Conteúdos

Animais em extinção;
Regiões brasileiras;
Meio ambiente.

Objetivos

Utilizar a linguagem oral no momento da roda de conversa para expressar conhecimento, opiniões, ideias e relatar suas experiências;

• Valorizar a leitura como fonte de prazer, entretenimento e conhecimento;

• Desenvolver e ampliar a memória musical e sua apreciação;
• Despertar valores e conscientização de preservação do meio ambiente;
• Identificar as espécies de animais em extinção no Brasil as causas de sua extinçãol;
• Conscientizar-se sobre a importância da preservação e cuidados com o meio ambiente para sobrevivência dos animais em extinção.

1ª Etapa: Conversa dirigida

Conversa dirigida na roda, exposição do tema trabalhado, resgatando os conhecimentos prévios e socializando o tema, animais em extinção no Brasil.

2ª Etapa: Leitura do livro.

Leitura  dos livros   Bicharada em perigo. Editora Girafinha. YABU, Fábio e  Tartarugas em perigo. Editora: Panda Bocks; TERNI.

                   

3ª Etapa: Apresentação da música, criatividade, animais em extinção.

Apresentação da música: Amazônia – Patati Patatá (CD Volta ao Mundo), link 4. Conversa e socialização, sobre os animais em extinção, apresentados na música. Visualização de fotos dos animais em extinção que aparecem na música. Entregue uma folha sulfite para cada aluno, disponibilize diferentes tipos de materiais, e solicite que usem a criatividade para fazer um animal em extinção. Após a realização da atividade, faça uma exposição, para socialização e apreciação.

4ª Etapa: Pesquisa na internet de animais em extinção

Proponha aos alunos, que façam uma pesquisa na internet, contemplando: nome do animal em extinção, habitat, alimentação, e algumas curiosidades. Aborde as causas que contribuem para extinção dele e a degradação do meio ambiente: Tatu-Bola,  Borboleta Parides Burchellanus ,  Tartaruga-Marinha, Mico-Leão Dourado, Onça-Pintada

Apresente a distribuição das espécies ameaçadas, utilizando o mapa a seguir

5ª Etapa: Produção de um texto informativo, conscientização da preservação do meio ambiente.

Após a apresentação e socialização da pesquisa, os alunos deverão auxiliar na construção de um texto informativo (coletivo) sobre o tema trabalhado. Depois, você podem compartilhar as informações de conscientização e preservação do meio ambiente com outras salas de aula, com os pais e a comunidade.

A avaliação deve acontecer por meio de observação e registro do desempenho da criança, durante todo processo de desenvolvimento das atividades propostas.

Materiais Relacionados

1. Leitura de livro: TAYLOR, Barbara. Ciência em 3D-Animais e suas moradias; YABU, Fábio. Princesa do mar–Tartarugas em perigo. Editora: Panda Bocks; TERNI, Fábio. Bicharada em perigo. Editora: Girafinha.

2. Lista de animais em maior risco de extinção no Brasil:
5. Música  Amazônia – Patati Patatá (CD – Volta ao Mundo).

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Meio Ambiente: animais em extinção no Brasil

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.