Publicado em
7 de abril de 2017
Conteúdos
Objetivos
1ª EtapaInício de conversa
2ª EtapaProblematização e sensibilização
3ª EtapaConceituando o magnetismo e suas propriedades microscópicas e macroscópicas
4ª EtapaAtividade prática
5ª EtapaFinalização
Materiais Relacionados
Arquivos Anexados
Conteúdos
Magnetismo.
Campo magnético.
Bússola.
Magnetismo terrestre.
Objetivos
Esperamos que com esse roteiro os alunos compreendam o magnetismo e suas propriedades, especialmente no que diz respeito ao conceito de campo magnético.
1ª Etapa: Início de conversa
Este roteiro aborda o tema Magnetismo. Magnetismo é uma propriedade da matéria presente no nosso cotidiano e que geralmente passa despercebida. Embora seja um tema interessante e que os alunos gostam muito, é importante desde já que os alunos construam um conceito correto de magnetismo e que entendam como ele funciona. O magnetismo é uma propriedade de alguns materiais já conhecida desde os gregos antigos.
2ª Etapa: Problematização e sensibilização
Nessa etapa o professor deve apresentar o tema de estudo, “Magnetismo”, e estimular um debate rápido sobre o que os alunos pensam sobre o tema. Algumas perguntas podem orientar esse debate e ajudar em uma diagnose dos conhecimentos prévios dos alunos:
1. Em que lugares de nossa casa podemos encontrar ímãs?
2. E aqui, na sala de aula, onde podemos encontrar ímãs?
3. Se você quebrar um imã com forma de barra ao meio, o que acontece? Ele deixa de ser ímã?
4. Um prego não é um ímã, mas se você segurar um prego e o aproximar de um pequeno ímã vai notar que ele atrai o ímã? Como isso é possível?
5. Como podemos fazer com que um prego comum vire um ímã?
6. Você sabe o que é uma bússola e como ela funciona?
Conhecendo o fenômeno e suas aplicações
A partir das respostas dos alunos o professor pode ir elencando temas para tratar conjuntamente durante a atividade. Uma boa ideia consiste em anotar na lousa as dúvidas que surgirem e, ao final, fotografar a lousa para registrar essas dúvidas. Parte delas podem também ser dúvidas do próprio professor e poderão se transformar em objeto para pesquisas na internet ou na biblioteca da escola.
É importante que nesse momento os alunos tenham a palavra e que as suas dúvidas sejam anotadas e não respondidas. O objetivo é despertar a curiosidade, o interesse e diagnosticar o que os alunos já sabem e o que precisam saber ou aperfeiçoar.
3ª Etapa: Conceituando o magnetismo e suas propriedades microscópicas e macroscópicas
O professor pode utilizar o vídeo “Maravilhas Modernas – Imãs”, link 1, disponível na seção “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” ou, alternativamente, basear-se disponível ao final desta sequência. O texto é um resumo rápido sobre a origem microscópica do magnetismo e o conceito de campo magnético.
4ª Etapa: Atividade prática
Nessa etapa o professor deve realizar com os alunos o experimento descrito no “Roteiro de experimentação – Magnetismo”, disponível na seção “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. As atividades e discussões estão descritas no próprio Roteiro de experimentação.
A dinâmica de trabalho pode ser, preferencialmente, feita em pequenos grupos (entre dois e quatro alunos, dependendo da quantidade de material disponível – que sugerimos seja providenciado com antecedência pelo professor).
As questões propostas para discussão podem ser estendidas pelo professor, acrescentando outras, e pelos próprios alunos que devem ser instigados a fazerem perguntas. Tudo aquilo que não puder ser respondido/compreendido durante a discussão pode ser transformado em tema de pesquisa para os alunos.
5ª Etapa: Finalização
Para a finalização desse roteiro sugerimos que os alunos sejam levados à sala de informática para explorarem o simulador de campos magnéticos de ímãs e eletroímãs.
Parte importante dessa atividade consiste na própria “exploração” desse simulador, de maneira que o professor não precisa preparar (embora possa, se preferir) um roteiro de uso do simulador. Os simulador está disponível na seção “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.
O vídeo “Maravilhas Modernas – Ímãs” pode ser apresentado aos alunos nessa etapa final ou, no início, como parte das “explicações” sobre o magnetismo. Se for proposto na etapa de finalização sugere-se que o professor providencie um pequeno roteiro de perguntas sobre o vídeo para garantir que os alunos se empenharão em assisti-lo com atenção.
Materiais Relacionados
1. Vídeo (44:07), “Maravilhas Modernas – Imãs”, documentário History Channel sobre os ímãs.
2. Vídeo (1:42), “Como fazer um ímã elétrico, o eletroímã” – vídeo do Manual do Mundo mostrando a construção de um eletroímã:
3. Simulação Java, “Magnet and Compass” (Ímãs e Bússolas) – simulador que permite estudar o comportamento de ímãs e de uma bússsola no campo magnético terrestre.
4. Consulte o roteiro de experimentação para propor as atividades aos alunos na aba "Materiais de apoio".
Arquivos anexados
Please login to comment
0 Comentários