Conteúdos

Civilizações Antigas.
Religião Cristã.
Escrita.
Sociedades Atuais.

Objetivos

• Compreender as civilizações antigas como berço do modelo das sociedades atuais;
• A influência para a formação da religião cristã;
• A formação da escrita cuneiforme.

1ª Etapa: Introdução ao tema

Nossa sociedade é baseada em estruturas fundamentais, formadas (e reformuladas) ao longo de milhares de anos, resultado de numerosas transformações. Lei, religião, ciência e a organização social são algumas delas. Por que estudar civilizações antigas se milhares de anos nos separam delas?  É simples. As civilizações antigas e as suas estruturas são o ponto de partida para a formação das sociedades ocidentais e orientais como conhecemos hoje. A escrita, a  estrutura política, a agricultura, a religião, a matemática, a arquitetura, a medicina, e até a astronomia, hoje tão presentes na nossa vida, já eram domínio destes povos que estudaremos agora.


 

2ª Etapa: Apresentação

Apresente à classe um mapa da região, demarcando bem a área do Crescente Fértil. Explique a origem do nome “Mesopotâmia”, e a importância da água abundante para a agricultura e o desenvolvimento da população desta área. Na tela 5, há um teste sobre a qual região correspondente hoje. Veja se os alunos reconhecem ali o Iraque.

 

• A geografia: os rios Tigre e Eufrates nascem nas montanhas da Armênia e desembocam no golfo Pérsico. A região norte, antigamente conhecida como Assíria, é árida e a região sul, Caldéia, fértil. Utilize o vídeo disponível no site YouTube.

 

• As civilizações: uma explanação sobre as características particulares das civilizações:

 

Sumérios e acadianos: cidades-estado governadas por reis absolutistas, sendo a principal delas Lagash; a escrita cuneiforme. Invasão dos acádios e a seguinte submissão aos sumérios, até as invasões dos amoritas.

 

Babilônicos: império formado pelos amoritas, que transformaram a cidade da Babilônia na sua capital. Conquistas territoriais; imperador Hamurabi e seu código de leis, com destaque para este assunto.

 

Assírios: povo guerreiro, conhecidos pela crueldade, estabelecido na parte norte, em Assur. Conquistaram o reino de Israel e mais tarde a cidade da Babilônia. Início do Segundo Império Babilônico.

 

Caldeus: a Babilônia torna a ser a capital do império, agora sob o domínio dos caldeus. Com a consquista da Palestina, o povo hebreu é tomado como escravo e levado para a Babilônia. Construção dos Jardins Suspensos.

 

• A organização social:

 

Religião: os povos eram, em sua maioria, descendentes dos sumérios. Eram politeístas. Criaram  o lenda do dilúvio, em que Marduk, o grande criador, teria ajudado Gilgamés a sobreviver ao dilúvio com uma arca que carregara sua família e vários animais. A história dos hebreus, desenrolada na Palestina, foi ponto de partida para o desenvolvimento da religião judaico-cristã, predominante na história da humanidade até a atualidade.

 

Sociedade e economia: a sociedade era baseada na agricultura, sobretudo do trigo e da cevada. Também eram bem desenvolvidos os comércio e o artesanato, transformando a Babilônia num importante centro comercial.  A sociedade estava organizada num esquema piramidal, sendo: o rei, apoiado pela elite econômica-militar (formando o Estado), possuidores das melhores terras e controladores de toda a produção. Abaixo, os camponeses e escravos, trabalhando coletivamente para o governo.

 

Cultura: a cultura era altamente desenvolvida. A atronomia, desenvolvida pelos sacerdotes para conhecer os períodos de cheias dos rios Tigre e Eufrates, calculava a movimentação dos astros. A arquitetura inovadora usava um sistema de arcos, abóbadas e cúpulas, baixo relevo tanto na cerâmica quanto em metais. A literatura era composta por diversas obras complexas, entre elas “O Mito da Criação” e a “Epopéia de Gilgames”. O direito conheceu o Código de Hamurabi, conhecida até hoje como uma das mais importantes obras jurídicas conhecidas.

3ª Etapa: Atividades

Sugestão de discussões a serem propostas para a classe:

 

Observe a arquitetura à sua volta. Você é capaz de perceber alguma influência da arquitetura babilônica? E dos zigurates?

 

• Qual a importância do direito na sua vida hoje? E da religião?

 

• Você conhece uma história similar à lenda do Dilúvio? Que relação podemos estabelecer entre ela e as religiões monoteístas que conhecemos hoje?

Materiais Relacionados

• Selecione mapas da região em diferentes períodos. Mapas interativos da antiguidade e das fronteiras atuais estão disponíveis nos links http://www.youtube.com/watch?v=bV1WCdPBQXo ; http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Hammurabi%27s_Babylonia_PT.svg
http://www.historialivre.com/antiga/mesopotamia.htm
• Você também pode pesquisar os termos “mapas Mesopotâmia” e “mapa Iraque” em sites de busca, como o Google, ou pesquisar em atlas históricos.

Sugestões:
– ALBUQUERQUE, Manuel Maurício de e outros. Atlas histórico escolar. Rio de Janeiro, MEC/Fename, 1983.
– ARRUDA, José Jobson de A . Atlas histórico básico. São Paulo, Ática, 1997.
SIMIELLI, Maria Elena e BIASI, Mário de. Atlas geográfico escolar. São Paulo, Ática, 1986.

• Leia o texto "O Politeísmo e o mito do dilúvio", de Érica Turci.

• Você pode ainda consultar bibliografia adicional sobre o tema:
– CARDOSO, C. F. C. Sete Olhares Sobre a Antiguidade. Brasilia, Editora da UNB, 1994
– LEICK. G. Mesopotâmia. A invenção da cidade. Rio de Janeiro, Zahar, 1985 (em inglês)
– MIEROOP, Marc VAN De. The Ancient Mesopotamian City. Oxford, Oxford University Press, 1999.
– SERI, Andrea. Local Power in Old Babylonian Mesopotamia. Londres, Equinox. Cap. 7, Local power and writing of old babylonian history. (em inglês)

Arquivos anexados

  1. Mesopotâmia

Tags relacionadas

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.