Conteúdos
Este plano de aula busca apoiar as crianças nos processos de relaxamento e de concentração, por meio de rotinas simples de mindfulness. Para tanto, o material abrange o conceito de mindfulness e a importância das práticas de relaxamento.
Objetivos
- Introduzir o conceito de mindfulness de forma acessível para crianças.
- Explorar os benefícios das rotinas de relaxamento sob os aspectos pedagógico e socioemocional.
- Apresentar atividades práticas de relaxamento que podem ser aplicadas em sala de aula, com foco em metodologias ativas e interativas.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- O que é mindfulness?;
- Como as rotinas de relaxamento em sala de aula podem ser positivas, sob os aspectos pedagógico e socioemocional?;
- Como aplicar rotinas de relaxamento na sala de aula?; e
- Materiais de apoio.
Palavras-chave:
Mindfulness. Relaxamento. Meditação. Educação socioemocional.
Previsão para aplicação:
1 aula (50 min/aula).
1ª Etapa: O que é mindfulness?
Mindfulness é uma maneira de prestarmos atenção ao que estamos sentindo e pensando no momento presente. Isso nos ajuda a perceber nossas emoções e pensamentos sem nos deixar levar por eles. É como se tirássemos um tempinho para escutar nosso corpo e nossa mente.
Trata-se, portanto, de processo essencial para o desenvolvimento socioemocional do indivíduo, uma vez que o apoia no processo de tomar conhecimento e lidar com suas emoções e pensamentos de forma saudável.
Para introduzir à turma, use ideias mais palpáveis, tais como: “Imagine que sua mente é como o céu, e os pensamentos são como nuvens. Quando paramos para prestar atenção, conseguimos ver as nuvens passando, mas não precisamos nos prender a elas.”
Você pode dar início à aplicação com os alunos apresentando a eles um exercício de respiração: peça para as crianças imaginarem que estão segurando uma flor. Elas devem inalar profundamente, como se estivessem sentindo o perfume da flor, e depois expirar lentamente. Essa técnica simples é uma forma básica de mindfulness e ajuda a prepará-las para as atividades.
2ª Etapa: Como as rotinas de relaxamento em sala de aula podem ser positivas, sob os aspectos pedagógico e socioemocional?
As rotinas de relaxamento em sala de aula podem ser muito positivas para o desenvolvimento pedagógico da turma, pois aumentam a capacidade de concentração e foco das crianças, reduzem a agitação em sala de aula, facilitando a absorção do conteúdo, e proporcionam um ambiente mais calmo e propício ao aprendizado.
Além disso, do ponto de vista socioemocional, tais rotinas ajudam as crianças a reconhecerem e regularem suas emoções, como a ansiedade ou frustração, promovem o respeito mútuo e a empatia, pois as crianças ficam mais conscientes de seus sentimentos e dos sentimentos dos colegas e desenvolvem habilidades de autogerenciamento, reduzindo o estresse e favorecendo o bem-estar.
Por conta de tudo isso, tais rotinas são cada vez mais aplicadas em sala de aula, nos mais diversos formatos, conforme veremos na etapa a seguir.
3ª Etapa: Como aplicar rotinas de relaxamento na sala de aula?
As rotinas de relaxamento podem ser aplicadas em sala de aula de várias maneiras, sendo que cada professor(a) deverá optar por aquela que faça mais sentido para a sua turma, considerando a sua faixa etária e o seu perfil. É possível, por exemplo, adotar uma rotina de relaxamento diária, em um determinado horário. Ou então aplicar essas rotinas em momentos específicos (antes da aplicação de uma prova, ou após a aula de educação física, por exemplo).
Seguem abaixo algumas sugestões de aplicação:
1) Yoga para crianças:
Comece com posturas simples, como a “postura da montanha” (ficar em pé com os pés firmes no chão) ou a “postura da árvore” (ficar em pé em uma perna e segurar o equilíbrio).
Estimule a imaginação das crianças: “Vamos imaginar que somos grandes árvores balançando suavemente com o vento”. Isso envolve o corpo e a mente, promovendo o foco e a tranquilidade.
As crianças são convidadas a se movimentar, explorando as posturas enquanto refletem sobre como se sentem ao realizá-las. Essa atividade incentiva o engajamento e a participação ativa.
2) Música e relaxamento guiado:
Coloque uma música instrumental calma. Peça para as crianças deitarem no chão ou sentarem confortavelmente, fecharem os olhos e ouvirem a música.
Faça uma meditação guiada curta: “Imagine que você está deitado(a) em uma nuvem macia, flutuando no céu. Sinta como seu corpo fica leve e relaxado. A cada respiração, você se sente mais calmo(a).”
3) Jogo de percepção dos sentidos:
Leve objetos simples para a sala, como uma pena, um pedaço de tecido macio, ou até sons diferentes. Peça para as crianças fecharem os olhos e sentirem, ouvirem ou tocarem os objetos sem ver.
Pergunte: “Como você descreveria o que sentiu ou ouviu?”
Aqui, a criança é desafiada a usar seus sentidos e refletir sobre as experiências. Isso promove a autorreflexão e o desenvolvimento de habilidades sensoriais.
4) Respiração do balão:
Peça para as crianças colocarem as mãos na barriga. Explique que vamos encher a barriga como se fosse um balão. Inspire lentamente (enchendo o balão) e expire devagar (esvaziando o balão).
Repita algumas vezes, encorajando a concentração na respiração e na sensação de calma.
5) Momento da massagem:
Ao som de uma música bem tranquila, e sem nenhuma luz forte acesa dentro da sala de aula, peça que os alunos formem duplas. Um dos integrantes da dupla iniciará fazendo massagem nos ombros do outro e, ao comando do(a) professor(a), passará a receber massagem de seu colega.
Materiais Relacionados
MINDFULNESS PARA CRIANÇAS | 10 minutos de relaxamento | Recopilação Koeppen e Scanner Corporal – Smile and Learn – Português
Acesso em: 25 de outubro de 2024.
Técnica de Meditação “Mindfulness” na Educação – Minuto Educação #136 – Planneta Educação
Acesso em: 25 de outubro de 2024.
YOGA para crianças | Saudação ao sol e Yoga com animais | Recopilação – Smile and Learn – Português
Acesso em: 25 de outubro de 2024.
Yoga com animais para crianças – Smile and Learn – Português
Acesso em: 25 de outubro de 2024.
Na Fazenda 🐷🐮🐔 | Yoga para crianças | Hora da ioga! – Cosmic Kids Yoga (em inglês, com legendas em português)
Acesso em: 25 de outubro de 2024.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: FatCamera – Getty Images