Conteúdos
Mínimo Múltiplo Comum
Objetivos
– Identificar e criar sequências numéricas;
– Compreender o conceito de múltiplo;
– Identificar o Mínimo Múltiplo Comum;
– Estabelecer relação entre numerais;
– Utilizar os conceitos de Mínimo Múltiplo Comum em situações do cotidiano.
Antes de dar início às estapas abaixo, consulte a aba Para Saber Mais.
1ª Etapa: Introdução ao Tema
Para iniciar a atividade, levante com os alunos os conhecimentos prévios que cada um tem a respeito de Múltiplos e Mínimo Múltiplo Comum. Organize a sala em duplas e proponha a seguinte situação problema:
O médico receitou para Pedro 2 remédios diferentes. Um remédio (A) ele terá que tomar de 6 em 6 horas e um remédio (B) terá de ser tomado de 4 em 4 horas. Pedro quer saber quando irá tomar os 2 remédios juntos se ele começar a tomá-los na mesma hora.
Questione os alunos se eles sabem alguma forma para resolver este problema, permita que a turma discuta e levante hipóteses sobre a resolução deste problema. Após esse momento, sugira que a seguinte solução:
Divida a sala em duplas e distribua, para cada uma, 2 tiras de papel. Peça para que os alunos dobrem a tira em 10 partes iguais, orientando que façam vincos em cada dobra. Peça para que as duplas escrevam em uma tira os horários que Pedro deverá tomar o remédio A e, na outra, os horários do remédio B
Solicite que as duplas comparem as tiras e, a partir da observação realizada, destaquem os horários em que Pedro tomará os dois remédios juntos.
2ª Etapa: Exploração do Objeto
Organize a turma em duplas de trabalho para utilização de computadores portáteis ou dos computadores da sala de informática. Peça para que os alunos acessem a atividade interativa “MMC”, disponível no site NET Educação (material de apoio).
Nesta atividade interativa, ao auxiliar um entregador de uma loja de brinquedos, os alunos entrarão em contato com conceitos sobre números múltiplos e aprenderão a calcular o MMC para resolver situações do cotidiano.
No momento de exploração do objeto, é importante que o professor circule entre as duplas solucionando as dúvidas que surgirem na resolução dos desafios propostos.
3ª Etapa: Construção de uma Trilha
Após a realização da atividade, sugira que a turma desenvolva um jogo de tabuleiro para trabalhar os conceitos abordados no objeto interativo. Neste jogo, para definir quantas casas o peão irá andar, os jogadores precisarão resolver situações problemas que envolvam Mínino Múltiplo Comum. Para isso, divida a sala em pequenos grupos e peça para que cada grupo desenvolva três ou mais situações problemas que serão utilizadas durante o jogo.
Em seguida, oriente que os alunos, juntos, definam o cenário do jogo, suas regras e quantas casas haverá no tabuleiro.
No momento em que os alunos estiverem jogando, aproveite para solucionar possíveis dúvidas
Materiais Relacionados
Caro professor, antes de iniciar esta atividade, é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.
Leia o conteúdo disponível nos links abaixo:
Cálculo de MMC e MDC:
http://www.brasilescola.com/matematica/calculo-mmc-mdc.htm
http://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/minimo-multiplo-comum.htm
http://www.somatematica.com.br/fundam/mmc.php
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fundam.htm
http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/mdc_mmc.html
Idealização NET EDUCAÇÃO | Realização: Instituto Paramitas. © Todos os direitos reservados.
Alguém poderia me dizer onde eu encontro a atividade interativa – MMC?