Conteúdos

Fenômenos naturais

Objetivos

Reconhecer a diferença entre os meteoros, meteoritos e os outros astros no universo.
Compreender leis e princípios da natureza e a importância dos fenômenos naturais para a sociedade.

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.
 

1ª Etapa: Conhecimento prévio do aluno

Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre os meteoros. Siga provocando a curiosidade deles com perguntas como:



1) Será que foi mesmo um meteoro que extinguiu os dinossauros? (Ver previamente o link 2, sugerido na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”)



2) Será que é tão raro um meteoro cair na Terra?



3) O que é, de fato, um meteoro?

 

2ª Etapa: Apresentação de vídeo

Apresente aos alunos o vídeo sugerido no link 1 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.

Continue a conversa com perguntas do tipo:



1) Pelo que o vídeo nos mostra, os meteoros são muito comuns. Qual o tamanho da maioria deles?



2) Pensando no que foi mostrado no vídeo, alguém na classe já viu um meteoro? E uma estrela cadente?

 

3ª Etapa: Leitura de texto

Leia previamente o texto “Meteoros e meteoritos”, disponível no Material de Apoio. Você poderá utilizá-lo nesta etapa ou produzir um de sua autoria utilizando as informações disponíveis nos links 4, 5, 6 e 7 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.



Proponha à sala uma leitura compartilhada do texto e levante com o grupo os dados mais importantes.

 

4ª Etapa: Conceituação

Divida a sala em grupos e solicite que pesquisem as diferenças entre Meteoros, Meteoritos, Asteroides e Cometas, levantando os seguintes dados:



• Do que são feitos

• Tamanhos

• Onde se encontram no Sistema Solar

• Exemplos



Os links sugeridos neste plano de aula podem ser sugeridos para a pesquisa.

5ª Etapa: Registro e atividades

Com base no texto lido e na pesquisa realizada, os alunos poderão responder às seguintes questões:



1) As estrelas cadentes são realmente “estrelas que caem”?



2) Qual a diferença entre um meteoro e uma estrela cadente?



3) Qual o tamanho mais comum dos meteoros?



4) Pesquise dois locais onde ocorreram quedas de grandes meteoros. Quais as marcas deixadas por esses meteoros no local onde caíram?

 

Materiais Relacionados

1. Vídeo sobre meteoros
http://www.youtube.com/watch?v=3Ji_qhYNfMY

2. Um meteoro extinguiu os dinossauros?
http://super.abril.com.br/ciencia/meteoro-inocente-443266.shtml

3. Sobre chuvas de meteoros
http://super.abril.com.br/universo/tempestade-meteoros-486738.shtml

4. Definição e classificação segundo a Meteorologia
http://pt.scribd.com/doc/50857947/104/Definicao-e-classificacao-dos-meteoros

5. Meteoros, meteoritos e suas consequências.
http://www.ccvalg.pt/astronomia/publicacoes/meteoros_meteoritos.htm

6. Sobre meteoros, cometas e asteroides.
http://discoverybrasil.uol.com.br/guia_espacio/cometas/index.shtml

7. Sobre asteroides e cometas
http://www.if.ufrgs.br/oei/solar/solar15/solar15.htm

8. Sobre meteoros no Brasil:
http://www.meteoritos_brasileiros.kit.net/Bendegoartigo.htm
http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1090&sid=129
 

Arquivos anexados

  1. Meteoros

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.