Conteúdos

Microrganismos

Objetivos

Reconhecer a importância dos microrganismos para a vida humana; Relacionar o nome microrganismo a seu tamanho microscópico; Perceber a formação das colônias de fungos e de bactérias.

1ª Etapa: O que sabemos sobre microrganismos?


Proponha aos alunos uma reflexão sobre a presença dos microrganismos em suas vidas. Em seguida, registre o que eles sabem sobre os microrganismos num papel Kraft e peça que copiem as informações no caderno de ciências. Procure valorizar os conhecimentos prévios dos alunos e registrá-los da maneira como forem apresentados por eles.

Para a sistematização dos conhecimentos prévios dos alunos, considere as questões a seguir:

• O que são microrganismos?

Espera-se que os alunos relacionem o nome microrganismos ao fato de se tratar de seres minúsculos que só podem ser vistos com o auxílio de microscópio.

• Quais microrganismos os alunos conhecem? Por que esses seres vivos citados pelos alunos são considerados por eles microrganismos?

Faça uma lista desses seres minúsculos conforme os alunos forem citando. Peça para explicarem por que consideram esses seres microrganismos.

• Onde podem ser encontrados?

Anote.

• O que os alunos pensam sobre os microrganismos?

Procure saber se eles pensam que os microrganismos só estão relacionados às doenças. Caso isso ocorra, pergunte aos alunos se eles sabem se os microrganismos podem fazer bem ao homem.

Orientação para o professor durante a discussão com os alunos:

Não induza os alunos às respostas, apenas anote o que eles disserem, mesmo que o que for dito seja considerado pela Ciência como absurdo.

2ª Etapa: Pesquisa sobre microrganismo

Organize os alunos em duplas e peça para eles buscarem informações sobre os microrganismos. Utilize os links indicados nesta aula e o roteiro a seguir.



Roteiro para pesquisa sobre microrganismos:



1) O que são microrganismos?



2) Como podemos classificá-los?



• Nesta questão considere como microrganismos os fungos, as bactérias e os vírus.

3) Dê exemplos de fungos que fazem bem ao homem. Explique quais são os benefícios.



4) Dê exemplos de bactérias que trazem benefícios ao homem. Explique quais benefícios elas trazem aos seres humanos.



• Nas questões 3 e 4 oriente o aluno a escrever o nome do microrganismo, sua classificação e no que é utilizado. Exemplo: lactobacilo = bactéria = fabricação de iogurtes.



5) Quais doenças podem ser causadas por microrganismos?



• Oriente os alunos a registrarem no caderno o nome do microrganismo, sua classificação e o nome da doença. Exemplo: Influenza A H1N1 = vírus = gripe suína.



6) Como podemos nos proteger da ação negativa dos microrganismos?



• Peça para os alunos procurarem informações sobre medidas que podemos tomar em nosso dia a dia e que nos protegem das doenças causadas por microrganismos.

 

3ª Etapa: Realização do experimento

Organize os alunos em pequenos grupos e encaminhe-os ao laboratório. Se a escola não dispõe deste espaço, os grupos poderão trabalhar na própria sala. Para isso, cada grupo disporá sobre as carteiras os materiais descritos na sessão “Para organizar seu trabalho e saber mais”. 



Procedimento:



Peça para os alunos prepararem as placas de petri ou os potes de vidro (papinha de bebê) conforme as orientações a seguir:



Placa 1 / Pote 1: coloque ¼ da fatia seca do pão de forma.



Placa 2 / Pote 2: coloque ¼ da fatia de pão de forma, umedecendo-a.



Agora, peça para os alunos assoprarem as placas / os potes sobre as fatias de pão e, em seguida, fechá-las com papel filme. Deixe as placas / os potes em repouso por uma semana.



Obs.: Ao finalizar o experimento, junto com os alunos, registre numa cartolina as condições em que foi realizado o experimento.



• As condições são a temperatura ambiente, o local seco (placa de petri 1 / pote 1) e o local úmido (placa de petri 2 / pote 2).

4ª Etapa: Observando o experimento

Uma semana após a realização do experimento, você deverá registrar numa cartolina o que foi observado pelos alunos. Para isso, siga o roteiro a seguir:



1) O que aconteceu com a fatia de pão que está na placa 1 / no pote 1? E com a que está na placa 2 / no pote 2?



Os alunos deverão perceber a formação de bolor na fatia de pão que está na placa 2 / no pote 2 (colônia de fungos).



2) Se fungo é microrganismo e só pode ser visto com o auxílio de um microscópio, por que conseguimos enxergá-los?



Espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que é possível enxergar os fungos porque eles estão em colônias (muitos fungos unidos).



3) Por que na placa 1 / no pote 1 o bolor não se formou?



Por que as condições dentro da placa 1 não eram propícias à formação de fungos.



4) Que condições favoreceram a formação do bolor na placa 2 / no pote 2?



Para que os fungos se reproduzam, algumas condições se fazem necessárias: o ambiente deve ser úmido e fechado.

5ª Etapa: Conclusão

Os alunos deverão elaborar um parágrafo contrapondo as hipóteses e as observações por eles apresentadas. A partir dessa contraposição, deverão concluir aquilo que aprenderam ao realizar o experimento.

 

6ª Etapa: Produção de um relatório de experimento

Você e os alunos produzirão coletivamente um texto de relatório de experimento. Siga o roteiro a seguir para construir a estrutura do relatório com seu grupo de alunos. Para cada item a seguir, solicite que escrevam um parágrafo no caderno de ciências.



Orientações para o registro das etapas do experimento:



• Objetivo do experimento

Por que esse experimento foi feito? Peça para os alunos justificarem.



• Condições em que o experimento foi realizado

Retome com os alunos as condições em que o experimento foi realizado (3ª etapa da aula) e registre.



• Hipóteses

Registro daquilo que os alunos imaginaram que fosse acontecer com as fatias de pão (4ª etapa).



• Procedimentos

Você e seus alunos descreverão como foi realizado o experimento (consulte o item procedimento da 3ª etapa).



• Observações

Registre todos os aspectos que foram observados na 5ª etapa.



• Conclusão

Acrescente a conclusão que você e seus alunos elaboraram na 6ª etapa de modo que ela fique conectada ao texto.



Orientação para a produção de relatório de experimento:



Depois de registrar cada item no caderno de ciências, é necessário que você ajude os alunos a transformarem esses itens num relatório produzido em forma de texto, sem que haja a segmentação em subtítulos (objetivos, hipóteses, etc.) e de modo que os parágrafos fiquem conectados de forma contínua, coerente. Lembre-se que o texto precisa ter um título (que esteja associado à formação dos fungos). Esse texto poderá ser digitado por um dos alunos ou por você e colado no caderno de ciências.


 

7ª Etapa: Hipóteses dos alunos sobre o experimento

• No mesmo dia em que fizer o experimento, peça para os alunos anotarem no caderno de ciências as hipóteses deles sobre o que acontecerá com as fatias de pão que estão nas placas / potes 1 e 2.



• Promova um momento para que os alunos socializem as hipóteses com o restante da turma.



• Faça o registro dessas hipóteses num cartaz, considerando tudo o que for apresentado pelos alunos.

 

Materiais Relacionados

1. Providencie ou peça para os alunos trazerem os seguintes materiais:

– 2 placas de Petri (recipiente cilíndrico, achatado, de vidro ou plástico utilizados para a cultura de micróbios), ou 2 potes pequenos de vidro (papinha de bebê);
– 1 fatia de pão de forma;
– papel filme (suficiente para tampar as duas placas de petri ou os dois potes de vidro);
– sal e água.

2. Para coletar informações sobre microrganismos, acesse:
http://super.abril.com.br/superarquivo/2002/conteudo_120630.shtml
http://www.todabiologia.com/microbiologia/microorganismos.htm

3. Para saber mais sobre bactérias, acesse:
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/bacterias/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bact%C3%A9ria
http://www.brasilescola.com/doencas/doencas-causadas-bacterias.htm
http://pt.wikibooks.org/wiki/Biologia_celular/Bact%C3%A9rias

4. Para saber mais sobre fungos, acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fungi
http://www.todabiologia.com/microbiologia/fungos.htm
http://www.todabiologia.com/doencas/doencas_fungos.htm
http://www.todabiologia.com/microbiologia/tipos_fungos.htm

5. Para saber mais sobre vírus, acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/virus.htm
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus.php

6.  Para obter imagens de uma placa de petri, acesse:
DIHOL

Arquivos anexados

  1. Microrganismos

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.