Conteúdos
Introdução ao estudo dos modelos atômicos
Estudar os principais modelos propostos até o presente momento.
Objetivos
• Representar os modelos utilizando comparações;
• Entender como se deu a construção do modelo e sua evolução histórica;
• Utilizar os conceitos na resolução de situações do cotidiano;
• Comparar os diferentes modelos quanto à sua natureza e à capacidade de explicar fenômenos naturais e
• Criticar os diferentes modelos com base em critérios específicos
1ª Etapa: Parte experimental
Essa pequena e simples experiência ajudará aos alunos o entendimento do que significa modelo dentro do estudo das ciências da natureza e principalmente na química.
2ª Etapa: Relacionar o experimento com a curiosidade Humana.
Podemos começar utilizando a definição da palavra “Química” como ciência, uma vez que “química é a ciência que estuda a matéria e suas transformações”. Portanto temos como ponto de partida todo o conhecimento sobre a matéria, sendo assim a primeira grande curiosidade da química foi relacionada à formação dessa matéria.
3ª Etapa: Discutir o conceito de modelo
Logo depois do vídeo o aluno começa a perceber que a curiosidade em relação à formação da matéria existe e que a visualização da menor partícula formadora dessa matéria assume uma dificuldade muito grande, sendo assim acaba se fazendo necessária a utilização de um modelo, que na prática podem não representar fielmente essa partícula formadora, mas é suficiente para explicar o funcionamento da matéria.
4ª Etapa: Mostrando a evolução dos Modelos atômicos
Colocar de forma expositiva os principais modelos atômicos propostos pela humanidade, desde a primeira vez que a palavra átomo (a=não; tomo=parte) foi sugerida por dois filósofos (Demócrito e Leucipo), até os modelos propriamente ditos, dando ênfase aos de Dalton, Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr. Esse trabalho pode ser feito usando o segundo vídeo como referência (Link 2 do Para saber Mais)
5ª Etapa: Fechamento
Relacionar a ideia de modelo discutida na aula com aqueles propostos pelos cientistas ao longo dos tempos (http://www.vestibulandoweb.com.br/quimica/teoria/modelo-atomico.asp ), fazer com que o aluno entenda que todos os modelos são propostos e não descobertos, além da sua importância para o avanço da ciência.
6ª Etapa: Início de conversa
Acumular informação através da observação, organizar essa informação para procurar regularidades, perguntar-se por que as regularidades existem e comunicar a outrem as descobertas são atividades básicas da ciência. O questionamento é simples: Por que as regularidades existem?
Materiais Relacionados
• Preparar previamente várias caixas lacradas com diferentes objetos dentro (moedas, pilhas, dados, chaves, etc), caixas que serão utilizadas na parte 2 dessa aula.
• Links para consulta.
o Link 1- vídeo sobre a série “mundos invisíveis”, apresentada pelo físico Marcelo Gleiser http://www.youtube.com/watch?v=d8aTgIAMkCE
o Link 2 – vídeo sobre modelos atômicos http://www.youtube.com/watch?v=gZ1aEquv268
o Link 3 – texto sobre modelos atômicos http://www.vestibulandoweb.com.br/quimica/teoria/modelo-atomico.asp