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Memórias Póstumas de Brás-Cubas

Objetivos

Compreender Memórias Póstumas de Brás Cubas como um romance que ultrapassa as concepções deterministas que vigoravam no final do século XIX, época de publicação do romance.
Relacionar Brás Cubas, personagem de Machado de Assis a Leonardo filho, personagem de Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida, no que diz respeito ao modo como ambos se aproveitam de acordos e situações presentes nos respectivos romances para reverterem-nas em proveito próprio.
Compreender o romance de Machado de Assis como uma obra que prenuncia a literatura da Pós-Modernidade.

1ª Etapa: Aproximação do tema.

Inicie a aula escrevendo o título do romance: Memórias Póstumas de Brás Cubas e pergunte aos alunos o que esperam do livro em relação ao foco narrativo. Ouça alguns deles.

Agora, leia a dedicatória a seguir, que abre o livro Memórias Póstumas, e peça aos alunos para escreverem o que entenderam dela. Solicite a alguns que leiam as observações realizadas. 

“Ao verme eu primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas Memórias Póstumas”.

Após essa introdução, leia o prólogo Ao Leitor que, assim como toda a obra, pode ser acessado no link sugerido no item 1 de “Para organizar seu trabalho”. Peça aos alunos para lançarem hipóteses sobre:

• O modo como o narrador se apresenta a si mesmo

• Que considerações ele tem para com o leitor

• O que ele pensa sobre prólogos longos ou breves.

Em seguida, comente com os alunos que, na obra em questão, o narrador emite opiniões sobre a escrita e a linguagem e que esse recurso é chamado de metalinguagem.  Em seguida, peça para acessarem o link sugerido no item 6 de “Para organizar seu trabalho” e pesquisarem sobre metalinguagem. Depois, solicite aos alunos que expliquem o que é essa propriedade da linguagem e por que podemos dizer que, no mencionado prólogo, está presente esse recurso expressivo.

2ª Etapa: Levantamento de dados.

Explique aos alunos que, para melhor conhecer o livro em questão, é necessária a realização de uma pesquisa sobre o autor e a época em que ele escreveu o romance. Para essa atividade, divida a classe em grupos e direcione-os para os links sugeridos no item 2 de “Para organizar seu trabalho”. Em seguida, peça que levantem dados sobre:

• Vida e obra de Machado – o gênio que veio do morro

• O poeta, o cronista, o crítico, o contista

• A fase romântica de machado de Assis

• As obras-primas realistas

• Os últimos romances

• A Academia Brasileira de Letras

De posse dos dados obtidos, solicite aos alunos que os exponham para o restante da turma. Em seguida, prepare-os para se aproximarem da leitura da obra.

 

3ª Etapa: Aproximação do autor e da obra.

Para complementar a pesquisa realizada anteriormente pelos alunos solicite que pesquisem, nos itens 2, 3 e 4 de “Para organizar seu trabalho” os tópicos a seguir. De posse dos dados obtidos, peça aos alunos, em seguida, que os exponham para o restante da turma.

• Do romantismo ao realismo

• O romance psicológico

• Os dois tipos de Realismo

• Pouca ação e muitas surpresas

• Narrador- personagem central

• Foco narrativo, tempo, enredo

• Personagens complementares

• Inovações de Machado de Assis

4ª Etapa: Leitura do livro.

Acesse o link sugerido no item 1 de “Para organizar seu trabalho” e inicie a leitura compartilhada da obra. Essa dinâmica consiste em dividir, com o grupo, a leitura do livro. Em conformidade com o perfil da turma, vá solicitando, aos poucos, a leitura dos capítulos para casa. Reserve por volta de 4 semanas para essas atividades, cuidando para que, após cada leitura realizada em casa pelos alunos, sejam feitas acompanhamentos e complementações em sala de aula. A seguir, sugerem-se observações que podem ser realizadas quando do momento dessas atividades. Algumas delas foram baseadas em estudo sobre o autor realizado pela professora Marisa Lajolo.

Sugestões para o acompanhamento da leitura:

• O ritmo pausado e a ausência de pressa com que Machado de Assis faz o leitor entrar no mundo de suas personagens são uma forma de garantir ao leitor distanciamento crítico em relação à narrativa. Esse distanciamento não havia no Romantismo, por exemplo.

• Diferentemente do Romantismo, o distanciamento crítico machadiano evita um envolvimento cego do leitor com a narrativa.

• Brás Cubas não conta a história em sucessão cronológica. Os fatos que ele conta podem começar de um ponto qualquer a partir do qual o narrador vai desenrolando conforme lhe convém. Desse modo, desaparece a linearidade dos fatos. Podemos observar isso já no início do livro, quando  ficamos sabendo que quem narra é um defunto.

• O leitor é presença constante no livro. Em relação a isso, o narrador lembra sempre ao leitor que este é o interlocutor com quem Brás Cubas mantém um diálogo. Esse leitor anônimo é geralmente tratado por “tu” com certa intimidade e condescendência.

5ª Etapa: Atividades: Relação comparativa entre Memórias Póstumas de Brás Cubas e Memórias de um Sargento de Milícias.

Solicite aos alunos que selecionem trechos de Memórias Póstumas de Brás Cubas e de Memórias de um Sargento de Milícias, cuja leitura pode ser obtida no link sugerido no item 4 de “Para organizar seu trabalho”. Para direcionar a pesquisa, peça aos alunos para se pautarem pelos seguintes dados:

• A infância de Brás Cubas e a de Leonardo filho (ambos tiveram uma educação e uma criação bastante condescendente).

• Aspectos da vida adulta das duas personagens.

• Costumes e instituições presentes nas duas obras (a questão do agregado, por exemplo).

• A noção de que o meio pode determinar o homem. Essa noção existe em ambas as obras?

6ª Etapa: Fechamento.

De posse dos dados da análise, peça para os alunos fazerem uma exposição oral apresentando as relações que podem ser estabelecidas entre as duas obras no que se refere aos tópicos acima apresentados. Marque 1 dia para a exposição em classe.

 

Materiais Relacionados

Memórias Póstumas de Brás Cubas foi publicado em 1881 e marcou o início do Realismo no Brasil. Considerado uma obra-prima da Literatura brasileira, até hoje suscita novas leituras e interpretações.

1. Acesse http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000213.pdf e leia Memórias Póstumas de Brás Cubas na íntegra.
2. Estudo sobre Memórias Póstumas e  Machado de Assis pode ser acessado no link http://fredb.sites.uol.com.br/mpbc.html
3. A análise dos elementos estruturais de Memórias Póstumas de Brás Cubas pode ser obtida em http://guiadoestudante.abril.com.br/estude/literatura/materia_416007.shtml
4. Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida, pode ser lido na íntegra no link
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16987
5. As origens do Romantismo como escola literária, dados sobre o contexto histórico da escola, bem como preciosas informações sobre o Romantismo brasileiro estão disponíveis em http://educaterra.terra.com.br/literatura/romantismo/romantismo_11.htm
http://educaterra.terra.com.br/literatura/temadomes/temadomes_romanceromantico_1.htm e
http://educaterra.terra.com.br/literatura/temadomes/temadomes_romanceromantico_2.htm
6. No link http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u1745.shtml encontram-se preciosas explicações de Thaís Nicoleti de Camargo, assessora de português do jornal Folha de S. Paulo, sobre metalinguagem. Confira.
7. Para pesquisar dados sobre a relação entre o autor de Memórias Póstumas e a Academia brasileira de Letras, acesse http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=240

Profa. Ms. Evaneide Nóbrega de Albuquerque

Arquivos anexados

  1. Memórias Póstumas de Brás-Cubas

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