Conteúdos
– Mudanças físicas e emocionais na puberdade.
– Hormônios masculinos e femininos e sua atuação na puberdade.
Objetivos
– Identificar as principais alterações físicas e emocionais que ocorrem na puberdade.
– Reconhecer a importância dos hormônios estrógeno e progesterona nas alterações físicas e emocionais que ocorrem durante a puberdade.
1ª Etapa: Sensibilizando para o tema
Comece esse plano de aula antecipadamente, solicitando aos alunos fotos do período em que eram crianças ou bebês. Oriente-os que eles podem trazer para a atividade, fotos diversas, em idades diferentes. Peça também uma foto atual.
Inicie essa etapa realizando uma atividade individual, na qual os alunos deverão comparar as fotos que trouxeram para a aula. Essa é uma atividade que exige observação e descrição. Sendo assim, incentive-os a identificar e descrever o maior número de diferenças observadas pela comparação das fotos: altura, tamanho das mãos e pés, presença de pelos pelo corpo, seios (no caso das meninas), etc. Estimule-os também a identificar diferenças em relação ao que não é observado pela comparação das fotos: voz, humor, temperamento, relação com os pais, entre outras.
2ª Etapa: Socializando informações
Reserve essa etapa para, com a turma reunida em círculo, promover a socialização das informações da etapa anterior. Peça a cada um dos alunos que mostre a foto de criança e a atual e apresente as diferenças observadas, tanto aquelas diretas que fizeram entre as fotos, como também aquelas percebidas em seu cotidiano e que não aparecem nas fotos. Desenvolva essa etapa procurando levantar as principais inquietações dos alunos, incentivando-os a se manifestar livremente, para que a compreensão sobre o momento de vida pelo qual estão passando seja efetiva ao final do plano de aula. Normalmente, os adolescentes ainda apresentam muitas ressalvas sobre o tema e se sentem envergonhados em debater questões que envolvem sexualidade. Caso considere necessário, oriente-se pelo material sugerido no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho….”
3ª Etapa: Compreendendo a puberdade
Assista, com a turma reunida, ao vídeo indicado no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho…..”.
4ª Etapa: Debatendo questões abordadas no vídeo
Organize a turma em duplas e apresente algumas questões para debate como, por exemplo, as indicadas abaixo. Oriente os alunos que, ao final dessa etapa, deverão entregar, por escrito, os resultados do debate realizado.
– vocês compartilham do sentimento da menina do vídeo, relacionado à ansiedade de deixar de ser criança?
– qual a diferença entre nós e os demais mamíferos, descrita no vídeo, em relação à maturidade sexual? Por que isso acontece?
– qual o papel dos hormônios na puberdade? Como eles atuam? Onde agem?
– além de promover as alterações físicas e emocionais, qual a outra função dos hormônios relatadas no vídeo?
– faça um breve resumo de todas as alterações provocadas pelos hormônios na puberdade estudadas no vídeo.
5ª Etapa: Manifestando-se por meio de um vídeo
Solicite aos alunos que, de maneira similar ao vídeo assistido na etapa 3, realizem a produção de seus próprios vídeos, relatando as suas percepções sobre os seus sentimentos em relação à puberdade. Para a elaboração do vídeo devem seguir as seguintes orientações:
=> duração: até 3 minutos.
=> poderá ser realizado em câmeras de celular, ou seja, não será necessário técnicas sofisticadas para produção.
=> somente o aluno deve aparecer no vídeo, fazendo um relato pessoal.
=> frases que devem comparecer no vídeo:
– Meu nome é………e eu tenho……..anos.
– Para mim, a puberdade é………..
– Eu percebo que meu corpo está mudando porque…………
– Eu me sinto………com todas essas mudanças que estão ocorrendo…..porque……
– Eu me identifico (não identifico) com os adolescentes do vídeo que assistimos porque……
– Eu gostei (ou não gostei) de estudar esse assunto porque……..
A produção de vídeo poderá ser realizada com o uso de aplicativos. Indicamos dois artigos, publicados no Portal NET Educação, que orientam a produção (item 3 do para saber mais)
Professor, essas são apenas sugestões. Sinta-se à vontade de inserir outras ou retirar algumas, de acordo com o perfil de sua turma.
Materiais Relacionados
1) O vídeo produzido pela BBC apresenta de forma bastante didática e esclarecedora as mudanças que ocorrem durante a puberdade ao acompanhar uma adolescente desde os 12 até os 15 anos.
2)
Para dar suporte conceitual ao tema desse plano de aula e para o seu preparo para as discussões que ocorrerão em sala de aula, acesse o
material
3) Para orientar a produção de vídeos da 4ª etapa, consulte as indicações de aplicativos, aqui no Portal NET Educação:
Arquivos anexados
- Montanha russa da puberdade