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Lógica como argumentação filosófica – Lógica 2

Objetivos

  • Aprofundar o conceito de ‘lógica’ em Filosofia.
     
  • Introduzir os conceitos de proposições, premissas e conclusão.
     
  • Distinguir lógicas formal (dedutiva) de material (indutiva).

1ª Etapa: Início de conversa

O estudo da Filosofia pressupõe algum rigor conceitual. Por isso é importante aprofundar o estudo da lógica a partir do que se passou a denominar lógica formal e material (dedução e indução), mostrando ao estudante que a lógica tem formas próprias para sua aplicação. Diferenciar a Lógica (estudo organizado e sistemático) da racionalidade (capacidade humana) é, neste sentido, a intenção deste plano.



O conjunto de atividades propostas buscará conceituar a Lógica como análise da argumentação (esta entendida como a manifestação da razão). Para isso, buscamos  apresentar cada parte da argumentação de forma lúdica e por meio de exercícios. Não pretendemos explorar a indução ou a dedução, mas sim introduzir sua forma e seus fundamentos.

2ª Etapa: Retomando conceitos e introduzindo a temática

Retome os conceitos pesquisados na atividade do plano Lógica 1, acerca de “premissa”, “proposição”, “dedução”, “indução” e “conclusão”. Traga frases como “Seria domingo?”, “O homem está doente”, “Não, não e não!”, “Sou brasileiro ou estrangeiro”, “Nosso país precisa de Filosofia” etc. e trabalhe o conceito de proposição como forma de afirmar uma qualidade (ou predicado) a um sujeito. Exemplos podem ser ‘todos os estudantes são inteligentes’, ‘o professor de filosofia é o máximo’, ‘a classe adora as aulas de filosofia’.



Após trabalhar o conceito de proposição, trabalhe o conceito de encadeamento de proposições e sua “localização” como premissa ou conclusão de um argumento. É importante, neste momento, levar os alunos a compreenderem que estudar lógica é estudar argumentos. Há que se tentar despertar no aluno, neste momento, a compreensão de que a lógica os auxiliará a verificar se os argumentos fazem sentido e se a conclusão realmente decorre das premissas. Alguns exemplos que podem ser trabalhados são (sublinhamos as conclusões):



Todo professor é inteligente, X é um professor, logo X é inteligente.



Todos os homens são mortais, vez que tudo o que é mortal se move e o homem se move.



Ou os homens estão aqui ou estão ali. Ora, eles não estão aqui, assim os homens só podem estar ali.



Se todos os jovens precisam de Filosofia e toda fFlosofia possui lógica, então nossos jovens precisam de lógica.



Em São Paulo há trânsito. No Rio de Janeiro há trânsito. Em Belo Horizonte há transito. Daí se conclui que em todas as capitais existe trânsito.

3ª Etapa: Contexto da lógica

Neste ponto interessa trazer para o aluno informações acerca do filósofo Aristóteles e de suas obras que tratam da estruturação de argumentos (os livros do Órganon). Comente a importância de Aristóteles para a sistematização do estudo da lógica na Grécia Antiga.



Estimule os alunos a realizarem uma leitura atenta e conjunta do texto do site http://www.algosobre.com.br/sociofilosofia/logica.html. Busque estabelecer relações com os conceitos trabalhados na etapa anterior.

4ª Etapa: Diferentes formas de lógica

Introduza o conceito de estrutura de raciocínio, por meio de proposições encadeadas. Inicie tratando dos argumentos indutivos, que buscam a exemplificação para chegar à conclusão. Você pode utilizar argumentos como “Meu pai gosta de futebol, meu irmão gosta de futebol, meus primos gostam de futebol, logo todos os homens gostam de futebol” ou “Em todos os anos chove no dia 10 de março, hoje é 10 de março, logo vou levar uma capa de chuva ao sair”.



Em posse da tradução, ouça com os alunos a música “Where is the Love” do grupo Black Eyed Peas. Peça que os alunos identifiquem qual seria a conclusão do argumento defendido e quais seriam as premissas. Comente como a conclusão depende do conteúdo das premissas e de como a argumentação é feita de forma exemplificativa a fim de fortalecer um ponto de vista.

Na sequência, mostre o seguinte quadro:





Todo homem é mortal

O professor é um homem

Logo, o professor é mortal

Todo homem é azul

O Rin-tin-tin é um homem

Logo, o Rin-tin-tin é azul.

Todo X é Y

O Z é um X

Logo, o Z é Y




Comente o quadro, mostrando a identidade entre as estruturas lógicas e a validade da conclusão, indiferentemente do conteúdo das premissas. Mostre, com isso, a diferença entre a lógica formal/dedutiva (estudo das estruturas) e a lógica material/indutiva (estudo do conteúdo dos argumentos) e informe que a filosofia trata de cada tipo de lógica separadamente (em outras aulas você poderá trabalhar especificamente cada uma das lógicas). Sustente ainda que a boa argumentação é realizada a partir da boa lógica e que toda argumentação é essencial para a sustentação das idéias na Filosofia.

5ª Etapa: Atividade de fixação

Comente com os alunos a importância da estrutura dos argumentos para a boa redação. Assim, proponha que os alunos escrevam uma dissertação sobre algum tema da atualidade, destacando, ao pé do texto (em um quadro separado, após a conclusão), onde se encontram argumentos do tipo indutivo e do tipo dedutivo. Você consegue uma lista dos temas que já foram pedidos em vestibulares em http://noticias.universia.com.br/vida-universitaria/noticia/2011/04/01/807081/conheca-os-temas-mais-pedidos-na-redaco-do-vestibular.html.



Esta atividade pode ser realizada em conjunto com o professor de Língua Portuguesa ou de alguma das matérias pertencentes à Área de Códigos e Linguagens de seu colégio.

 

Materiais Relacionados

• Leia atentamente este plano e, a partir das indicações presentes em cada tópico, planeje frases para serem utilizadas como exemplos de proposições em silogismos ou pequenos raciocínios. Enriqueça a aula com humor e informações de seu repertório pessoal.

• Leia o texto do site http://www.algosobre.com.br/sociofilosofia/logica.html

• Ouça a música e leia a letra traduzida de “Where is the Love” do conjunto Black Eyed Peas, em http://www.vagalume.com.br/black-eyed-peas/where-is-the-love-traducao.html

Indicações de leitura e vídeos

• Sobre argumentação dedutiva: http://criticanarede.com/fa_2_apendice.html

• Sobre argumentação indutiva: http://criticanarede.com/forcaindutiva.html

• Sobre a lógica aristotélica: http://www.estudantedefilosofia.com.br/conceitos/logicaaristotelica.php

Arquivos anexados

  1. Lógica como argumentação filosófica – Lógica 2

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