Conteúdos
Mamíferos
Objetivos
Conhecer a evolução biológica dos mamíferos;
Identificar as características (física, habitat, alimentação, gestação e outras) dos mamíferos;
Realizar pesquisa e sintetizar informações obtidas.
Antes de dar início às etapas abaixo, consulte a aba Para Saber Mais.
1ª Etapa: Exploração da Atividade Interativa
Antes da exploração da atividade interativa, realize um levantamento de hipóteses sobre o que a turma entende por mamíferos, anote as hipóteses e deixe-as expostas para os alunos consultarem, a medida que forem explorando a atividade.
Organize os alunos em duplas, visando uma aprendizagem colaborativa, e convide-os a explorar a atividade “Mamíferos”, disponível no NET Educação para ampliar os conhecimentos.
Nesta atividade, ao seguir uma trilha, os alunos entrarão em contato com algumas características desta classe de animais, além de obterem informações sobre o surgimento desses animais e como eles nascem.
Ao final, retomando as hipóteses levantadas inicialmente, solicite para que cada um socialize o que aprendeu e aproveite este momento para esclarecer possíveis dúvidas.
2ª Etapa: Retomada Conceitual
Com os conceitos e características sobre mamíferos, peça para que os alunos retomem as cartelas elaboradas inicialmente e proponha que indiquem os animais que não pertencem ao grupo de mamíferos e porquê. Conforme indicação correta, retire a cartela, mas se a indicação for incorreta, o professor deverá esclarecer e solucionar as dúvidas.
Aqui poderia ser o momento de realizar a síntese. Os alunos poderiam ser convidados a escreverem ou nas cartelas já feitas ou em outras, novas, as características que os levaram a classificar determinado animal como mamífero.
Dentre os mamíferos cujas características foram registradas, proponha que cada grupo escolha um animal para aprofundar a pesquisa. No coletivo, decida quais itens deverão ser apresentados, tipo ficha técnica (nome, gestação, habitat, alimentação, locomoção, características físicas: pelos, lábios, tetas, placenta etc.).
Após a realização da pesquisa, solicite que os alunos socializem as informações descobertas, e, juntos, criem uma apresentação em Power Point sobre os mamíferos. Para isso, oriente que cada grupo desenvolva uma ou duas telas com imagens e ficha técnica do animal que pesquisaram. Ao final, o grupo terá criado uma apresentação com diferentes animais mamíferos e suas características, que poderá ser socializada com as outras salas do mesmo ciclo.
Se necessário, indicamos em “Para Organizar o Seu Trabalho e Saber Mais” um tutorial sobre o uso de Power Point
3ª Etapa: Introdução ao Tema
Para iniciar a atividade, peça para que os alunos pesquisem em revistas, jornais e na internet imagens de diversos animais. Para garantir a diversidade, selecione você também imagens de mamíferos, répteis, peixes, aves e anfíbios.
Após a pesquisa, solicite que os alunos socializem as imagens para todos poderem visualizar e pergunte o nome dos animais. Registre os nomes nas cartelas deixando-as expostas e fixando-as num mural ou parede, depois solicite para que cada aluno imagine, entre os animais apresentados, qual gostaria de ser e justificar a resposta escrevendo numa tira de papel. Provavelmente a justificativa pela escolha corresponderá a alguma característica (física, tamanho, locomoção, alimentação, habitat etc.). Após esse momento, oriente que os alunos levantem alguns critérios para separação e classificação desses animais. Você pode auxiliá-los sugerindo alguns critérios como:
• Tipo de alimentação, como são alimentados quando filhotes,
a) a alimentação do embrião, geralmente na “barriga” da mãe, o que envolve a placenta repleta de líquido amniótico, alimentação pelo cordão umbilical em contraponto, por exemplo, com as aves que têm os nutrientes advindos da reserva do ovo posto pela fêmea.
b) a alimentação do filhote após nascer, o leite, os outros animais;
c) jovem/adulto: herbívoro, carnívoro ou onívoro.
• Como nascem – pelo rompimento da placenta, saem pela vagina da fêmea, o cordão umbilical deve ser cortado, os pulmões começam a funcionar e tem início a amamentação, em contraponto à eclosão dos ovos das aves.
• Habitat – a questão que deve ser levantada é a das adaptações tanto anatômicas quanto fisiológicas para habitarem nos diversos habitats: urso polar, aves, etc.
Para cada animal pesquisado no início, oriente que os alunos completem a cartela que iniciaram, com o nome do animal, e sugira que contenha as informações acima, e as que eles sugeriram inicialmente.
Materiais Relacionados
Caro professor, antes de iniciar, é necessário organizar materiais como: imagens de diferentes animais, tiras de papel (cartela) e se apropriar de informações sobre o tema. Para isso, sugerimos alguns links abaixo:
Animais Mamíferos:
http://www.zoologico.sp.gov.br/mamiferos.htm
Vídeo Evolução – baleias:
http://mundofox.com.br/br/videos/evolução/baleias/11050628001/
Extinção dos dinossauros teve pouco efeito na evolução dos mamíferos – edição portuguesa:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=21207&op=all
Evolução dos mamíferos gigantes:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/evolucao-mamiferos-gigantes.htm
Teoria da Evolução: Sempre igual ou sempre mudando?
http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/biologia/vocesabia/02.htm
Tutorial Power Point:
http://office.microsoft.com/pt-br/outlook-help/saiba-onde-estao-os-comandos-de-menus-e-barras-de-ferramentas-no-office-2010-HA101794130.aspx#
Idealização e edição final