Conteúdos
Este plano de aula tem como foco o trabalho com o jogo matemático “dados mágicos”, que possibilita aos/às estudantes explorar conceitos de valor posicional, composição e decomposição de números e cálculo mental de forma lúdica e significativa. A utilização de jogos em matemática favorece a participação ativa, a interação entre os/as estudantes e o desenvolvimento de estratégias de cálculo, tornando o aprendizado mais dinâmico e prazeroso.
Objetivos
- Conhecer e jogar o jogo ‘dados mágicos’.
- Compreender o valor posicional dos números.
- Desenvolver estratégias de cálculo mental e tomada de decisão.
- Ler e interpretar os números formados, identificando o maior número formado em cada rodada do jogo.
- Analisar quantidades formadas na composição numérica dos dados.
- Fazer o controle dos pontos feitos em cada rodada, registrando os números formados.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Valor posicional.
- Composição e decomposição de números naturais.
- Comparação e ordenação de números.
- Operações com números naturais.
- Resolução de problema.
- Estratégias de cálculo mental para compor números de três ordens.
- Registro numérico.
Palavras-chave:
Matemática; Jogos matemáticos; Dados mágicos; Cálculo mental; Valor posicional; Composição e decomposição de números.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min).
1ª Etapa: Levantando os conhecimentos
- Organize a turma em uma roda de conversa.
- Comece a aula levantando os conhecimentos prévios, perguntando: ‘quantos números há em um dado?’; ‘Como os números são representados nos dados?’
- Você também pode perguntar: “Qual é o maior número que pode ser formado com os números a seguir? – a ideia não é somar nem multiplicar, e sim compor os números, considerando o valor posicional.”

2ª Etapa: Apresentação das regras do jogo
Professor/a, organize com antecedência os materiais necessários e conheça as regras.
DADOS MÁGICOS
Materiais necessários:
- 3 dados por grupo (podem ser dados comuns ou confeccionados com papelão/EVA).
- Papel e lápis para anotar os pontos.
Como jogar:
Joga-se com dois ou três dados.
Um deles será o “supermágico”, que valerá 100 pontos; o outro será o dado “mágico”, que valerá 10 pontos, e o último será o dado “comum”, que valerá um ponto. Ou seja: 3 dados (um dado terá seu valor normal / outro dado vale 10 / outro dado vale 100).
O jogador lançará os 3 dados ao mesmo tempo e atribuirá a cada um deles um valor e um nome: o jogador decidirá qual dado será o “supermágico”, qual será o “mágico” e qual será o “comum”.
O objetivo é fazer o maior número de pontos por rodada.
Os jogadores devem usar lápis e papel para controlar os pontos de cada rodada e saber quem ganhou a partida.
Ganha o jogador que fizer o maior número de pontos.
Defina com a turma quantas rodadas cada grupo fará.
Sugestão de tabela para registro das pontuações:
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DADO SUPERMÁGICO |
DADO MÁGICO |
DADO COMUM |
TOTAL DE PONTOS |
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___ |
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- Explique sobre as regras do jogo:
Cada jogador/a lança os três dados ao mesmo tempo.
Após ver os números sorteados, ele/a escolhe:
- qual será o dado supermágico (vale 100 pontos).
- qual será o dado mágico (vale 10 pontos).
- e qual será o dado comum (vale 1 ponto).
O/a jogador/a faz o cálculo: (valor do dado supermágico × 100) + (valor do dado mágico × 10) + (valor do dado comum × 1) e anota o total de pontos da rodada.
Após o número combinado de rodadas, vence quem tiver a maior pontuação.
Explique que o objetivo é jogar para formar o maior número possível em cada rodada, usando os valores de 100, 10 e 1.
- Pergunte: Todos/as entenderam as regras? Alguém poderia explicar?
- Ouça e verifique a compreensão.
Se considerar necessário, mostre um exemplo no quadro/lousa:
Se o/a jogador/a tirar os dados 2, 4 e 5, quais as possíveis composições? – 245 / 254 / 425 / 452 / 524 / 542 – qual é a maior?
Explique que, nesse caso, para ganhar, o/a jogador/a pode escolher 5 como supermágico (500), 4 como mágico (40), 2 como comum (2) = 542 pontos.

3ª Etapa: Jogo
Organize a turma em duplas ou trios.
Cada grupo recebe 3 dados.
Cada jogador recebe uma tabela para registrar seus pontos (você pode incluir mais linhas, a depender do número de rodadas combinadas com a turma).
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DADO SUPERMÁGICO |
DADO MÁGICO | DADO COMUM |
TOTAL DE PONTOS |
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___ |
___ | ___ |
___ |
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___ |
___ |
___ |
___ |
| ___ | ___ | ___ |
___ |
Explique que cada jogador faz sua jogada e registra a pontuação.
Os/As demais estudantes da dupla/trio acompanham os registros dos/as colegas ao longo das rodadas.
Ao final das rodadas, devem somar os pontos para descobrir o/a vencedor/a de cada grupo.
Enquanto jogam, circule entre os grupos para apoiar no cálculo e reforçar a ideia de valor posicional. Ofereça ajuda e reforce a regra, quando necessário.
Outros observáveis:
Verifique se realizam cálculos com autonomia.
Acompanhe a participação e as estratégias utilizadas durante o jogo.
Apoie nos registros dos números formados em cada rodada.
4ª Etapa: Reflexão sobre as estratégias
Após todos os grupos finalizarem o jogo, organize a turma de modo a promover uma reflexão coletiva.
Retome com a turma a importância de entender a posição dos números.
Coloque exemplos no quadro/lousa, organizando a discussão coletivamente.
Exemplo: se um jogador tirou esses três dados:

- Qual é o maior número possível de ser formado com esses três dados?
- Qual estratégia vocês usariam para escolher o dado supermágico?
- O que aconteceria se escolhêssemos o 1 como supermágico?
Peça para que falem sobre as estratégias e expliquem como pensaram, favorecendo que todos/as compreendam as estratégias dos/as colegas.
5ª Etapa: Resolução de situações-problema
Elabore situações-problema a partir do jogo ‘dados mágicos’, para que as duplas resolvam. Esse é um momento importante para que a turma reflita sobre estratégias e pense em soluções a partir de suas vivências no jogo.
Exemplo:
Marina e Gustavo estavam jogando ‘dados mágicos’. Eles fizeram os seguintes registros na primeira rodada:
Registro da Marina:
|
DADO SUPERMÁGICO |
DADO MÁGICO | DADO COMUM | TOTAL DE PONTOS |
| 2 | 4 | 1 |
241 |
Registro do Gustavo:
|
DADO SUPERMÁGICO |
DADO MÁGICO | DADO COMUM | TOTAL DE PONTOS |
| 3 | 3 | 1 |
331 |
Eles fizeram a maior pontuação possível com os dados que tiraram na rodada?
Gabarito:
Marina não fez o maior registro possível, que seria 421. Gustavo fez o maior número possível com os dados que tirou.
Outras perguntas podem ser feitas, como:
Um jogador tirou esses três dados:

Para fazer a maior pontuação, qual dado deveria ser escolhido para ser:
Supermágico:
Mágico:
Comum:
Qual é a maior pontuação possível com esses 3 dados?
6ª Etapa: Sistematização dos saberes
Organize um momento de reflexão final, reforçando os principais aprendizados da aula:
- Podemos aprender muito com os jogos matemáticos – eles ajudam a pensar e calcular de forma divertida.
- A posição de um número (centena, dezena ou unidade) muda o valor total.
- Podemos usar estratégias para compor e decompor números de maneiras diferentes.
- Trabalhar em grupo favorece a troca de ideias e estratégias.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Renata Helene Ferreira Campos.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: mightyisland – Getty Images