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Marca e Mercadoria

Objetivos

Explorar o conceito marxista de mercadoria
Compreender as relações econômicas e ideológicas que fazem parte do conceito de marca
Exercitar o senso crítico acerca do valor de bens de consumo
 

Antes de dar início às Etapas consulte a aba Para Saber Mais.

1ª Etapa: Verificando o conceito

Inicie a aula perguntando a seus alunos as marcas de que mais gostam e se eles dão importância a essas marcas (de roupa, celulares, produtos alimentícios etc.). Solicite que justifiquem suas respostas. Trabalhe com o conceito de marca como um selo, uma garantia que pode ou não indicar qualidades de um produto. Explore a marca como idéia que leva ao consumo, mas que não necessariamente está diretamente relacionada com qualidades do produto.

Pergunte, então, o que se deve esperar de um produto esportivo. Quais seriam as qualidades que gostaríamos que eles tivessem. Pergunte como se daria um comercial que tentasse valorizar a marca de uma empresa esportiva.

Veja então, com os alunos, o divertido comercial da Reebok (vídeo 1). Trabalhe com os alunos quais foram as qualidades que foram observadas e por que esta propaganda pode (ou não) valorizar a marca dos produtos esportivos. Leve o questionamento de quem seria o público alvo e porque.

Na sequência proponha mais um exercício: peça aos alunos que estabeleçam uma pequena lista de ‘valores’ que podem ou devem ser utilizados para a venda de automóveis populares. Quais as suas principais características que deveriam ser utilizadas em uma propaganda. Peça que a lista seja feita no caderno, juntamente com a proposta.

Passe então o vídeo do automóvel Nissan Tiida (vídeo 2) e faça a mesma análise anterior. Quais as qualidades que estão sendo veiculadas na mensagem principal? Quem seria o público alvo do produto? Peça aos alunos que identifiquem as qualidades na lista e fazerem um breve parágrafo comentando se a propaganda atua ou não em favor do desenvolvimento da marca.

2ª Etapa: O conceito de mercadoria em Marx

Passe a trabalhar com o conceito de mercadoria em Marx. Advirta os alunos acerca da importância da teoria marxista para a sociologia e a necessidade de conhecê-la.

Conduza a aula passando pelo descolamento entre produto e mercadoria, realizado pela fetichização e pela ideologia do capital. Trabalhe a ideia de que a marca pode ser, na sociedade atual, exatamente aquilo que distancia as qualidades intrínsecas do produto de uma certa aura de qualidade ou necessidade. Questione se por vezes não adquirimos produtos unicamente por serem de determinada marca e não por deles necessitarmos ou por eles possuírem qualidades que conseguimos medir.

Retome as questões iniciais acerca do gosto dos jovens por marca e identifique se o que está sendo comprado é realmente qualidade do produto ou uma idéia, status, importância, visibilidade por conta da marca. Promova uma breve reflexão neste sentido.

3ª Etapa: Interpretando um texto

Proponha aos alunos a comparação do texto anexo, de Karl Marx, com a notícia publicada no site da Revista Mundo Estranho (texto 2). Peça aos alunos para relacionarem o chamado ‘fetichismo’ com os produtos noticiados no texto. Esta atividade pode ser realizada em duplas e pode servir como avaliação. Para tanto, considere como critérios principais da resposta a compreensão do conceito de mercadoria em Karl Marx e, de outro lado, a relação estabelecida.

4ª Etapa: Um poema

 Leia com os alunos o poema de Carlos Drummond de Andrade e peça que comentem. Fomente a discussão perguntando se o poema é uma crítica, um ideal, um conjunto de valores. Questione acerca de passagens que os alunos acharam interessantes e porque. Peça para os alunos relacionarem o poema com suas vidas, expondo seus pontos de vista para a sala.

Volte ao conceito de marca como fetiche e como atribuição de valor social (não decorrente unicamente do produto) e pontue o poema como uma expressão artística que pode ser utilizada para entender a sociologia.

Neste ponto sugerimos um trabalho que pode ser feito em conjunto com o professor de língua portuguesa.

Sugira a produção de uma releitura de “Eu etiqueta”, passando-o para “Eu marca”. Os alunos deverão reescrever o poema usando os seus hábitos de consumo como parâmetro e realizando a sua crítica. Eles podem trabalhar com o seu universo social, com um universo social diverso (uma diferente classe social, por exemplo) e também inventar passagens com produtos e marcas imaginárias.

O trabalho pode ser encerrado com um breve sarau em que alguns alunos leiam, para a sala, seus poemas.



TEXTO

“Mas, a forma mercadoria e a relação de valor entre os produtos do trabalho, a qual caracteriza essa forma, nada têm a ver com a natureza física desses produtos nem com as relações materiais dela decorrentes. Uma relação social definida, estabelecida entre os homens, assume a forma fantasmagórica de uma relação entre coisas. Para encontrar um símile, temos de recorrer à região nebulosa de vida própria, figuras autônomas que mantêm relações entre si e com os seres humanos. É o que ocorre com os produtos da mão humana, no mundo das mercadorias. Chamo a isso de fetichismo, que está sempre grudado aos produtos do trabalho, quando são gerados como mercadorias. É inseparável da produção de mercadorias.”

(MARX, Karl. O Capital. Liv. 1. V.1, Ed. Civilização Brasileira, 1968, p. 80)

Materiais Relacionados

Normalmente nossos alunos são consumidores que gostam de marcas. Compreender o fenômeno mercadológico da marca, que atribui valor a bens de consumo, é entender o cotidiano. A sociologia pode ser um ótimo veículo para esta análise.
Outrossim, Marx é um dos pensadores mais importantes da análise sociológica. Sua teoria acerca do capitalismo e da sociedade industrial é essencial para a compreensão da nossa sociedade. Seus conceitos de mercadoria e produto podem – e devem – ser explorados e conhecidos. Em sua obra “O Capital” Marx expõe trabalha a questão da mercadoria como fetiche.
Neste plano pretendemos exercitar, por análises contemporâneas, o conceito de mercadoria, relacionando-o com o fenômeno da marca no mundo dos negócios e do comércio.

Veja previamente os vídeos de comerciais interessantes:
• Vídeo 1
• Vídeo 2

Conheça o poema de Carlos Drummond de Andrade “Eu, etiqueta” e forneça cópias para seus alunos.
Leia previamente o texto, extraído da obra O Capital, de Karl Marx
Leia previamente a notícia da revista Mundo Estranho e forneça cópias para seus alunos

 

Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: Marca e Mercadoria. Prof. Ms. Ricardo Alves Barreira Lourenço.

Arquivos anexados

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