Conteúdos

Introdução ao estudo dos modelos atômicos

Estudar os principais modelos propostos até o presente momento.

 

Objetivos

Representar os modelos utilizando comparações;

Entender como se deu a construção do modelo e sua evolução histórica;

Utilizar os conceitos na resolução de situações do cotidiano;

Comparar os diferentes modelos quanto à sua natureza e à capacidade de explicar fenômenos naturais e

Criticar os diferentes modelos com base em critérios específicos

 

1ª Etapa: Parte experimental

Essa pequena e simples experiência ajudará aos alunos o entendimento do que significa modelo dentro do estudo das ciências da natureza e principalmente na química.

 

1. Os alunos deverão receber uma caixa fechada com um ou mais objetos dentro. Sem abri-la, fazer todas as observações possíveis sacudindo-a, inclinando-a e manipulando-a de todas as maneiras. Até obter dados que lhe permita fazer aproximações cada vez mais perfeitas do número, tamanho, forma e outras propriedades físicas do(s) objeto(s). A finalidade não é adivinhar qual (is) objeto(s) está (ão) dentro da caixa, mas descrevê-lo(s) com detalhes suficientes para poder fazer um desenho ou modelo de sua aparência geral.

Dica: movimentos pequenos, controlados, dão melhores informações do que os muito bruscos.

 

 

2. Tirar conclusões baseadas nas observações. Testar conclusões planejando outras experiências. Usar essas observações para reforçar ou modificar conclusões anteriores. O aluno deve ser incentivado a repetir esse processo até obter uma descrição tão detalhada quanto possível.

 

3. Baseado nas suas conclusões elaborar uma descrição e um desenho do(s) objeto(s) da caixa.

 

2ª Etapa: Relacionar o experimento com a curiosidade Humana.

Podemos começar utilizando a definição da palavra “Química” como ciência, uma vez que “química é a ciência que estuda a matéria e suas transformações”. Portanto temos como ponto de partida todo o conhecimento sobre a matéria, sendo assim a primeira grande curiosidade da química foi relacionada à formação dessa matéria.

 

Sendo assim o vídeo sobre a série “mundos invisíveis” apresentada pelo físico Marcelo Gleiser serve como um bom ponto de partida para relacionar os avanços da humanidade em relação a ciências e o seu início nos primórdios da sociedade (link 1 do Para saber mais)

 

3ª Etapa: Discutir o conceito de modelo

Logo depois do vídeo o aluno começa a perceber que a curiosidade em relação à formação da matéria existe e que a visualização da menor partícula formadora dessa matéria assume uma dificuldade muito grande, sendo assim acaba se fazendo necessária a utilização de um modelo, que na prática podem não representar fielmente essa partícula formadora, mas é suficiente para explicar o funcionamento da matéria.

 

Mas o que é Modelo?

 

Esse momento se faz ideal para discutirmos o conceito de modelo (até mesmo em momentos distintos) como exemplo: o modelo matemático que é a representação ou interpretação simplificada da realidade através de equações ou fórmulas matemáticas, o modelo físico que é a representação ou interpretação simplificada da realidade física em escala normal, reduzida ou ampliada para soluções de problemas específicos em laboratórios específicos e a simples definição da palavra modelo, que é a representação em escala de um objeto real, em geral pessoas, para trabalhos artísticos.

 

4ª Etapa: Mostrando a evolução dos Modelos atômicos

Colocar de forma expositiva os principais modelos atômicos propostos pela humanidade, desde a primeira vez que a palavra átomo (a=não; tomo=parte) foi sugerida por dois filósofos (Demócrito e Leucipo), até os modelos propriamente ditos, dando ênfase aos de Dalton, Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr. Esse trabalho pode ser feito usando o segundo vídeo como referência (Link 2 do Para saber Mais) 

5ª Etapa: Fechamento

Relacionar a ideia de modelo discutida na aula com aqueles propostos pelos cientistas ao longo dos tempos (http://www.vestibulandoweb.com.br/quimica/teoria/modelo-atomico.asp ), fazer com que o aluno entenda que todos os modelos são propostos e não descobertos, além da sua importância para o avanço da ciência.

6ª Etapa: Início de conversa

Acumular informação através da observação, organizar essa informação para procurar regularidades, perguntar-se por que as regularidades existem e comunicar a outrem as descobertas são atividades básicas da ciência. O questionamento é simples: Por que as regularidades existem?

 

As explicações envolvem átomos, elétrons e moléculas formadas pelas ligações químicas entre átomos. Nada disso pode ser observado diretamente e qualquer propriedade que lhes seja atribuída deve ser inferida pela interpretação de experiências que dão resultados visíveis.

 

Traduzindo fazemos uso de suposições e modelos para explicar de maneira convincente aquilo que não podemos ver, mas com ajuda de diversas evidências desconfiamos.

Teríamos uma situação análoga se fizéssemos uma tentativa para determinar a natureza de um objeto contido em um recipiente fechado, simplesmente por meio de observações externas. 

 

Materiais Relacionados

Preparar previamente várias caixas lacradas com diferentes objetos dentro (moedas, pilhas, dados, chaves, etc), caixas que serão utilizadas na parte 2 dessa aula.

Links para consulta.

o Link 1- vídeo sobre a série “mundos invisíveis”, apresentada pelo físico Marcelo Gleiser http://www.youtube.com/watch?v=d8aTgIAMkCE 

o Link 2 – vídeo sobre modelos atômicos http://www.youtube.com/watch?v=gZ1aEquv268 

o Link 3 – texto sobre modelos atômicos http://www.vestibulandoweb.com.br/quimica/teoria/modelo-atomico.asp 

 

Arquivos anexados

  1. Modelos Atômicos
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.