Conteúdos

Minha Vida de Menina

Objetivos

• Ler Minha vida de menina e compreender os aspectos que caracterizam o livro como um documento histórico.
• Compreender que o livro de Helena Morley pode ser lido como romance de formação de uma mulher e, ao mesmo tempo, de um país.
• Compreender que a experiência de leitura desse relato amplia o entendimento que temos de nós e dos outros.
 

1ª Etapa: Aproximação do gênero: diário ou livro de memórias.

Introduza a aula explicando que:



• Um livro de memórias, assim como um diário, é um gênero textual que registra acontecimentos e impressões das pessoas que as escreveram sobre fatos ou situações que despertaram interesse em suas vidas.

• Geralmente, as memórias são escritas com a intenção de captar momentos da vida que merecem ser registrados. Nem sempre tais momentos são os mais importantes para outras pessoas. Não importa: a experiência que se tem deles deve ser importante para quem os registra.

• As memórias e os diários aproximam-se da autobiografia na medida em que as experiências relatadas são entremeadas de dados biográficos. 

• Memórias são, portanto, uma espécie de “lembrança viva” de experiências. 

• É pela lembrança dos fatos (e pelo registro que se tem deles) que entramos em contato com outro ser humano. É por meio desse contato que descobrimos o quanto de nós há nos outros, e vice-versa.

2ª Etapa: Aproximação do autor.

Divida a classe em grupos e solicite aos alunos que acessem o link sugerido no item 1 de “para organizar seu trabalho”. Em seguia, peça a eles que leiam a apresentação feita por Alexandre Eulálio para o livro da Companhia das Letras e levantem dados sobre:



• A vida de Helena Morley 

• As características do diário que escreveu

• A relação entre as particularidades do livro e a idade da garota

• O contexto sociocultural em que  a autora viveu

• A maneira como apresenta o ambiente escolar

• A maneira como apresenta sua casa e sua família

• As razões pelas quais o professor Alexandre Eulálio considera o livro de Helena Morley como um documento histórico



Em seguida, solicite os grupos que façam uma apresentação para o restante da turma sobre os dados coletados. Se desejar, complemente a pesquisa deles com as seguintes informações:



• Helena Morley, pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant, nasceu em 28 de agosto de 1880 em Diamantina (MG) e faleceu no Rio de Janeiro, em 1970.

• Estudou na Escola Normal da cidade e casou-se, em 1900, com Augusto Mário Caldeira Brant, com quem teve seis filhos. 

• A autora narra, em Minha vida de menina, o cotidiano de uma adolescente no Brasil no final do século XIX.

• O pai, descendente de ingleses, era um pequeno minerador em Minas Gerais e sugeriu à filha que contasse, em um caderno, tudo o que acontecia à sua volta. 

• Assim fez Helena: entre os 12 e 15 anos narrou os acontecimentos que faziam parte de seu cotidiano.

• O livro foi traduzido para o francês e para o inglês e serviu de roteiro para o filme Vida de menina, de Helena Solberg, premiado no 32º Festival de Gramado, em 2004, recebendo seis Kikitos, nas categorias de ficção, roteiro, direção de arte, trilha sonora, fotografia e júri popular.

 

3ª Etapa: Leitura da obra.

Junto com os alunos, inicie a leitura da obra, cujo acesso pode ser obtido no item 1 de “Para organizar seu trabalho”. Para essa atividade, sugere-se a leitura compartilhada com os alunos, dinâmica que consiste em dividir, com o grupo, a leitura do livro. Em conformidade com o perfil da turma, solicite, aos poucos, a leitura para casa. Reserve de 3 a 4 semanas para essas atividades cuidando para que, após cada leitura realizada em casa pelos alunos, sejam feitas complementações em sala de aula.



Sugestões de questões que podem ser feitas para complementar a leitura dos alunos:



• Quem é o locutor do texto? Quais as marcas textuais que o comprovam?

• Os fatos ocorrem em 1895, mas, no decorrer do livro, são registrados três planos no tempo. Quais são eles? Quais as marcas textuais que o comprovam?

• Qual a relação da narradora com a avó. Como a avó é vista do ponto de vista da neta?

• De que maneira a autora apresenta as contradições sociais, as inovações tecnológicas?

• Há observações sobre diferenças e/ou mistura de raças no livro? Elas contribuem para traçarmos um perfil sobre a narradora?

• Em relação à linguagem, como esta é apresentada?

• A narrativa pode ser lida como romance de formação de uma mulher e, ao mesmo tempo, de um país?  Por quê?

4ª Etapa: Atividades.

Sugira aos alunos que criem um blog comunitário para a turma registrar fatos, impressões ou experiências que envolvem a vida pessoal, a dos familiares ou amigos. Na rede, existem vários sites que ensinam passo a passo os procedimentos para a criação de um blog. Acessando o google, os alunos encontrarão vários endereços que os ensinam a realizar essa atividade. Eles devem escolher os que mais satisfazem os perfis da turma. Peça para que, à medida que forem escrevendo, vão mostrando esses registros para as pessoas que fazem parte da comunidade escolar.

 

5ª Etapa: Fechamento.

Após a apresentação das atividades, proponha as seguintes questões para os alunos:

O professor Alexandre Eulálio afirma que o livro de Helena Morley poder ser considerado um documento histórico, tal a riqueza com que o mundo a sua volta é descrito.

• Acontece a mesma coisa com um blog?

• Quais as semelhanças e diferenças entre o que é registrado no livro de Helena Morley e em um blog?

• O que se pode dizer quanto à linguagem utilizada em ambos os registros?

Materiais Relacionados

Leia apresentação do livro de Helena Morley feita por Alexandre Eulálio para a Companhia das Letras acessando o link. Nesse endereço, você também pode ler a obra na íntegra.

Clique aqui e veja o filme baseado no livro de Helena Morley. 

Acesse uma boa resenha de Rubens Ewald Filho sobre o filme de Helena Solberg.

Arquivos anexados

  1. Minha Vida de Menina (Helena Morley)

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