Conteúdos

Civilizações Antigas.
Religião Cristã.
Escrita.
Sociedades Atuais.

Objetivos

• Compreender as civilizações antigas como berço do modelo das sociedades atuais;
• A influência para a formação da religião cristã;
• A formação da escrita cuneiforme.

1ª Etapa: Introdução ao tema

Nossa sociedade é baseada em estruturas fundamentais, formadas (e reformuladas) ao longo de milhares de anos, resultado de numerosas transformações. Lei, religião, ciência e a organização social são algumas delas. Por que estudar civilizações antigas se milhares de anos nos separam delas?  É simples. As civilizações antigas e as suas estruturas são o ponto de partida para a formação das sociedades ocidentais e orientais como conhecemos hoje. A escrita, a  estrutura política, a agricultura, a religião, a matemática, a arquitetura, a medicina, e até a astronomia, hoje tão presentes na nossa vida, já eram domínio destes povos que estudaremos agora.


 

2ª Etapa: Apresentação

Apresente à classe um mapa da região, demarcando bem a área do Crescente Fértil. Explique a origem do nome “Mesopotâmia”, e a importância da água abundante para a agricultura e o desenvolvimento da população desta área. Na tela 5, há um teste sobre a qual região correspondente hoje. Veja se os alunos reconhecem ali o Iraque.

 

• A geografia: os rios Tigre e Eufrates nascem nas montanhas da Armênia e desembocam no golfo Pérsico. A região norte, antigamente conhecida como Assíria, é árida e a região sul, Caldéia, fértil. Utilize o vídeo disponível no site YouTube.

 

• As civilizações: uma explanação sobre as características particulares das civilizações:

 

Sumérios e acadianos: cidades-estado governadas por reis absolutistas, sendo a principal delas Lagash; a escrita cuneiforme. Invasão dos acádios e a seguinte submissão aos sumérios, até as invasões dos amoritas.

 

Babilônicos: império formado pelos amoritas, que transformaram a cidade da Babilônia na sua capital. Conquistas territoriais; imperador Hamurabi e seu código de leis, com destaque para este assunto.

 

Assírios: povo guerreiro, conhecidos pela crueldade, estabelecido na parte norte, em Assur. Conquistaram o reino de Israel e mais tarde a cidade da Babilônia. Início do Segundo Império Babilônico.

 

Caldeus: a Babilônia torna a ser a capital do império, agora sob o domínio dos caldeus. Com a consquista da Palestina, o povo hebreu é tomado como escravo e levado para a Babilônia. Construção dos Jardins Suspensos.

 

• A organização social:

 

Religião: os povos eram, em sua maioria, descendentes dos sumérios. Eram politeístas. Criaram  o lenda do dilúvio, em que Marduk, o grande criador, teria ajudado Gilgamés a sobreviver ao dilúvio com uma arca que carregara sua família e vários animais. A história dos hebreus, desenrolada na Palestina, foi ponto de partida para o desenvolvimento da religião judaico-cristã, predominante na história da humanidade até a atualidade.

 

Sociedade e economia: a sociedade era baseada na agricultura, sobretudo do trigo e da cevada. Também eram bem desenvolvidos os comércio e o artesanato, transformando a Babilônia num importante centro comercial.  A sociedade estava organizada num esquema piramidal, sendo: o rei, apoiado pela elite econômica-militar (formando o Estado), possuidores das melhores terras e controladores de toda a produção. Abaixo, os camponeses e escravos, trabalhando coletivamente para o governo.

 

Cultura: a cultura era altamente desenvolvida. A atronomia, desenvolvida pelos sacerdotes para conhecer os períodos de cheias dos rios Tigre e Eufrates, calculava a movimentação dos astros. A arquitetura inovadora usava um sistema de arcos, abóbadas e cúpulas, baixo relevo tanto na cerâmica quanto em metais. A literatura era composta por diversas obras complexas, entre elas “O Mito da Criação” e a “Epopéia de Gilgames”. O direito conheceu o Código de Hamurabi, conhecida até hoje como uma das mais importantes obras jurídicas conhecidas.

3ª Etapa: Atividades

Sugestão de discussões a serem propostas para a classe:

 

Observe a arquitetura à sua volta. Você é capaz de perceber alguma influência da arquitetura babilônica? E dos zigurates?

 

• Qual a importância do direito na sua vida hoje? E da religião?

 

• Você conhece uma história similar à lenda do Dilúvio? Que relação podemos estabelecer entre ela e as religiões monoteístas que conhecemos hoje?

Materiais Relacionados

• Selecione mapas da região em diferentes períodos. Mapas interativos da antiguidade e das fronteiras atuais estão disponíveis nos links http://www.youtube.com/watch?v=bV1WCdPBQXo ; http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Hammurabi%27s_Babylonia_PT.svg
http://www.historialivre.com/antiga/mesopotamia.htm
• Você também pode pesquisar os termos “mapas Mesopotâmia” e “mapa Iraque” em sites de busca, como o Google, ou pesquisar em atlas históricos.

Sugestões:
– ALBUQUERQUE, Manuel Maurício de e outros. Atlas histórico escolar. Rio de Janeiro, MEC/Fename, 1983.
– ARRUDA, José Jobson de A . Atlas histórico básico. São Paulo, Ática, 1997.
SIMIELLI, Maria Elena e BIASI, Mário de. Atlas geográfico escolar. São Paulo, Ática, 1986.

• Leia o texto "O Politeísmo e o mito do dilúvio", de Érica Turci.

• Você pode ainda consultar bibliografia adicional sobre o tema:
– CARDOSO, C. F. C. Sete Olhares Sobre a Antiguidade. Brasilia, Editora da UNB, 1994
– LEICK. G. Mesopotâmia. A invenção da cidade. Rio de Janeiro, Zahar, 1985 (em inglês)
– MIEROOP, Marc VAN De. The Ancient Mesopotamian City. Oxford, Oxford University Press, 1999.
– SERI, Andrea. Local Power in Old Babylonian Mesopotamia. Londres, Equinox. Cap. 7, Local power and writing of old babylonian history. (em inglês)

Arquivos anexados

  1. Mesopotâmia

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