Conteúdos

O que é Migração;
Diferenças entre migração interna e externa;
Causas e consequências do processo migratório.

Objetivos

Conceituar migração;

 
Diferenciar contextos de migração interna de migração externa;
 
Compreender as causas e consequências do processo migratório, tanto para as áreas que expulsam migrantes quanto para aquelas que recebem os mesmos
 

1ª Etapa: Introdução do tema

A apresentação do tema ocorrerá a partir da apresentação de imagens veiculadas por diferentes meios de comunicação, como as indicadas abaixo:

 

     

Imagem 01: Fonte

  



Imagem 02: Fonte

 



Imagem 03: Fonte

 

Após a visualização destas imagens inicie uma série de problematizações:

 

Por que aquelas pessoas estão naquela situação?

 

Para onde irão?

 

Quais problemas poderão encontrar durante este percurso?

 

Quais dificuldades poderão encontrar no novo lugar que escolheram parar viver? 

 

Peça aos estudantes que, em grupo, sintetizem as discussões oriundas das problematizações acima por meio de um texto e/ou outra imagem pesquisada pelos mesmos.

 

2ª Etapa: Os grupos humanos sempre migraram

Sabe-se que os grupos humanos, ao surgirem no continente africano, se dispersaram por diferentes caminhos e/ou rotas, até atingirem pontos longínquos do planeta, o que se tornou uma constante a partir daquele momento. Assim, propõe-se a discussão de:

 

Rotas que estes primeiros migrantes utilizaram para chegarem à América, como a figura abaixo:

 

 

Imagem 04 Fonte

 

As grandes navegações europeias do século XV, conforme a imagem abaixo:

 



Imagem 05 Fonte

 

Neste momento poderá ser enfatizado o processo de trocas culturais evidenciados e que permanecem até hoje, como o uso de temperos vindos da Índia, alimentos levados do continente americano à Europa, as línguas nativas e as trazidas pelos colonizadores, entre outros. Após estas discussões, solicite aos estudantes que sintetizem o papel destas migrações para o mundo como conhecemos.

3ª Etapa: a Geografia presente em filmes: Central do Brasil

O filme Central do Brasil, de Walter Salles, conta a história de Dora e Josué que têm seus destinos cruzados após uma morte traumática. O caminho inverso feito pelos dois mostra um contraste gritante entre dois Brasis, um rico, dinâmico e “cheio de oportunidades” para sua população, e outro atrasado, pobre, e que devido a estas características fez com que a região Nordeste fosse por anos uma região dispersora de migrantes. (Dados do filme: Central do Brasil, 1998 Direção: Walter Salles Elenco: Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra. Drama, (1h45min)

 

Após a exibição do filme, discuta com os estudantes:

 

– O que levou à mãe de Josué a migrar para o Rio de Janeiro?

 

–  Restaria alguma alternativa de vida para deste garoto na cidade do Rio de Janeiro após a morte de sua mãe?

 

– Quais características são possíveis de atribuir ao Rio de Janeiro a ao Nordeste a partir do que foi mostrado no filme?

 

– Por que cidades como São Paulo e Rio de Janeiro ainda são locais de atração de migrantes de todos os cantos do país e, também, do mundo?

 

Propõe-se a realização de uma pesquisa, que poderá ser feita com a supervisão do professor no Ambiente Informatizado da escola (se a mesma possuir e estiver em boas condições de uso): 

 

– Quais são os locais atuais no Brasil que vêm atraindo migrantes?

 

– O que estes locais possuem de atrativos?

 

– Quais as consequências deste processo para estes locais?

 

Esta pesquisa poderá ser apresentada pelos estudantes em grupos, a partir da produção de cartazes que contenham todos os dados pedidos acima. É interessante a presença de mapa com a temática da migração, como o exemplo abaixo:

 

Imagem 06 Fonte

4ª Etapa: Língua Portuguesa, Geografia e as Redes Sociais

Retornando ao filme Central do Brasil, Dora tem como ocupação escrever cartas para analfabetas que constantemente estavam na estação Central do Brasil. Algumas haviam saído de sua terra natal e tentaram a “sorte” na cidade do Rio de Janeiro, como uma forma de melhorar a situação de suas famílias. É desta forma que ela conhece o Josué e por um motivo adverso acaba por cuidar de seu retorno para junto de seu pai e irmãos.

 

Sabe-se que as redes sociais hoje são uma forma de manter o contato de pessoas que estão em locais distantes, por diferentes motivos, com seus familiares. Assim, propõem-se aos estudantes que, dentro de um grupo no Facebook criado pelo professor, elaborem e publiquem uma série de depoimentos enquanto migrantes, apontando:

 

– Em qual lugar está?

 

– Qual o motivo de escolher este lugar para viver?

 

– Qual tipo de trabalho realiza?

 

– Se estiver em outro país, é um migrante legal ou ilegal? Quais os problemas em estar ilegalmente em outro país?

 

Estimular o contato e compartilhamento destes depoimentos entre os estudantes, para que consigam elaborar depoimentos detalhados de uma vida imaginária como migrante.

 

5ª Etapa: Conclusão

Após a realização das etapas anteriores, peça aos estudantes que sistematizem seus conhecimentos que foram elaborados durante a execução deste projeto a partir de um portfólio, que poderá conter textos com as pesquisas realizadas, imagens, transcrição dos depoimentos publicados no Facebook, mapas. Este portfólio poderá ser produzido em grupos, contendo conceitos relacionados ao tema estudado, migração, migração interna e externa, migração de retorno, presentes nos textos e depoimentos elaborados.

Materiais Relacionados

1- A Organização das Nações Unidas tem uma agência específica que cuida dos refugiados em todo o mundo, e que conta com Angelina Jolie como embaixadora desta causa. O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) tem como foco a proteção de pessoas que vêm sofrendo perseguição e violência de diferentes formas que contribuem para que as mesmas se encontrem na condição de refugiados. Para mais informações

 

2- Atualmente vêm ganhando destaque os conflitos no Norte da África e Oriente Médio que acabam por expulsar seus habitantes para outras áreas. Para maiores informações

 

3- Algumas consequências em relação à migração decorrente de conflitos

 

4- Para discutir o processo de povoamento do continente americano, antes da chegada dos povos europeus: 

 

http://bit.ly/2aMSyTL

 

http://bit.ly/2aqjfAo

 

5- Para discutir as grandes navegações marítimo-europeias

 

6 – Imagens utilizadas neste plano

 

Imagem 1  – Portinari, os Retirantes 

 

Imagem 2  – Site da BBC 

 

Imagem 3  

 

Imagem 4

 

Imagem 5

 

Imagem 6

 

Arquivos anexados

  1. Migrações: O ir e vir das pessoas

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.