Conteúdos

Dispositivos elétricos: bateria, resistor e multímetro.

Medidas de tensão e resistência elétrica.
Ligação e representação de medidores elétricos em circuitos.
 

Objetivos

Este roteiro visa familiarizar o aluno com alguns dispositivos elétricos comuns, como baterias, resistores e um multímetro, e conhecer as medidas de tensão e resistência elétrica, sendo capaz de realiza-las com o multímetro.

1ª Etapa: Preparação:

Tanto em atividades práticas (experimentais) de eletrodinâmica quanto em problemas e descrições teóricas de circuitos e procedimentos de medidas elétricas, é importante conhecer os medidores elétricos e entender como eles são acoplados aos circuitos para poderem realizar medidas corretas.

 

Nessa atividade vamos conhecer um pouco mais sobre as medidas elétricas de tensão e resistência, e realizar atividades práticas usando um multímetro e componentes básicos de um circuito elétrico.

 

Os materiais necessários para a atividade experimental são simples e baratos e geralmente as escolas os possuem (bateria, fios de ligação e clips de bateria, multímero, resistores variados).

 

VEJA A LISTA DE MATERIAIS /IMAGENS/TABELAS NA ABA “MATERIAL DE APOIO: ARQUIVO DO PLANO”

 

2ª Etapa: Problematização e sensibilização

Nessa etapa o professor deve apresentar o tema de estudo, “Medidas elétricas: tensão e resistência”, e estimular um debate rápido sobre o que os alunos já sabem sobre o tema. Algumas perguntas podem orientar esse debate e ajudar em uma diagnose dos conhecimentos prévios dos alunos:

 

1. Como você faria para saber se a voltagem elétrica na sua casa é de 110V ou 220V? Dá para medir com algum aparelho?

 

2. Você conhece o multímetro? Sabe para que ele serve?

 

3. Como é possível conferir se a bateria do seu celular tem a tensão que vem indicada nela?

 

4. Como é possível saber se um material é bom condutor ou isolante elétrico?

 

Algumas das perguntas acima podem ter respostas dos alunos, outras talvez não tenham. O objetivo nesse momento não é respondê-las, mas sim despertar o interesse no aluno por descobrir as respostas ou refletir sobre elas. Por isso, não dê ainda nenhuma resposta.

 

É interessante nesse momento apresentar aos alunos rapidamente, sem que eles manipulem os dispositivos, um multímetro, alguns resistores, LEDs, pilhas e baterias (e outros componentes que tiver à mão).

 

Embora a eletricidade esteja por toda parte, são poucos os alunos que já lidaram com ela na prática, mas é possível que muitos já tenham tomado choques elétricos ou saibam de casos de pessoas que passaram por isso. Converse com eles sobre isso e procure deixar claro que para lidar com a rede elétrica é preciso ser técnico e que eles não devem tentar fazer experimentações com a rede elétrica de suas casas.

 

3ª Etapa: Explicando brevemente os medidores de eletricidade

O professor pode apresentar o trecho inicial do vídeo sugerido na seção “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” e destacar que é o vídeo produzido por um técnico em eletrônica explicando “ao modo dele” o funcionamento de um multímetro. 

 

A seguir, apresente o resumo abaixo:

 

Esquemas de montagem para medidas e tensão e resistência elétrica

 

Para cada tipo de medida elétrica que efetuaremos será preciso ligar o medidor (multímetro devidamente regulado para o tipo de medida desejada) de forma correta ao componente onde se quer efetuar a medida:

 

Voltímetro: medida de tensão

 

Um voltímetro mede a tensão ou diferença de potencial UV entre seus terminais. Para fazê-lo medir a diferença de potencial UR entre os terminais do resistor é necessário conectá-lo em paralelo com o resistor, de forma que  UV  =  UR.

 

A introdução do voltímetro em paralelo com o resistor diminui a resistência total, alterando a tensão e a corrente no resistor.

 

Se RV ?? R esse efeito será desprezível, portanto é desejável que um voltímetro tenha resistência tão grande quanto possível.

Ohmímetro: medida de resistência

 

Um ohmímetro mede a resistência elétrica de um componente aplicando uma diferença de potencial sobre o componente e medindo a corrente que o percorre.

 

O componente precisa ser desconectado do circuito ao qual está ligado para ter sua resistência medida por um ohmímetro.

 

A resistência também pode ser determinada através das medidas da tensão e da corrente no resistor, calculando-se a razão entre as duas medidas. 

 

4ª Etapa: Efetuando medidas de tensão e resistência elétrica

Essa etapa é prática e o professor deverá compor grupos de alunos conforme a quantidade de material disponível. Procure montar grupos de 4 alunos, se possível.

 

Antes de distribuir os componentes eletrônicos, converse com a classe e explique as regras de comportamento no laboratório (ou na experimentação em sala de aula).

 

Procure disponibilizar pelo menos 4 resistores diferentes e, além deles, outros materiais comuns na sala de aula, como clips de papel, lápis (para medir a resistência do grafite), régua, borracha, etc.

 

MEDIDA DE TENSÃO (D.D.P. OU VOLTAGEM) ELÉTRICA

 

1. Nessa etapa você usará:

 

a. Uma bateria de 9v

 

b. Um multímetro

 

2. Certifique-se de que a bancada de experimentação esteja vazia e limpa.

 

3. Ouça atentamente as instruções do professor sobre como ligar as pontas de prova ao multímetro e sobre como manipulá-lo.

 

4. Coloque o seletor do multímetro na escala de medidas de tensão com fundo de escala de 20 V.

 

5. Encoste as extremidades das pontas de prova nos terminais da bateria e anote o resultado, juntamente com os demais dados solicitados, na tabela abaixo.

 

Tensão da bateria (anote o valor positivo da tensão)

 

6. Inverta as pontas de prova em relação aos terminais da bateria e meça novamente a tensão. O que acontece?

 

MEDIDA DE RESISTÊNCIA ELÉTRICA

 

1. Nessa etapa você usará:

 

a. Um multímetro

 

b. Resistores variados

 

2. Certifique-se de que a bancada de experimentação esteja vazia e limpa.

 

3. Coloque o seletor do multímetro na escala de medida de resistências com fundo de escala de 2000k.

 

4. Ligue as pontas de prova às extremidades de cada um dos resistores e verifique o valor indicado no mostrador. Vá diminuindo o fundo de escala até atingir o mínimo ou até que o mostrador indique um “estouro de fundo de escala”.

 

5. Anote os valores obtidos para cada resistor na tabela abaixo:

 

Resistor 1

 

Resistor 2

 

Resistor 3

 

Resistor 4

 

6. Inverta as pontas de prova em relação às extremidades dos resistores e meça novamente o valor das resistências. O que acontece?

 

5ª Etapa: Finalização.

Pergunte a cada grupo que dificuldades encontraram, o descobriram de interessante e comente fatos que você observou nos grupos durante a experimentação. Esse é um bom momento para rever conceitos como resistência elétrica, tensão e bons e maus condutores.

 

Você pode sugerir como tarefa de casa, ou como complementação da aula, o uso do simulador fornecido na seção “Para Organizar o Seu Trabalho e Saber Mais”.

 

A avaliação desse tipo de atividade baseia-se fundamentalmente na observação dos alunos ao longo da experimentação. Leve em conta o engajamento, a colaboração e o interesse dos alunos.

 

Materiais Relacionados

Medidas práticas de tensão, corrente e resistência (14:12): vídeo de um técnico de eletrônica mostrando como usar o multímetro para efetuar essas medidas

 
 
Veja os materiais necessários na 1ª etapa das atividades

Arquivos anexados

  1. Medidas elétricas: tensão e resistência.

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