Conteúdos

 Microconto

Objetivos

Compreender as principais características do microconto. Trabalhar a leitura e compreensão do texto, fazendo com que o leitor construa o sentido do texto a partir de um pequeno trecho narrativo. Criar e imaginar situações que complementam o microconto, preenchendo os espaços vazios da narrativa. Produzir um microconto a partir de um repertório de vivências comuns.

Caro professor, 

Para baixar o plano de aula completo, clique na aba Material de Apoio.

Materiais Relacionados

1. Para ler uma grande quantidade de microcontos, conheça o Projeto A Casa das Mil Portas, que divulga a produção de blogueiros brasileiros e portugueses www.nemonox.com/1000portas/projeto.html .

2. Para saber mais sobre o as características do microconto e a produção brasileira deste gênero, acesse a dissertação de mestrado “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século e a reinvenção do miniconto na literatura brasileira contemporânea”,  de Marcelo Spalding em http://www.marcelospalding.com/?pg=2575. Ele também é autor de vários microcontos e disponibiliza seu livro “Minicontos e muito menos” para download. 

3. Outra seleção interessante de microcontos pode ser feita no site de Carlos Seabra, onde contém uma extensa produção. Acesse  http://seabra.com/microcontos/. Porém é importante que o professor faça a leitura e seleção dos microcontos e não indique aos alunos, pois alguns narram temas impróprios para a faixa etária.    
4. Há um artigo muito interessante sobre o microconto e sua relação com a linguagem rápida e contemporânea publicada no site da Carta Capital, escrita por Samir Mesquita. Veja “Microcontos na era do Twitter” em  www.cartacapital.com.br/tecnologia/microcontos-na-era-do-twitter/ 
 
5. Sua pesquisa pode ficar ainda mais interessante consultando o site do Recanto das Letras em http://www.recantodasletras.com.br/microcontos/  . O conteúdo do site não é dirigido para crianças, portanto não é adequado indicá-lo para a consulta direta do aluno. É preciso fazer a seleção do que pode ser tratado em sala de aula.   
 
Bibliografia:
Spalding, Marcelo. Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século e a reinvenção do miniconto na literatura brasileira contemporânea.  Dissertação de Mestrado em Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso-africanas pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2008.
Kleiman, Angela. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. Editora Pontes, 2005 .

 

Arquivos anexados

  1. Microconto.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.