Conteúdos

Literatura infantil

Monstros

 

Objetivos

Apreciar a leitura em voz alta feita pelo professor.
 

Criar um monstrinho usando a criatividade.
 
Participar das discussões sobre monstros e medo.
 
Escrever espontaneamente textos de acordo com a sua hipótese de escrita.
 
Realizar as leituras em casa e participar da confecção do diário de leituras da turma.
 

1ª Etapa: Leitura do livro

 • Para iniciar a aula apresente aos alunos o livro “Onde vivem os monstros” do autor Maurice Sendak, mostre a capa aos alunos, leia o título e pergunte o que eles acham que acontece na história, é importante escutar as antecipações que eles fazem para que depois da leitura elas sejam confrontadas e validadas. Para saber mais sobre o livro ou ler a história acesse o item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

 

Em seguida, inicie a leitura com os alunos, lembre-se que, por se tratar de um livro-álbum, a melhor forma de conduzi-la é lendo o texto e mostrando as imagens ao mesmo tempo para as crianças. Durante a leitura, procure ensinar as crianças como se lê tanto os textos, quantos as ilustrações, conduza discussões sobre trechos da história, assegurando a participação de todos, ouvindo-os mais do que falando, mas formulando boas perguntas que os ajudem na interpretação do texto.

2ª Etapa: Criando meu monstrinho

Após finalizarem a leitura do livro, entregue uma folha de papel sulfite A3 para cada aluno e proponha que eles criem seu próprio monstro. Antes da criação, você poderá perguntar a cada um como seria o monstro dele caso tivesse um. Junto com essa pergunta você poderá trabalhar com o tema medo. No início do Ensino Fundamental, as crianças ainda possuem dificuldade em lidar com seus medos e a leitura traz uma boa oportunidade para falarem sobre esse assunto. 



Vale também mostrar que, no caso da história Onde vivem os monstros, os que estavam ali não eram necessariamente ruins. Os alunos podem listar as características dos monstros e, também, o que os amedronta.



Com os desenhos dos monstros prontos, monte um mural na sala para que todos possam ver as representações dos colegas.

 

3ª Etapa: Onde vive seu mostro?

Depois de ilustrarem seus monstros, peça aos alunos para escreverem espontaneamente sobre o lugar em que ele viveria, independente de ser um lugar real ou fictício. Nessa atividade de escrita espontânea, você poderá realizar intervenções de alfabetização auxiliando-os a pensar sobre o sistema de escrita e avançar em sua hipótese.  

 

Caso tenha alunos pré-silábicos ou silábicos com e sem valor sonoro convencional das letras você pode propor que desenhem a moradia do monstro criado e ditem a você a descrição desse lugar, assim tendo o professor como escriba, a criança poderá pensar apenas em aspectos textuais, além de observar como se escreve.

 

4ª Etapa: Escolhendo um mascote para sala

Quando todos os textos e monstros estiverem prontos, monte uma galeria na sala e, em seguida, faça uma votação de qual monstro cada um gostou mais. Ensine os alunos sobre o processo de votação: você poderá fazer cédulas de papel com o número de cada monstro ou uma votação aberta, lembrando que eles não poderão votar em seu próprio monstro. Após escolherem o monstro mais votado, construa um mascote da turma. Ele poderá ser feito com vários materiais e a professora de Artes poderá ser uma ótima parceira nesta atividade. 

 

Com o mascote pronto, escolham um nome para ele em grupo e crie um diário das leituras do monstrinho. Toda semana, um aluno da sala levará o mascote para casa junto com um livro que pode ser do acervo da sala de aula, da biblioteca ou da ciranda de leitura. A criança deverá ler o livro em casa e registrar como foi a leitura com o monstrinho, os registros podem ser escritos pela criança, pelos pais, com desenhos ou fotos. Quando todos os alunos tiverem levado o diário e o monstrinho para casa, teremos um diário de leituras da turma, recordando os livros que foram lidos por eles ao longo do processo.

 

Para finalizar o trabalho, você pode fazer uma sessão pipoca e assistir ao filme baseado no livro Onde vivem os monstros, para saber mais sobre ele assista o trailer no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

 

5ª Etapa: Início de conversa

Onde vivem os monstros é um dos livros mais significativos da literatura infantil mundial. Considerado um dos pioneiros na categoria de livros-álbum, em que texto e ilustração caminham juntos, o livro de Maurice Sendak fala sobre o poder da imaginação, da força dos sentimentos e sobre poder e frustração. Por sua sensibilidade, ilustrações magníficas e sua importância no mercado editorial infantil, é um livro que deve ser lido e relido tanto por crianças quanto adultos, além de ser uma excelente ferramenta de estímulo à criatividade e a discussões sobre qual seu lugar no mundo.

 

Materiais Relacionados

1. Para ler com os alunos o livro Onde vivem os monstros acesse o link: http://bit.ly/1mLWsAF
 
2. Para saber mais sobre o livro Onde vivem os monstros acesse os links: http://bit.ly/1Tqg8aa e http://bit.ly/1QNYs3g
 
3. Para conhecer mais sobre o filme Onde vivem os monstros, disponível no Netflix assista ao trailer no link: http://bit.ly/1rVjGzP
 

Arquivos anexados

  1. Meu monstrinho

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.