Conteúdos
Este plano de aula propõe um estudo aprofundado do livro “Caminho de pedras”, de Rachel de Queiroz, destacando sua relevância literária e social. Por meio da apresentação da autora, da análise da obra e da contextualização histórica, os alunos serão guiados à compreensão dos principais elementos do romance e das inquietações da sociedade brasileira da época. A proposta inclui leitura e interpretação de trechos selecionados, uma atividade de fixação e a construção de um mapa mental ilustrado, como material de revisão.
Objetivos
- Conhecer a biografia e a trajetória literária de Rachel de Queiroz;
- Compreender o enredo e os temas centrais de “Caminho de pedras”;
- Analisar elementos do Modernismo brasileiro presentes na obra; e
- Desenvolver pensamento crítico e reflexivo a partir das temáticas abordadas no livro.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- A autora – Rachel de Queiroz;
- A obra – “Caminho de pedras”;
- Características da obra e o movimento literário a que pertence;
- Proposta de fixação; e
- Mapa mental – material para consulta e revisão.
Palavras-chave:
Rachel de Queiroz. Modernismo brasileiro. Literatura brasileira.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min).
1ª Etapa: A autora - Rachel de Queiroz
Previamente à exposição dessas aulas, é essencial que os alunos façam a leitura do livro, de forma que acompanhem e compreendam as informações e análises que serão expostas por você, professor(a).
Inicie perguntando aos alunos se sabem algo sobre Rachel de Queiroz e sua obra. Deixe que compartilhem suas experiências e, em seguida, conte a eles que a aula será dedicada ao estudo de uma obra de autoria de uma importante escritora brasileira, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e vencedora de diversos prêmios.
Nesta etapa, não deixe de abordar os seguintes pontos:
- Rachel de Queiroz nasceu em 1910, em Fortaleza, e faleceu em 2003, no Rio de Janeiro.
- trabalhou como jornalista e escritora, dialogando com temas políticos de seu tempo.
- foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977.
- sua obra explora questões sociais do Nordeste, mas também dilemas individuais e existenciais.
- “Caminho de pedras” marcou uma fase de transição, focada em crises individuais, especialmente femininas, enquanto tratava também dos cenários político e social do país.
Material de apoio:
Rachel de Queiroz | Mulheres da Literatura – Brasil Escola
Acesso em: 28 de abril de 2025.
Para finalizar esta etapa, construam em conjunto (pode ser a turma toda, com o seu suporte, ou os alunos divididos em grupos) uma linha do tempo com fotos fatos marcantes da biografia da autora.
2ª Etapa: A obra - “Caminho de pedras”
Explique à turma que, dentre as obras de autoria de Rachel de Queiroz, nos debruçaremos sobre aquela denominada “Caminho de pedras”, publicada em 1937.
Conte a eles que “Caminho de pedras” se passa em Fortaleza, durante a Era Vargas, e é uma obra permeada pelo envolvimento político da autora com os conflitos internos do Partido Comunista Brasileiro, apresentando a militância de mulheres que resistem, seja na esfera pública ou no amor, enfrentando um país em transformação.
A protagonista, Noemi, vive um amor proibido com o jornalista e militante comunista Roberto, em meio à repressão, perseguições, prisões e crises morais. Casada e mãe, Noemi se vê atraída pelas ideias políticas de Roberto e acaba por envolver-se com ele, enfrentando diversos e profundos dilemas morais, além de ter que se impor e buscar o seu caminho em uma sociedade em que a mulher encontrava muitas dificuldades, vendo-se obrigada a questionar as normas sociais para buscar a própria felicidade.
Sua trajetória, no entanto, é marcada por muitas dificuldades e reflexões, já que, ao decidir colocar fim em seu casamento, ela se vê desamparada e até mesmo desempregada, já que o dono da loja em que trabalhava entende que, por ter deixado o marido, Noemi torna-se uma figura incômoda para a sua clientela, formada majoritariamente por famílias tradicionais.
A obra traz, portanto, o desenrolar de toda essa situação em que, por um lado, Noemi é colocada como uma mulher corajosa e de postura disruptiva; mas, por outro lado, paga um preço bastante alto por isso, já que a sociedade a vê como uma transgressora e impõe a ela, por isso, uma série de pesos e dificuldades.
Acerca dos principais personagens da obra, temos o seguinte:
- Noemi – a protagonista do romance. Casada com João Jacques e mãe de Guri, Noemi vive um casamento harmonioso, porém sem amor, e encanta-se por Roberto e sua paixão pelos ideais políticos em que acredita. Vive dividida entre o que a sociedade espera dela e o desejo por ter uma vida mais plena, feliz e repleta de significados.
- João Jacques – marido de Noemi. É um homem bom, porém desiludido com a vida e, portanto, sem grandes paixões. Ao contrário de Roberto, não acredita nas transformações sociais.
- Roberto – jornalista e idealista, ele tem um importante envolvimento com o movimento de esquerda. Tem um caso amoroso com Noemi e a aproxima das lutas políticas e das reflexões acerca das transformações sociais que, ao contrário de João Jacques, vê como possíveis e, mais do que isso, necessárias.
- Guri – filho de Noemi e João Jacques.
Material de apoio:
CAMINHO DE PEDRAS – Resumo e análise. Profa. Dra. pela USP Miriam Bevilacqua
Acesso em: 28 de abril de 2025.
3ª Etapa: Características da obra e o movimento literário a que pertence
Diga aos alunos que “Caminho de pedras” (1937), de Rachel de Queiroz, pertence à segunda fase do Modernismo brasileiro, também conhecida como Romance de 30. Esse movimento literário, surgido na década de 1930, foi caracterizado pela forte preocupação social, pela busca de um retrato mais fiel da realidade brasileira e pela renovação da linguagem literária, de forma mais direta e menos ornamentada que a do passado.
Em seguida, apresente as principais características desse movimento e relacione-as com a obra:
- Compromisso social e político: a segunda fase do Modernismo brasileiro valoriza temas históricos e sociais, o que é retratado na obra por meio de Noemi, que vive uma militância socialista e lida com perseguição política, prisão e repressão pela ditadura varguista.
- Foco no cotidiano e no realismo: o movimento modernista rompe com idealizações, abraçando a temática cotidiana. Nesse sentido, a obra retrata com sensibilidade o dia a dia de Noemi: trabalho como retocadora de fotos, vida de mãe e esposa, e seus dilemas sentimentais e sociais.
- Personagem como indivíduo-conflito: os conflitos, até mesmo os sociais, são trazidos no enredo modernista por meio da vivência individual. Na obra, Noemi vive conflitos entre suas obrigações familiares com ideais políticos e afetivos, refletindo as tensões da época.
- Linguagem acessível e direta: a linguagem simples, próxima do oral, com ausência de rebuscamento, é uma característica típica do Modernismo. Rachel de Queiroz adota essa prosa direta, clara, intensa, sem florilégio, facilitando a retratação realista dos conflitos vividos por Noemi.
- Regionalismo como janela temática: a segunda fase modernista traz crescente interesse nas realidades nordestina e brasileira, o que fica evidente nesta obra que, situada em Fortaleza, expõe o impacto da Era Vargas no Nordeste, incluindo luta operária e movimentos de esquerda.
- Tensão entre o indivíduo e a sociedade autoritária: os regimes autoritários e a crise social permeiam a produção modernista da época, o que é trazido no livro por meio da trajetória de Noemi, mostrando como regimes políticos dominam e disciplinam o corpo e o afeto feminino.
- Ampliação da voz feminina: embora o Modernismo mais amplo não traga essa característica de forma marcante, na segunda fase se constrói espaço para temas femininos. Nesse sentido, em “Caminho de pedras”, Rachel de Queiroz dá voz a uma protagonista mulher que resiste por política e amor, em um ambiente machista que impõe papéis restritivos à mulher.
Materiais de apoio:
- O MODERNISMO No Brasil | Literatura
Acesso em: 28 de abril de 2025. - MODERNISMO | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA
Acesso em: 28 de abril de 2025.
Modernismo 2ª Geração (Prosa) [Prof. Noslen]
Acesso em: 28 de abril de 2025.
4ª Etapa: Proposta de fixação - leitura e análise coletiva de trechos da obra
Para fixar o conteúdo, proponha que, individualmente ou organizados em grupos (a seu critério), os alunos indiquem um ou mais trechos da obra que retratam cada uma das características expostas na etapa anterior, quais sejam:
- Compromisso social e político;
- Foco no cotidiano e no realismo;
- Personagem como indivíduo-conflito;
- Linguagem acessível e direta;
- Regionalismo como janela temática;
- Tensão entre o indivíduo e a sociedade autoritária; e
- Ampliação da voz feminina.
Depois de realizado esse trabalho analítico, pode ser feita uma roda de conversa, em que os alunos exponham e debatam seus pensamentos, com a sua mediação e direcionamento, sempre que necessário.
5ª Etapa: Mapa mental
Utilizando todos os conteúdos tratados acerca da obra “Caminhos de Pedra”, de Rachel de Queiroz, proponha aos alunos que construam, individualmente, um mapa mental, que servirá como material de consulta e revisão.
Segue abaixo um exemplo de mapa mental, construído com base neste plano de aula:
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: arquivo pessoal – Getty Images
*Este plano de aula foi atualizado para correção de informações sobre a obra Caminho de Pedras. O material anteriormente apresentava enredo e personagens do livro Memorial de Maria Moura, também de Rachel de Queiroz. A versão atual já reflete a correção necessária.