Conteúdos

Este plano de aula trata do conceito de tempo, sendo direcionado aos anos iniciais do ensino fundamental. O material traz propostas para a aplicação prática desse conceito no cotidiano em relação às medidas de tempo.

Objetivos

Compreender os conceitos de tempo;

  • Identificar abordagens sobre o tema e instrumentos de medidas de tempo;
  • Realizar atividades relacionadas; e
  • Aplicar o conceito de tempo.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Introdução ao conceito e suas classificações;
  • Atividade de classificação;
  • Tempo e suas abordagens em medidas; e
  • Jogo – roleta do tempo.

Palavras-chave:

Tempo. Relógio. Medidas de tempo.

Previsão para aplicação:

4 aulas de 50 minutos/cada.

Proposta de trabalho:

A sugestão é que você faça uma primeira conversa com a turma para identificar os conhecimentos prévios necessários ao trabalho, começando com um brainstorm – bate-papo para compartilhar os conhecimentos sobre o assunto – na aplicação de um mapa conceitual – escrever na lousa a palavra TEMPO e perguntar quais palavras eles lembram quando se fala em tempo – do tema abordado.

Depois disso, siga os passos sugeridos nas etapas descritas abaixo.

Bom trabalho!

1ª Etapa: Tempo – conceito: introdução

Comece a aula com uma pergunta: “O que você lembra quando se fala em tempo?”. Incentive os alunos a compartilharem suas hipóteses.

Apresente informações sobre o mapa conceitual que será desenhado, questionando os reais motivos dessas possíveis hipóteses. Por exemplo:

  • Tempo tem relação com passado, presente e futuro.
  • Uma forma simples de lembrar é reconhecer o relógio, que é dividido em partes e nos lembra a divisão ou a fração do tempo durante um dia.

Para enriquecer e aprofundar a discussão, apresente à turma materiais adicionais (calendários, relógios, agendas…) que tratem dos assuntos relacionados a tempo.

 Use alguns artigos e atividades relacionadas. Abaixo, há sugestões de vídeos apropriados para alunos do ensino fundamental:

Acesso em: 01 de novembro de 2023.

Acesso em: 01 de novembro de 2023.

Acesso em: 01 de novembro de 2023.

Acesso em: 01 de novembro de 2023

2ª Etapa: Atividade

Peça aos alunos que tragam instrumentos que utilizam no dia a dia para medir o tempo: calendários, agendas, relógios digitais e analógicos, ampulhetas.

  • Peça aos alunos que indiquem quais informações cada instrumento proporciona na indicação do tempo. Por exemplo, o relógio pode ter horas, minutos, segundos, dia da semana.
  • Discuta, em conjunto com a turma, as classificações realizadas, debatendo possíveis organizações para o uso de tais instrumentos.

3ª Etapa: Exercícios com correção realizada por pares

Divida a turma em duplas ou grupos pequenos.

  • Dê uma lista dos possíveis instrumentos trazidos e ajude os alunos a organizarem horas, minutos, dias, semanas, meses, anos e estações durante um período.
  • Depois de finalizado, peça que os grupos troquem as observações entre si, de forma que um grupo faça a correção do exercício do outro grupo, sendo necessário justificar a correção em caso de indicação de erro dos colegas.
  • Acompanhe a atividade, intervindo caso seja necessário, mas permitindo e incentivando que os alunos trabalhem e se expressem de forma autônoma.

4ª Etapa: Tempo em situações cotidianas

Discuta com a turma exemplos de situações cotidianas em que o conhecimento de tempo e organização estão presentes.

Apresente uma atividade de organização semanal escolar, fazendo as principais observações. Peça aos alunos que anotem em seu caderno a agenda semanal das aulas que eles têm durante a semana, perguntando quantos minutos tem cada aula e quantas horas de aula há durante a semana.

Veja esse modelo de exemplo na tabela abaixo:

tabela-medidas-tempo

Anote que cada aula tem duração de 45 minutos e utilize a operação de multiplicação, explicando a quantidade de aulas durante a semana, e que, em horas, isso representa o cálculo de transformação de horas para minutos.

Aproveite e compartilhe as relações:

1 ano = 12 meses = 365 dias

1 dia = 24 horas = 1.440 minutos

1 minuto = 60 segundos = 3.600 milionésimos

1 estação ≈ 3 meses ≈ 90 dias

1 século = 100 anos = 1.200 meses

O importante é fazer a relação de tempo com operações de divisão ou multiplicação, de acordo com o que se propõe.

Por último, discuta de forma coletiva, reproduza a resolução na lousa e debata com a turma os caminhos possíveis para resolver.

 Dê outros exemplos de seu conhecimento. Pergunte se alguém segue alguma agenda e costuma anotar as horas para realizar uma certa atividade.

5ª Etapa: Jogo – roleta do tempo

Monte uma roleta com 10 perguntas relacionadas ao tema.

Para montá-la, adiante os materiais necessários para a próxima aula; todos participarão da construção.

Veja como montar uma roleta pedagógica.

Acesso em: 07 de novembro de 2023.

A roleta conterá 10 sessões:

  • Em que ano você nasceu?
  • Quantos meses você tem?
  • Quantos dias dura o inverno?
  • Quantas horas tem um dia?
  • Quantos minutos tem uma hora?
  • Quantos segundos tem um minuto?
  • Quantos segundos tem uma hora?
  • Quantas horas de vida você tem?
  • Quantos minutos você fica no celular durante o dia?
  • Quantas horas você dorme por dia?

Deixe que cada grupo ou dupla de alunos responda um ao outro, anotando em seus cadernos. Peça que anotem o tempo que cada um levou para responder. Quem levou menos tempo e acertou as perguntas ganha a disputa.

Plano de aula elaborado pela professora Mariana Oliveira.

Coordenação pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.