Conteúdos
Compreender o conceito de divisor
Objetivos
O objetivo deste plano de aula é ampliar a interpretação dessa técnica, estimulando sua compreensão e seu significado.
1ª Etapa: Pesquisando sobre os biomas brasileiros
Organize os alunos em grupos e sorteie um bioma brasileiro para cada grupo pesquisar. Os biomas a serem pesquisados são: Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga, Cerrado, Amazônia e Pampas.
Roteiro de orientação para a coleta de informações:
Solicite que, em casa os alunos pesquisem nos sites sugeridos no Para Saber Mais e selecionem textos que respondam às questões abaixo:
• Características específicas do bioma a ser pesquisado: nome de alguns animais que vivem nesse bioma e da vegetação específica.
• Características dos animais que vivem nesse bioma.
• Características das plantas que vivem nesse bioma.
• Características do clima (semi-árido, árido, úmido).
• Fotos dos animais e da vegetação pesquisados.
• Fotos do ambiente.
Peça para os alunos que, ao coletarem as informações e fazerem uma leitura prévia, destaquem o que for relevante com caneta marca texto.
2ª Etapa: Socialização da pesquisa
Agora, peça aos alunos que socializem as informações selecionadas dentro dos grupos de acordo com os biomas que pesquisaram.
Deixe os alunos conversarem e trocarem as informações que trouxeram sobre o bioma que pesquisaram. Nesse momento é importante que você oriente-os em relação à organização das informações e das fotos que trouxeram.
Não se esqueça de pedir que indiquem a fonte das informações coletadas (endereço do site completo, nome do autor do texto e do fotógrafo).
3ª Etapa: Confecção de banners
A partir da seleção das informações, de acordo com o roteiro sugerido, pelos alunos, você deverá orientá-los para que confeccionem um banner do bioma que pesquisaram. Entregue aos grupos um pedaço de papel Kraft (de mais ou menos 50 cm X 1,50 m) para a produção dos banners. Lembre-se que cada grupo é responsável por um bioma e que os banners devem conter as seguintes informações:
• Imagens do bioma;
• Descrição das características clima;
• Imagens dos animais com legenda descritiva;
• Imagens da vegetação com legenda descritiva.
4ª Etapa: Socialização dos banners
Combine com os alunos um dia para expor os banners na sala de aula de modo que cada grupo apresente para o restante da turma o bioma que pesquisou.
Orientação para intervenção durante a apresentação dos trabalhos:
1) Por que na Amazônia o solo é úmido?
• Leve os alunos a refletirem sobre o fato da Floresta Amazônica ser uma mata fechada e que, por isso, fica mais difícil a luz do sol penetrar entre as árvores e atingir o solo, o que o deixa mais úmido. Além disso, é uma região onde tem muita chuva.
2) Por que a Caatinga é tão seca?
• Converse com os alunos sobre a seca e o seu enfrentamento. Por que será que o problema persiste há tantas décadas e a irrigação e a construção de cisternas ainda não cobre toda a região.
3) Ainda pensando na Caatinga, qual é a diferença entre agreste e sertão?
• O agreste é uma faixa de transição entre o interior seco e a Mata Atlântica. O sertão apresenta vegetação mais rústica.
4) Por que a Mata Atlântica é considerada um dos biomas mais ameaçados do planeta?
• Nesta questão, procure abordar com os alunos a questão do desmatamento da Mata Atlântica e suas consequências.
5) Por que a área do Cerrado vem diminuindo nos últimos anos?
• Converse com alunos sobre a questão do avanço da agricultura nessa região (plantio da soja) que tem diminuído o tamanho do Cerrado.
6) Por que o Pantanal é uma região alagada?
• Você deverá retomar com os alunos o fato do Pantanal ser uma região que tem grade quantidade de chuva e que em alguns períodos sofre alagamentos causados pelo transbordamento de lagos, córregos e rios.
7) Por que na região dos Pampas a principal atividade econômica é a pecuária?
• Isso acontece porque os pampas têm como característica a vegetação rasteira.
5ª Etapa: Conclusão
Após as apresentações dos grupos, solicite que façam um registro coletivo no caderno de Ciências destacando as características de cada bioma brasileiro de acordo com o que os alunos pesquisaram e registraram nos banners. Procure estabelecer comparações entre os biomas.
Orientação para comparar os biomas:
• Peça para os alunos explicarem por que um cacto não consegue viver na Floresta Amazônica.
• Peça para compararem a Mata Atlântica com a Floresta Amazônica; o Cerrado com a Caatinga; os Pampas com o Cerrado.
Ao fazer essas comparações é importante que você possibilite aos alunos perceberem o quanto o ambiente influencia na formação da vegetação e, consequentemente, na fauna que habita determinado lugar.
Procure fazer os alunos perceberem que o limite entre os biomas é flexível e que existem áreas de transição de um para o outro.
6ª Etapa: Exposição dos banners para a comunidade escolar
Sugestão: Sugira aos alunos que recriem com material reciclável o ambiente de cada ecossistema onde serão expostos os banners.
Exemplo: o grupo que pesquisou sobre a Caatinga pode reproduzir o ambiente, os animais e a vegetação da caatinga utilizando materiais recicláveis como se estivessem na caatinga. Dessa forma, pretende-se que os visitantes
No dia da exposição, você poderá convidar a comunidade escolar e os pais dos alunos para apreciarem a exposição.
7ª Etapa: Aproximação do tem
Peça aos alunos que desenhem no caderno um segmento de reta com comprimento igual a 16 cm.
Mostre na lousa em quantas partes esse segmento pode ser dividido, identificando os divisores de 16:
– em 2 partes de 8 cm;
– em 4 partes de 4 cm; >divisores de 16: 1,2,4,8 e 16.
– em 8 partes de 2 cm;
– em 16 partes de 1 cm;
Agora, peça aos alunos que desenhem no caderno um outro segmento, com 24 cm. Repita o procedimento anterior para descobrir os divisores de 24:
– em 2 partes de 12 cm;
– em 3 partes de 8 cm;
– em 4 partes de 6 cm;
– em 6 partes de 4 cm; > divisores de 24: 1,2,3,4,6,8,12 e 24.
– em 8 partes de 3 cm;
– em 12 partes de 2 cm;
– em 24 partes de 1 cm;
8ª Etapa: Desafio e aplicações
Forme grupos de, no máximo quatro alunos, e oriente-os para que desenhem, em uma folha de papel sulfite, um retângulo de 16 por 24 cm. No interior da figura, peça que desenhem quadrados iguais.
Socialize as descobertas (será possível a formação de quadrados com 1 cm, 2 cm, 4 cm ou 8 cm de lado.
Mostre que são esses os divisores comuns de 16 e 24.
9ª Etapa: Resolução de problemas
Proponha problemas cuja resolução envolva o cálculo do máximo divisor comum como, por exemplo,
1 ) Um piso retangular com 1,40 m de comprimento e 2,60 m de largura deverá ser revestido com lajotas quadradas. Considerando que o piso é uniforme e que as lajotas serão encaixadas sem nenhuma folga, calcule as medidas dos lados dessas lajotas, na condição de se usar o menor número possível de lajotas.
Professor, permita que os alunos resolvam e discutam o problema até que encontrem a melhor maneira de resolvê-lo. Se julgar necessário, intervenha durante o debate.
Materiais Relacionados
O máximo divisor comum é um procedimento muitas vezes descrito somente como uma técnica de cálculo. O objetivo deste plano de aula é ampliar a interpretação dessa técnica, estimulando sua compreensão e seu significado.