Conteúdos

Este plano de aula propõe um estudo aprofundado da obra “Nebulosas”, de Narcisa Amália, destacando sua importância como marco na literatura brasileira escrita por mulheres e seu engajamento crítico em temas como a condição feminina, os papéis sociais e a introspecção lírica. A proposta envolve a apresentação da autora, a leitura e análise de trechos selecionados da obra e a construção de um mapa mental, a ser utilizado como instrumento de revisão.

Objetivos

  • Conhecer a biografia e a trajetória literária de Narcisa Amália;
  • Compreender os temas e aspectos formais predominantes em “Nebulosas”;
  • Relacionar a obra ao contexto histórico e literário do século XIX;
  • Estimular a leitura crítica e sensível da poesia;
  • Refletir sobre questões de gênero e autoria feminina na literatura.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • A autora – Narcisa Amália ;
  • A obra – “Nebulosas”;
  • Características da obra e o movimento literário a que pertence;
  • Proposta de fixação – leitura e análise coletiva de trechos da obra; e
  • Mapa mental – material para consulta e revisão.

Palavras-chave:

Narcisa Amália. Literatura do século XIX. Literatura brasileira.

Previsão para aplicação:

3 aulas (50 min/cada).

1ª Etapa: A autora - Narcisa Amália

Previamente à exposição dessas aulas, é essencial que os alunos façam a leitura do livro, de forma que acompanhem e compreendam as informações e análises que serão expostas por você, professor(a).

Inicie perguntando aos alunos se sabem algo sobre Narcisa Amália e sua obra. Deixe que compartilhem suas experiências e, em seguida, conte a eles que a aula será dedicada ao estudo de uma obra de autoria da primeira mulher a viver da escrita no Brasil, tendo sido a primeira jornalista profissional brasileira.

Nesta etapa, não deixe de abordar os seguintes pontos:

  • Narcisa Amália nasceu em 1852, em São João da Barra (RJ), e faleceu em 1924.
  • Foi poeta, professora, jornalista e ativista.
  • Primeira mulher a ser aceita na imprensa brasileira como colaboradora regular.
  • Autora de “Nebulosas” (1872), seu único livro publicado em vida, considerado um marco da literatura feminina no país.
  • Enfrentou o preconceito de gênero, publicando em um meio predominantemente masculino.

Material de apoio:

31 – NARCISA AMÁLIA – biografia – Vestibuler com prof. Altemir


Acesso em: 23 de maio de 2025.

Letras & Memória: Narcisa Amália – TV Brasil


Acesso em: 23 de maio de 2025.

Para finalizar esta etapa, construam em conjunto (pode ser a turma toda, com o seu suporte, ou os alunos divididos em grupos) uma linha do tempo com marcos importantes da vida e da produção intelectual de Narcisa Amália, destacando sua inserção no campo literário e jornalístico.

2ª Etapa: A obra - “Nebulosas”

Explique à turma que “Nebulosas”, publicada em 1872, é a única obra literária de Narcisa Amália publicada em vida.

A obra representa um marco na literatura brasileira, especialmente no que diz respeito à produção feminina no século XIX. A autora, pioneira em muitos aspectos, construiu neste livro uma poética marcada por sensibilidade intensa, lirismo sombrio e crítica social velada — tudo isso mediado por uma linguagem ao mesmo tempo refinada e dolorosamente íntima.

A coletânea reúne poemas que abordam temas como o amor, a perda, a angústia existencial, a solidão e a condição feminina em uma sociedade patriarcal. A própria escolha do título “Nebulosas” já antecipa o tom do livro: trata-se de uma metáfora para estados emocionais difusos, sombrios, indecifráveis — uma referência direta à opacidade das experiências femininas silenciadas na história da literatura. As “nebulosas” de Narcisa são tanto fenômenos celestes quanto estados da alma. Ao explorar o universo noturno, os astros, as sombras e a melancolia, a autora inscreve sua voz num espaço poético que questiona os limites da razão e da sensibilidade impostos às mulheres de seu tempo.

No prefácio da obra, Machado de Assis — que na época já era uma figura influente no cenário literário — teceu elogios à profundidade e à originalidade da autora, reconhecendo a relevância de sua voz em um meio dominado por homens. Essa legitimação é significativa, mas não encobre o fato de que Narcisa Amália enfrentava obstáculos estruturais para o exercício da escrita e da publicação. Assim, “Nebulosas” é também um gesto de resistência: ao publicar poemas que expressam dor, indignação, desejo e consciência crítica, a autora rompe com os papéis sociais imposto à mulher, sobretudo os da modéstia, do silêncio e da resignação.

Embora insira-se cronologicamente no período do Romantismo tardio, a obra ultrapassa muitos dos clichês românticos. Não há idealização do amor e nem da figura feminina. Ao contrário, Narcisa escreve com lucidez e inquietação sobre as limitações impostas às mulheres, revelando um eu lírico que sofre, mas que também pensa e questiona. Por isso, muitos críticos apontam “Nebulosas” como um elo entre o Romantismo e o Simbolismo, devido ao seu tom introspectivo, ao uso expressivo de símbolos cósmicos e à musicalidade sutil de seus versos.

Os poemas da obra seguem geralmente a forma tradicional do soneto ou de estrofes regulares, mas o conteúdo é profundamente original: ao explorar temas como a morte, a identidade fragmentada, a clausura emocional e a injustiça social, a autora antecipa questionamentos que só viriam a ganhar maior espaço na literatura brasileira com o surgimento de outras vozes femininas, no século XX. Por isso, ler “Nebulosas” hoje é não apenas um mergulho em uma estética lírica sofisticada, mas também um resgate de uma mulher que ousou escrever sobre o que sentia e pensava em uma época que tentava silenciá-la.

Conclua esta etapa destacando para os alunos que a leitura de “Nebulosas” deve ser feita com sensibilidade e atenção, pois cada verso carrega uma carga emocional intensa, e os temas abordados são, ainda hoje, extremamente atuais. Incentive-os a perceber como a linguagem poética pode ser uma forma de resistência, de construção da identidade e de denúncia social.

Material de apoio: 

Entre livros e leituras na Fuvest 2026: “Nebulosas”, de Narcisa Amália – Companhia da educação


Acesso em: 23 de maio de 2025.

Vestibular FUVEST | Análise e resumo de Nebulosas, de Narcisa Amália – Professor Henrique Landim


Acesso em: 23 de maio de 2025.

NEBULOSAS – Análise vestibuler – Vestibuler com prof. Altemir


Acesso em: 23 de maio de 2025.

3ª Etapa: Características da obra e o movimento literário a que pertence

Diga aos alunos que “Nebulosas”, de Narcisa Amália, está inserido no final do Romantismo, antecipando traços do Simbolismo e do Modernismo.

Em seguida, apresente as principais características desse período literário e relacione-as com a obra:

  • Subjetivismo e melancolia – reflexões sobre o eu, o sofrimento e a passagem do tempo.
  • Linguagem poética elaborada – uso frequente de metáforas cósmicas, imagens de sombra e luz.
  • Crítica social implícita – questionamento dos papéis sociais impostos às mulheres.
  • Ruptura com a imagem idealizada da mulher – a voz feminina expressa dor, desejo e frustração.

Além disso, é importante destacar que:

  • Embora inserida no Romantismo, a obra de Narcisa Amália aponta caminhos para uma poética mais questionadora e emancipada.
  • A obra “Nebulosas” estabelece conexões com as três fases do Romantismo: incorpora elementos da valorização da natureza brasileira, manifesta o tom introspectivo e melancólico característico da segunda geração e expressa uma crítica social marcada pela condenação da escravidão, revelando o engajamento abolicionista e as inclinações republicanas de Narcisa Amália.

4ª Etapa: Proposta de fixação - leitura e análise coletiva de trechos da obra

Para fixar o conteúdo, trabalhe com a turma na leitura e análise coletiva de trechos da obra. Para estimular os alunos a pensarem em todos os aspectos envolvidos, o mais indicado é que vocês leiam o trecho e, em seguida, os alunos tenham um tempo para expor suas análises e apontamentos, devendo ser estimulados a comentar sentimentos, imagens e significados. Depois disso, caso seja necessário, você, professor(a), pode complementar, trazendo pontos que julgue relevantes.

Seguem abaixo alguns trechos, a título exemplificativo, para guiar o trabalho a ser feito nesta etapa:

Poema: “Nebulosas” (poema de abertura da obra)

“No seio majestoso do infinito,
– Alvos cisnes do mar da imensidade –
Flutuam tênues sombras fugitivas
Que a multidão supõe densas caligens,
E a ciência reduz a grupos válidos;”

Ideias para conduzir a análise:

  • Imagens e simbolismo: Quais são as imagens predominantes nos versos iniciais? Como elas contribuem para a atmosfera do poema?
  • Metáforas astronômicas: De que maneira as “nebulosas” são utilizadas como metáfora para estados emocionais ou existenciais?
  • Transcendência e introspecção: Como o eu lírico expressa sua busca por compreensão diante do infinito?

Poema: “Perfil de Escrava”

“Quando os olhos entreabro à luz que avança,
Batendo a sombra e pérfida indolência,
Vejo além da discreta transparência
Do alvo cortinando uma criança.”

Ideias para conduzir a análise:

  • Crítica social: De que forma o poema aborda a condição da mulher escravizada na sociedade da época?
  • Empatia e denúncia: Como a autora utiliza a descrição da criança para evocar empatia e denunciar injustiças sociais?
  • Estrutura e linguagem: Analise a estrutura do poema e o uso da linguagem para transmitir a mensagem crítica.

Poema: “Saudades”

“Tenho saudade dos formosos lares
Onde passei minha feliz infância;
Dos vales de dulcíssima fragrância,
Da fresca sombra dos gentis palmares.”

Ideias para conduzir a análise:

  • Memória e nostalgia: Como o eu lírico expressa a saudade da infância e do ambiente natural?
  • Natureza e emoção: De que maneira a natureza é retratada como cúmplice das emoções humanas?
  • Comparação com o presente: O que o poema revela sobre a percepção do presente em contraste com as lembranças do passado?

5ª Etapa: Mapa mental

Utilizando todos os conteúdos tratados acerca da obra “Nebulosas”, de Narcisa Amália, proponha aos alunos que construam, individualmente, um mapa mental, que servirá como material de consulta e revisão.

Segue abaixo um exemplo de mapa mental, construído com base neste plano de aula:

Bom trabalho!

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: arquivo pessoal – Getty Images

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