Conteúdos
Este plano de aula trata do conceito de tempo, sendo direcionado aos anos iniciais do ensino fundamental. O material traz propostas para a aplicação prática desse conceito no cotidiano em relação às medidas de tempo.
Objetivos
Compreender os conceitos de tempo;
- Identificar abordagens sobre o tema e instrumentos de medidas de tempo;
- Realizar atividades relacionadas; e
- Aplicar o conceito de tempo.
Conteúdos / Objetos do conhecimento:
- Introdução ao conceito e suas classificações;
- Atividade de classificação;
- Tempo e suas abordagens em medidas; e
- Jogo – roleta do tempo.
Palavras-chave:
Tempo. Relógio. Medidas de tempo.
Previsão para aplicação:
4 aulas de 50 minutos/cada.
Proposta de trabalho:
A sugestão é que você faça uma primeira conversa com a turma para identificar os conhecimentos prévios necessários ao trabalho, começando com um brainstorm – bate-papo para compartilhar os conhecimentos sobre o assunto – na aplicação de um mapa conceitual – escrever na lousa a palavra TEMPO e perguntar quais palavras eles lembram quando se fala em tempo – do tema abordado.
Depois disso, siga os passos sugeridos nas etapas descritas abaixo.
Bom trabalho!
1ª Etapa: Tempo – conceito: introdução
Comece a aula com uma pergunta: “O que você lembra quando se fala em tempo?”. Incentive os alunos a compartilharem suas hipóteses.
Apresente informações sobre o mapa conceitual que será desenhado, questionando os reais motivos dessas possíveis hipóteses. Por exemplo:
- Tempo tem relação com passado, presente e futuro.
- Uma forma simples de lembrar é reconhecer o relógio, que é dividido em partes e nos lembra a divisão ou a fração do tempo durante um dia.
Para enriquecer e aprofundar a discussão, apresente à turma materiais adicionais (calendários, relógios, agendas…) que tratem dos assuntos relacionados a tempo.
Use alguns artigos e atividades relacionadas. Abaixo, há sugestões de vídeos apropriados para alunos do ensino fundamental:
Acesso em: 01 de novembro de 2023.
Acesso em: 01 de novembro de 2023.
Acesso em: 01 de novembro de 2023.
Acesso em: 01 de novembro de 2023
2ª Etapa: Atividade
Peça aos alunos que tragam instrumentos que utilizam no dia a dia para medir o tempo: calendários, agendas, relógios digitais e analógicos, ampulhetas.
- Peça aos alunos que indiquem quais informações cada instrumento proporciona na indicação do tempo. Por exemplo, o relógio pode ter horas, minutos, segundos, dia da semana.
- Discuta, em conjunto com a turma, as classificações realizadas, debatendo possíveis organizações para o uso de tais instrumentos.
3ª Etapa: Exercícios com correção realizada por pares
Divida a turma em duplas ou grupos pequenos.
- Dê uma lista dos possíveis instrumentos trazidos e ajude os alunos a organizarem horas, minutos, dias, semanas, meses, anos e estações durante um período.
- Depois de finalizado, peça que os grupos troquem as observações entre si, de forma que um grupo faça a correção do exercício do outro grupo, sendo necessário justificar a correção em caso de indicação de erro dos colegas.
- Acompanhe a atividade, intervindo caso seja necessário, mas permitindo e incentivando que os alunos trabalhem e se expressem de forma autônoma.
4ª Etapa: Tempo em situações cotidianas
Discuta com a turma exemplos de situações cotidianas em que o conhecimento de tempo e organização estão presentes.
Apresente uma atividade de organização semanal escolar, fazendo as principais observações. Peça aos alunos que anotem em seu caderno a agenda semanal das aulas que eles têm durante a semana, perguntando quantos minutos tem cada aula e quantas horas de aula há durante a semana.
Veja esse modelo de exemplo na tabela abaixo:
Anote que cada aula tem duração de 45 minutos e utilize a operação de multiplicação, explicando a quantidade de aulas durante a semana, e que, em horas, isso representa o cálculo de transformação de horas para minutos.
Aproveite e compartilhe as relações:
1 ano = 12 meses = 365 dias
1 dia = 24 horas = 1.440 minutos
1 minuto = 60 segundos = 3.600 milionésimos
1 estação ≈ 3 meses ≈ 90 dias
1 século = 100 anos = 1.200 meses
O importante é fazer a relação de tempo com operações de divisão ou multiplicação, de acordo com o que se propõe.
Por último, discuta de forma coletiva, reproduza a resolução na lousa e debata com a turma os caminhos possíveis para resolver.
Dê outros exemplos de seu conhecimento. Pergunte se alguém segue alguma agenda e costuma anotar as horas para realizar uma certa atividade.
5ª Etapa: Jogo – roleta do tempo
Monte uma roleta com 10 perguntas relacionadas ao tema.
Para montá-la, adiante os materiais necessários para a próxima aula; todos participarão da construção.
Veja como montar uma roleta pedagógica.
Acesso em: 07 de novembro de 2023.
A roleta conterá 10 sessões:
- Em que ano você nasceu?
- Quantos meses você tem?
- Quantos dias dura o inverno?
- Quantas horas tem um dia?
- Quantos minutos tem uma hora?
- Quantos segundos tem um minuto?
- Quantos segundos tem uma hora?
- Quantas horas de vida você tem?
- Quantos minutos você fica no celular durante o dia?
- Quantas horas você dorme por dia?
Deixe que cada grupo ou dupla de alunos responda um ao outro, anotando em seus cadernos. Peça que anotem o tempo que cada um levou para responder. Quem levou menos tempo e acertou as perguntas ganha a disputa.
Plano de aula elaborado pela professora Mariana Oliveira.
Coordenação pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Monge.
Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.