Conteúdos

Magnetismo.
Campo magnético.
Bússola.
Magnetismo terrestre.
 

Objetivos

Esperamos que com esse roteiro os alunos compreendam o magnetismo e suas propriedades, especialmente no que diz respeito ao conceito de campo magnético.
 

1ª Etapa: Início de conversa

Este roteiro aborda o tema Magnetismo. Magnetismo é uma propriedade da matéria presente no nosso cotidiano e que geralmente passa despercebida. Embora seja um tema interessante e que os alunos gostam muito, é importante desde já que os alunos construam um conceito correto de magnetismo e que entendam como ele funciona. O magnetismo é uma propriedade de alguns materiais já conhecida desde os gregos antigos.

 

2ª Etapa: Problematização e sensibilização

Nessa etapa o professor deve apresentar o tema de estudo, “Magnetismo”, e estimular um debate rápido sobre o que os alunos pensam sobre o tema. Algumas perguntas podem orientar esse debate e ajudar em uma diagnose dos conhecimentos prévios dos alunos:

 

1. Em que lugares de nossa casa podemos encontrar ímãs?

2. E aqui, na sala de aula, onde podemos encontrar ímãs?

3. Se você quebrar um imã com forma de barra ao meio, o que acontece? Ele deixa de ser ímã?

4. Um prego não é um ímã, mas se você segurar um prego e o aproximar de um pequeno ímã vai notar que ele atrai o ímã? Como isso é possível?

5. Como podemos fazer com que um prego comum vire um ímã?

6. Você sabe o que é uma bússola e como ela funciona?

 

Conhecendo o fenômeno e suas aplicações     

 

A partir das respostas dos alunos o professor pode ir elencando temas para tratar conjuntamente durante a atividade. Uma boa ideia consiste em anotar na lousa as dúvidas que surgirem e, ao final, fotografar a lousa para registrar essas dúvidas. Parte delas podem também ser dúvidas do próprio professor e poderão se transformar em objeto para pesquisas na internet ou na biblioteca da escola.

 

É importante que nesse momento os alunos tenham a palavra e que as suas dúvidas sejam anotadas e não respondidas. O objetivo é despertar a curiosidade, o interesse e diagnosticar o que os alunos já sabem e o que precisam saber ou aperfeiçoar.

 

3ª Etapa: Conceituando o magnetismo e suas propriedades microscópicas e macroscópicas

O professor pode utilizar o vídeo “Maravilhas Modernas – Imãs”, link 1, disponível na seção “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” ou, alternativamente, basear-se disponível ao final desta sequência. O texto é um resumo rápido sobre a origem microscópica do magnetismo e o conceito de campo magnético. 

 

4ª Etapa: Atividade prática

Nessa etapa o professor deve realizar com os alunos o experimento descrito no “Roteiro de experimentação – Magnetismo”, disponível na seção “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. As atividades e discussões estão descritas no próprio Roteiro de experimentação.

 

A dinâmica de trabalho pode ser, preferencialmente, feita em pequenos grupos (entre dois e quatro alunos, dependendo da quantidade de material disponível – que sugerimos seja providenciado com antecedência pelo professor).

 

As questões propostas para discussão podem ser estendidas pelo professor, acrescentando outras, e pelos próprios alunos que devem ser instigados a fazerem perguntas. Tudo aquilo que não puder ser respondido/compreendido durante a discussão pode ser transformado em tema de pesquisa para os alunos.

 

5ª Etapa: Finalização

Para a finalização desse roteiro sugerimos que os alunos sejam levados à sala de informática para explorarem o simulador de campos magnéticos de ímãs e eletroímãs.

 

Parte importante dessa atividade consiste na própria “exploração” desse simulador, de maneira que o professor não precisa preparar (embora possa, se preferir) um roteiro de uso do simulador. Os simulador está disponível na seção “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.

 

O vídeo “Maravilhas Modernas – Ímãs” pode ser apresentado aos alunos nessa etapa final ou, no início, como parte das “explicações” sobre o magnetismo. Se for proposto na etapa de finalização sugere-se que o professor providencie um pequeno roteiro de perguntas sobre o vídeo para garantir que os alunos se empenharão em assisti-lo com atenção.

 

Materiais Relacionados

1. Vídeo (44:07), “Maravilhas Modernas – Imãs”, documentário History Channel sobre os ímãs.
   
2. Vídeo (1:42), “Como fazer um ímã elétrico, o eletroímã” –  vídeo do Manual do Mundo mostrando a construção de um eletroímã: 
 
3. Simulação Java, “Magnet and Compass” (Ímãs e Bússolas) – simulador que permite estudar o comportamento de ímãs e de uma bússsola no campo magnético terrestre. 
 
4. Consulte o roteiro de experimentação para propor as atividades aos alunos na aba "Materiais de apoio".
 

Arquivos anexados

  1. Magnetismo
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.