Conteúdos

Neste plano de aula para o ensino fundamental I, os alunos exploram a história de seus sobrenomes e origens familiares, compartilhando as descobertas com os colegas.

Com o objetivo de cultivar uma compreensão mais profunda das origens familiares e da importância dos sobrenomes, este material enfatiza, ainda, a inclusão e o respeito à diversidade.

Objetivos

  • Promover a conscientização sobre a importância dos sobrenomes e a sua relação com a história da família.
  • Estimular os alunos a explorarem as origens de seus sobrenomes.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação oral.
  • Fomentar a conexão entre a história pessoal e a cultura familiar.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Introdução – o que é o sobrenome?;
  • Atividade de pesquisa e documentação;
  • Vivência coletiva – compartilhando histórias; e
  • Propostas complementares.

Palavras-chave:

Sobrenome. Família. História.

Previsão para aplicação:

4 aulas de 50 minutos/cada.

Proposta de trabalho: 

A proposta deste plano de aula é guiar os alunos no estabelecimento de relações entre seus sobrenomes e a origem de suas famílias.

A partir de momentos coletivos, a serem vivenciados em sala de aula, com o suporte de pesquisas realizadas pelos alunos em conjunto com suas famílias, este plano de aula aproximará a turma de suas origens e levará a vivências muito ricas e diversas.

Bom trabalho!

1ª Etapa: Introdução - o que é o sobrenome?

  • Comece a aula lançando a pergunta: “o que é um sobrenome?”. É provável que os alunos rapidamente respondam que se trata dos nomes da família, que vêm depois do primeiro nome da pessoa. Complemente, então, perguntando a eles o que o sobrenome carrega, para além de ser apenas uma palavra que compõe o nome de uma pessoa.
  • Explique à turma a importância dos sobrenomes e como eles podem contar a história de nossa família.
  • Mostre exemplos de sobrenomes de diferentes origens e explique que cada um deles possui uma história única.

Para enriquecer e aprofundar a discussão, apresente à turma materiais adicionais, que tratem da origem dos sobrenomes. Abaixo, há a uma sugestão de vídeo:

Acesso em: 25 de agosto de 2023.

2ª Etapa: Atividade de pesquisa e documentação

  • Peça aos alunos que investiguem a origem de seus sobrenomes em casa, com a ajuda de suas famílias. Eles podem fazer perguntas aos pais, avós ou responsáveis para obter informações.
  • Forneça um questionário simples para ajudar na coleta de informações sobre a origem do sobrenome.
  • Solicite que cada aluno elabore um cartaz (ou um slide, caso os alunos e a escola possuam a estrutura necessária para fazer essa atividade de forma digital) em que ele pode colocar o que considerar mais relevante acerca das descobertas que fez quanto à origem e à história de sua família. Pode haver fotos, textos, palavras-chave ou o que o aluno preferir para representar de forma adequada o que ele quer compartilhar com o restante da turma.

3ª Etapa: Vivência coletiva - compartilhando histórias

  •  Organize, em conjunto com a turma, um momento de vivência coletiva, em que os alunos possam apresentar suas histórias. Fica a seu critério definir se isso acontecerá em formato de seminário, em que cada aluno irá à frente fazer a sua exposição, se será uma roda de conversa em que cada um terá o seu momento de fala ou se o material será exposto e os grupos terão a oportunidade de fazerem comentários e perguntas uns aos outros.
  • Depois desse momento de compartilhamento de histórias, definam de que forma esse material tão valioso pode ser disponibilizado ao restante da comunidade escolar. Pode ser por meio de uma exposição nos corredores, a construção de um livro a ser disponibilizado na biblioteca da escola ou até mesmo o link para acesso ao conjunto de slides, por meio de QR code espalhado pelos espaços comuns da escola, em caso de material virtual.
  • Certifique-se de criar um ambiente inclusivo e respeitoso, pois os alunos podem ter origens familiares diversas e histórias interessantes para compartilhar.

4ª Etapa: Propostas complementares

As duas atividades propostas abaixo são opcionais e podem ser utilizadas para o encerramento do trabalho proposto neste plano de aula. 

Proposta 1 – piquenique:

De acordo com as informações que cada aluno obteve sobre a origem de sua família, ele pode ser convidado a trazer, em data previamente agendada, um prato que represente as suas tradições familiares para compartilhar com a turma. Não é necessário que o prato tenha ligação direta com a origem do sobrenome, mas sim que seja significativo na história da família.

Proposta 2 – festa das nações:

Em conjunto com a turma, faça uma lista das origens trazidas pela turma e pense em como organizar uma festa das nações, em que todas essas origens estejam representadas, para a qual poderão convidar toda a comunidade escolar. Vocês podem pensar, para além da culinária típica de cada nação, também em sua cultura (música, danças, vestimentas típicas etc.).

Divirtam-se!

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica Prof.ª Dr.ª Aline Monge.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.