adesivo. O uso das cores é desvinculado das legendas dos croquis. 

 

Para transferir as informações dos croquis para o plástico, cada grupo deverá ter em mãos pedaços de plástico nas dimensões de cada imagem. Embaixo do plástico, os alunos colocarão o croqui que servirá como base para a construção da intervenção artística. 

 

Depois, os estudantes transferirão as informações do croqui para o plástico usando a tinta vitral. Uma dica importante é começar pelos contornos, esperar que eles sequem de um dia para o outro. Repetir o processo do contorno e, só após a secagem completa dessa etapa, preencher o interior das formas com as cores desejadas.

 

A secagem da tinta vitral é demorada e não é necessário repetir o processo de preenchimento desde que todas as formas estejam coloridas. 

 

Para destacar a representação artística do plástico, há uma dica: não dobrar o que foi construído com a tinta vitral, porque ela se deforma facilmente. Os alunos deverão destacar o plástico, dobrando-o. é necessário ter cuidado para manusear o trabalho pronto para não danificá-lo.

 

5ª Etapa: Intervenção artística

O professor escolherá o local da exposição do material. Essa escolha poderá ser feita em conversa com a turma ou ficar sob a responsabilidade dos próprios estudantes.

 

Com as produções artísticas destacadas do plástico, cada grupo fixará na superfície vítrea selecionada pelo lado avesso.

 

Materiais Relacionados

1) O material disponível em http://clientes.netvisao.pt/carlhenr/9ano.htm traz um texto introdutório e as principais características dos tipos de morfologia urbana, relacionando-os a exemplos de cidades reais surgidas em diferentes épocas. 

 
2) Há vários sites e blogs que trazem ilustrações, tabelas, slides e apresentações relacionados ao tema morfologia urbana. Listamos alguns deles para auxiliar o trabalho do professor: 
 
 
 
 
 
3) O Google Earth é um software importante nesse processo de estudo. Por meio das imagens de satélite disponíveis nesse programa, é possível obter material cartográfico em escalas de representação diferentes, destacando elementos variados da paisagem como o padrão das ruas, o tamanho das edificações, a existência de água doce (rios e lagos), o uso e a ocupação da terra, entre outros aspectos geográficos. 
 
4) Texto O Círculo do Geógrafo disponível
 

Arquivos anexados

  1. Morfologia urbana no Brasil e no mundo

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.