Conteúdos
Neste plano de aula, trataremos das formas geométricas planas, abordando suas características, as diferenças entre polígonos e não polígonos, e trazendo algumas questões introdutórias referentes a ângulos e vértices.
Ao final, há propostas de atividades que têm o objetivo de fixar os conteúdos e ajudar os alunos na compreensão e visualização dos temas tratados.
● Polígonos;
● Não polígonos;
● Ângulos;
● Vértices.
Objetivos
● Entender o que é forma geométrica;
● Compreender as diferenças entre polígonos e não polígonos; e
● Construir relações entre formas geométricas, ângulos e vértices.
1ª Etapa: O que são formas geométricas planas?

Para iniciar, faça junto aos seus alunos um levantamento sobre o que eles acreditam que são as formas geométricas planas e o que sabem sobre elas. Anote os pontos que forem falados, para que possam ser revisitados ao longo das aulas, para confirmação e/ou correção das informações.
Depois disso, faça uma introdução ao conceito de formas geométricas planas passando, necessariamente, pelos seguintes pontos:
● a área da matemática que trata das formas geométricas planas é a geometria;
● formas geométricas são figuras constituídas de um conjunto de pontos;
● formas geométricas planas são figuras que possuem duas dimensões (bidimensionais);
● as formas geométricas planas podem ser classificadas em polígonos e não polígonos.
2ª Etapa: Polígonos

É interessante iniciar o estudo dos polígonos mostrando aos seus alunos algumas imagens e pedindo que eles tentem encontrar o que há de comum entre elas, de forma a elencar quais seriam, então, as características dos polígonos.
Fale sobre o significado da palavra polígono (poli=muitos e gonos=lados) e, em um segundo momento, explique que, para que uma forma geométrica plana seja considerada um polígono, é necessário que ela cumpra alguns requisitos, sendo uma figura:
● fechada;
●formada por segmentos de reta (nenhum de seus lados pode ter curvas) que não se cruzam.
Exemplos de polígonos:
● triângulo;
● retângulo;
●pentágono.
Exponha aos alunos que a nomenclatura dos polígonos varia de acordo com a quantidade de lados, e demonstre usando uma imagem como a abaixo:

Para finalizar, mostre a eles a relação lógica que existe entre o nome do polígono e o seu número de lados:
● Triângulo – possui 3 lados
● Quadrilátero – possui 4 lados
● Pentágono – possui 5 lados
● Hexágono – possui 6 lados
● Heptágono – possui 7 lados
● Octógono – possui 8 lados
● Eneágono – possui 9 lados
● Decágono – possui 10 lados
● Undecágono – possui 11 lados
● Dodecágono – possui 12 lados
● Pentadecágono – possui 15 lados
●Icoságono – possui 20 lados
3ª Etapa: Não polígonos

Na sequência, mostre para a turma algumas imagens de não polígonos e peça que eles tentem encontrar o que há de comum entre elas, de forma a elencar quais seriam, então, as características dos não polígonos.
Explique que nem todas as figuras contam com as características necessárias para serem classificadas como polígonos e, nesse caso, elas são denominadas não polígonos.
Portanto, não polígonos são as figuras:
● abertas;
● que têm curvas; ou
● que contam com segmentos que se cruzam.
Na situação-problema que estamos usando como exemplo, seria interessante destacar que informações? Pensem juntos sobre isso!
Exemplos de não polígonos:
● círculo;
● coração;
● linha curva.
4ª Etapa:

Tendo como ponto de partida os polígonos, conte aos alunos que o ponto em que duas semirretas se encontram é denominado ângulo. É importante que eles saibam que, além de lados, todos os polígonos possuem ângulos.
Além disso, explique que os ângulos são classificados, de acordo com suas medidas, em:
a) ângulo agudo – menor do que 90 graus:

b) ângulo reto – igual a 90 graus:

c) ângulo obtuso – maior do que 90 graus:

d) ângulo raso – igual a 180 graus:

Para finalizar a introdução ao assunto, sugiro que os alunos assistam ao vídeo abaixo:
● Ângulos para crianças – tipos de ângulos.
Acesso em: 24 de setembro de 2021.
5ª Etapa: Vértices

Como último ponto a ser abordado, e ainda tendo por base os polígonos, explique para a turma que os pontos de encontro dos lados de um polígono são os vértices. Para facilitar a compreensão, demonstre utilizando desenhos como o acima, em que os vértices estão destacados.
6ª Etapa: Proposta de atividade
Segue abaixo proposta de atividade, que tem o objetivo de exercitar de forma enriquecedora os conhecimentos tratados neste plano de aula:
Em grupos, os alunos deverão desenhar três polígonos, de acordo com as instruções abaixo e, ao final, preencher a tabela.
Instruções:
● Tenho 4 lados de medidas iguais e 4 ângulos retos.
● Tenho 2 lados de medidas diferentes e 4 ângulos retos.
● Tenho 4 ângulos de medidas iguais, 2 ângulos agudos e 2 ângulos obtusos.

Materiais Relacionados
● Polígonos – nome dos polígonos – geometria plana.
Acesso em: 24 de setembro de 2021.
● Ângulos para crianças – tipos de ângulos.
Acesso em: 24 de setembro de 2021.
Acesso em: 24 de setembro de 2021.
● Ângulos – definição e tipos de ângulos.
Acesso em: 24 de setembro de 2021.
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