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Memórias de um Sargento de Milícias

Objetivos

Compreender Memórias de um Sargento de Milícias como um romance que ultrapassa os cânones do Romantismo brasileiro.
Entender que gênero no qual foi escrito o romance – a crônica – é um dos recursos responsáveis pela leveza e pela aproximação da escrita a uma linguagem direta, coloquial, irônica e próxima do estilo jornalístico.
Refletir sobre os conceitos de herói versus anti-herói dentro dos parâmetros da literatura  brasileira.

Antes dar início às Etapas consulte a aba Para Saber Mais

1ª Etapa: Aproximação da obra

Antes de iniciar a leitura do livro, complemente a pesquisa realizada anteriormente pelos alunos observando que:

Memórias de um Sargento de Milícias se contrapõe a vários romances românticos de sua época e é revelador de traços que prenunciam a literatura modernista do século XX. Isso, por vários motivos:

• Tem como personagem principal um herói malandro, ou um anti-herói na opinião da maioria dos críticos que estudam o romance.

•  Relata costumes, comportamentos e tipos sociais de um estrato médio da sociedade brasileira da época de D. João VI.

• Tais traços eram ignorados pela literatura que se produzia na época. Daí a novidade do romance.

• O gênero no qual é escrito o livro – a crônica – é um dos ingredientes responsáveis pela leveza e pela aproximação da escrita a uma linguagem direta, coloquial, irônica e próxima do estilo jornalístico.

2ª Etapa: Leitura do livro.

Acesse o link sugerido no item 5 de “Para organizar seu trabalho” e inicie a leitura compartilhada da obra. Essa dinâmica consiste em dividir, com o grupo, a leitura do livro. Em conformidade com o perfil da turma, vá solicitando, aos poucos, a leitura dos capítulos para casa. Reserve por volta de 2 semanas para essas atividades, cuidando para que, após cada leitura realizada em casa pelos alunos, sejam feitas acompanhamentos e complementações em sala de aula. A seguir, sugerem-se questionamentos e observações que podem ser realizadas quando do momento dessas atividades. Algumas dessas sugestões tomam como base estudo realizado pela professora Berta Waldman, da Unicamp, em edição de Memórias de um Sargento de Milícias publicada pela editora Ática.

Sugestões para o acompanhamento das leituras:

• Quem relata as memórias a que o título da obra se refere? Esse tipo de narrador é o mesmo sobre o qual foram lançadas as hipóteses anteriormente levantadas pelos alunos?

• Podemos dizer que o narrador que aparece no capítulo 21 da primeira parte é totalmente impessoal? O que isso implica para o modo como o enredo é contado?

• No capítulo 20 da segunda parte, fica claro que o romance de Manuel Antonio de Almeida é um romance de costumes? Em que outras partes do livro o narrador apresenta outras informações que comprovam a resposta a essa questão?

• O tempo em que o autor escreve o romance é o mesmo em que se passa a história? Quais as diferenças entre um e outro?

• Em que espaço físico situam-se  os acontecimentos em que se desenrolam os fatos? De lá para cá, que mudanças ocorreram nesse espaço?

• No capítulo II da segunda parte, evidencia-se a presença da escravidão na época descrita pelo narrador. Que trechos podem comprovar isso?

• Quais relações podem ser estabelecidas entre a música popular e a condição social dos que a cultivavam?

• Leonardo é considerado pelos críticos um anti-herói. Que trechos no livro comprovam essa afirmação?

• Leonardo se relaciona com duas mulheres: Luisinha e Vidinha. Quais as diferenças entre uma e outra aos olhos do narrador? E aos olhos de Leonardo?

• Que expressões aproximam a linguagem utilizada no livro com a falada pelas personagens provenientes das classes a que o narrador faz alusão?

• A crônica e a crítica de costumes de Manuel Antônio de Almeida se limitam apenas ao tempo do rei?

• O narrador faz críticas ao Romantismo. Que trechos no livro comprovam essa afirmativa?

• No romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, há o agregado José Dias. Em Memórias de um Sargento de Milícias o agregado  Leonardo corresponde ao mesmo tipo de agregado representado por José Dias?

3ª Etapa: Atividades.

No capítulo 23 da primeira parte, Leonardo faz uma declaração de amor a Luisinha. Tome por base essa declaração e solicite aos alunos que redijam um diálogo entre dois jovens de hoje em que o rapaz tenta se declarar à moça.

Marque 1 aula para as leituras dos textos pelos alunos.

4ª Etapa: Aproximação do tema

Inicie a aula escrevendo o título do romance: Memórias de um Sargento de Milícias e pergunte aos alunos o que esperam do livro em relação ao foco narrativo em que é escrito o livro. Ouça alguns deles.

Em seguida, escreva a primeira frase do livro: “Era no tempo do rei”. Pergunte aos alunos que outras obras eles conhecem que também começam com uma frase semelhante a essa. Continue atenta ao que eles dizem.

Depois leia, juntamente com os alunos, o segundo parágrafo, cuja leitura pode ser obtida no item 5 sugerido em “Para organizar seu trabalho”. Pergunte aos alunos se as informações constantes nesse parágrafo relacionam-se com as opiniões que eles emitiram acerca da leitura da primeira frase, mencionada anteriormente. Ouça o que eles têm a dizer, cuidando para que baseiem os argumentos em dados do texto de Manuel Antonio de Almeida e nas histórias que conhecem.

5ª Etapa: Levantamento de dados

Explique aos alunos que, para melhor conhecer o livro em questão, é necessária a realização de uma pesquisa sobre o autor e a época em que ele escreveu o romance. Para essa atividade, divida a classe em grupos e direcione-os para os links sugeridos no item 4 de “Para organizar seu trabalho”. Em seguida, peça que levantem dados sobre:

• As origens do Romantismo

• Os romancistas românticos

• Origens do romance romântico

• O Romantismo no Brasil

De posse dos dados obtidos, solicite aos alunos que os exponham para o restante da turma. Em seguida, prepare-os para se aproximarem da obra.

Materiais Relacionados

Pela originalidade da obra que criou, Manuel Antônio de Almeida é considerado uma voz de exceção no Romantismo brasileiro.

• Para obter informações sobre o Romantismo brasileiro e ler um resumo de Memórias de um Sargento de Milícias, acesse:
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u52.jhtm http://guiadoestudante.abril.com.br/estude/literatura/materia_413965.shtml
• Sobre informações a respeito de Manuel Antonio de Almeida, acesse o link:
http://educacao.uol.com.br/biografias/manuel-antonio-de-almeida.jhtm
• As origens do Romantismo como escola literária, dados sobre o contexto histórico, bem como preciosas informações sobre o Romantismo brasileiro estão disponíveis em:
http://educaterra.terra.com.br/literatura/romantismo/romantismo_11.htm
http://educaterra.terra.com.br/literatura/temadomes/temadomes_romanceromantico_1.htm
http://educaterra.terra.com.br/literatura/temadomes/temadomes_romanceromantico_2.htm
• Memórias de um Sargento de Milícias pode ser lido na íntegra no link:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16987

Profa. Ms. Evaneide Nóbrega de Albuquerque

Arquivos anexados

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