Conteúdos
Dispositivos elétricos: bateria, resistor e multímetro.
Objetivos
Este roteiro visa familiarizar o aluno com alguns dispositivos elétricos comuns, como baterias, resistores e um multímetro, e conhecer as medidas de tensão e resistência elétrica, sendo capaz de realiza-las com o multímetro.
1ª Etapa: Preparação:
Tanto em atividades práticas (experimentais) de eletrodinâmica quanto em problemas e descrições teóricas de circuitos e procedimentos de medidas elétricas, é importante conhecer os medidores elétricos e entender como eles são acoplados aos circuitos para poderem realizar medidas corretas.
Nessa atividade vamos conhecer um pouco mais sobre as medidas elétricas de tensão e resistência, e realizar atividades práticas usando um multímetro e componentes básicos de um circuito elétrico.
Os materiais necessários para a atividade experimental são simples e baratos e geralmente as escolas os possuem (bateria, fios de ligação e clips de bateria, multímero, resistores variados).
VEJA A LISTA DE MATERIAIS /IMAGENS/TABELAS NA ABA “MATERIAL DE APOIO: ARQUIVO DO PLANO”
2ª Etapa: Problematização e sensibilização
Nessa etapa o professor deve apresentar o tema de estudo, “Medidas elétricas: tensão e resistência”, e estimular um debate rápido sobre o que os alunos já sabem sobre o tema. Algumas perguntas podem orientar esse debate e ajudar em uma diagnose dos conhecimentos prévios dos alunos:
1. Como você faria para saber se a voltagem elétrica na sua casa é de 110V ou 220V? Dá para medir com algum aparelho?
2. Você conhece o multímetro? Sabe para que ele serve?
3. Como é possível conferir se a bateria do seu celular tem a tensão que vem indicada nela?
4. Como é possível saber se um material é bom condutor ou isolante elétrico?
Algumas das perguntas acima podem ter respostas dos alunos, outras talvez não tenham. O objetivo nesse momento não é respondê-las, mas sim despertar o interesse no aluno por descobrir as respostas ou refletir sobre elas. Por isso, não dê ainda nenhuma resposta.
É interessante nesse momento apresentar aos alunos rapidamente, sem que eles manipulem os dispositivos, um multímetro, alguns resistores, LEDs, pilhas e baterias (e outros componentes que tiver à mão).
Embora a eletricidade esteja por toda parte, são poucos os alunos que já lidaram com ela na prática, mas é possível que muitos já tenham tomado choques elétricos ou saibam de casos de pessoas que passaram por isso. Converse com eles sobre isso e procure deixar claro que para lidar com a rede elétrica é preciso ser técnico e que eles não devem tentar fazer experimentações com a rede elétrica de suas casas.
3ª Etapa: Explicando brevemente os medidores de eletricidade
O professor pode apresentar o trecho inicial do vídeo sugerido na seção “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” e destacar que é o vídeo produzido por um técnico em eletrônica explicando “ao modo dele” o funcionamento de um multímetro.
A seguir, apresente o resumo abaixo:
Esquemas de montagem para medidas e tensão e resistência elétrica
Para cada tipo de medida elétrica que efetuaremos será preciso ligar o medidor (multímetro devidamente regulado para o tipo de medida desejada) de forma correta ao componente onde se quer efetuar a medida:
4ª Etapa: Efetuando medidas de tensão e resistência elétrica
Essa etapa é prática e o professor deverá compor grupos de alunos conforme a quantidade de material disponível. Procure montar grupos de 4 alunos, se possível.
Antes de distribuir os componentes eletrônicos, converse com a classe e explique as regras de comportamento no laboratório (ou na experimentação em sala de aula).
5ª Etapa: Finalização.
Pergunte a cada grupo que dificuldades encontraram, o descobriram de interessante e comente fatos que você observou nos grupos durante a experimentação. Esse é um bom momento para rever conceitos como resistência elétrica, tensão e bons e maus condutores.
Você pode sugerir como tarefa de casa, ou como complementação da aula, o uso do simulador fornecido na seção “Para Organizar o Seu Trabalho e Saber Mais”.
A avaliação desse tipo de atividade baseia-se fundamentalmente na observação dos alunos ao longo da experimentação. Leve em conta o engajamento, a colaboração e o interesse dos alunos.
Materiais Relacionados
• Medidas práticas de tensão, corrente e resistência (14:12): vídeo de um técnico de eletrônica mostrando como usar o multímetro para efetuar essas medidas