Conteúdos

Membrana Plasmática

Objetivos

Identificar a membrana plasmática como envoltório das células;

Compreender as funções da membrana plasmática, em particular, o controle da troca de substâncias entre o meio externo e interno das células;

Compreender a estrutura da membrana plasmática, proposta em 1972 e aceita atualmente;

Reconhecer o caráter dinâmico da Ciência ao identificar os diferentes modelos propostos para a membrana plasmática;

Compreender os mecanismos de transporte passivo (difusão, difusão facilitada e osmose) e a sua importância para a manutenção do metabolismo celular.
Conteúdos:
Membrana Plasmática.
Estrutura.
Transporte Passivo.
Metabolismo Celular.

1ª Etapa: Apresentação do tema: todas as células apresentam membrana plasmática?

Apresente aos alunos a imagem de uma célula (clique aqui)
Questione os alunos se somente as células eucariontes apresentam membrana plasmática. É importante ressaltar que as células procariontes (bactérias e cianobactérias), também apresentam esta membrana.
Aproveite para destacar com seus alunos que os vírus são seres que não apresentam membrana plasmática e que esta é uma das razões pelas quais não são considerados seres vivos. Para ilustrar isto, você poderá utilizar usar imagens disponíveis aqui.

2ª Etapa: A membrana plasmática apresenta uma camada lipoproteica

Apresente aos alunos os modelos  de Davson e Danielli e o modelo de Singer e Nicholson disponíveis no site português.

É uma excelente oportunidade de trabalhar com seus alunos o caráter dinâmico da Ciência e como a aquisição do conhecimento está ligada tanto ao arcabouço teórico disponível em um determinado momento histórico como também à tecnologia.
A técnica de criofratura que permite observar uma distribuição irregular de proteínas entre camadas de lipídios da membrana e que possibilitou aos estudiosos a elaboração do Modelo do Mosaico Fluído está disponível no site do MEC (Banco Internacional de Objetos Educacionais).

Assista com os alunos ao vídeo disponível no youtube “A membrana plasmática”. Este vídeo apresenta com detalhes o modelo mosaico fluído para membrana aceito atualmente.

3ª Etapa: A membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva

Apresente aos alunos os conceitos de difusão, osmose e difusão facilitada, processos que não envolvem gasto de energia pela célula, utilize as animações disponíveis aqui.
Não esqueça que o conceito de concentração é de extrema importância para compreensão destes processos. Assista ao vídeo disponível no youtube  “A membrana plasmática, parte 2”  para complementar a discussão com os alunos.

4ª Etapa: Fixação

Apresente aos alunos alguns exemplos cotidianos que envolvem os processos de difusão e osmose como, por exemplo, a salada que temperada no almoço está murcha no jantar e o acréscimo de sal a carne e ao bacalhau como prática de conservação. Neste momento você verificará se os alunos entenderam o conceito de concentração. Exemplifique algum dos exemplos na lousa e peça que os alunos indiquem o movimento da água ou sal em cada um dos casos apresentados.

Materiais Relacionados

– Leia o texto Membrana celular: a “pele” que envolve a célula. Este site é um resumo do conteúdo que será explorado neste plano de aula.
– Navegue pelo site Planeta Bio e selecione animações que poderão ser utilizadas no decorrer das aulas com os alunos.
– Leia o texto A interface ciência e educação e o papel da história da ciência para a compreensão do significado dos saberes escolares, de Diamantino Fernandes Trindade, e conheça a importância de trabalhar a História das Ciências na escola.
Consulte a técnica de criofratura, metodologia utilizada para o estudo de membranas celulares, disponível no site do MEC, no Banco Internacional de Objetos Educacionais.
– Confira também os vídeos sugeridos do You Tube:
1. A membrana plasmática, parte 1: funções e estrutura – apresenta com detalhes o modelo mosaico fluído para membrana aceito atualmente.
2. A membrana plasmática, parte 2: transporte pela membrana (difusão simples e facilitada) – apresenta os mecanismos de transporte passivo pela membrana.

Arquivos anexados

  1. Membrana Plasmática

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.