Conteúdos
Este plano de aula propõe um estudo aprofundado da obra “As meninas”, de Lygia Fagundes Telles, destacando sua relevância literária, histórica e social. Por meio da apresentação da autora, da análise das personagens e da narrativa fragmentada, os alunos serão guiados à compreensão dos elementos centrais da terceira fase do Modernismo. A proposta inclui leitura e interpretação de trechos selecionados, proposta de atividade e um mapa mental ilustrado, que poderá ser utilizado como material de revisão do conteúdo.
Objetivos
- Conhecer a biografia e a trajetória literária de Lygia Fagundes Telles;
- Compreender o enredo e as personagens do romance “As meninas”;
- Analisar elementos da terceira fase do Modernismo presentes na obra; e
- Desenvolver pensamento crítico e reflexivo a partir das temáticas abordadas no livro.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- A autora – Lygia Fagundes Telles;
- A obra – “As meninas”;
- Características da obra e o movimento literário a que pertence;
- Proposta de fixação – leitura e análise coletiva de trechos da obra; e
- Mapa mental – material para consulta e revisão.
Palavras-chave:
Lygia Fagundes Telles. Terceira fase do Modernismo. Pós-modernismo. Literatura brasileira.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min).
1ª Etapa: A autora - Lygia Fagundes Telles
Previamente à exposição dessas aulas, é essencial que os alunos façam a leitura do livro, de forma que acompanhem e compreendam as informações e análises que serão expostas por você, professor(a).
Inicie perguntando aos alunos se sabem algo sobre Lygia Fagundes Telles e sua obra. Deixe que compartilhem suas experiências e, em seguida, conte a eles que a aula será dedicada ao estudo de uma obra fundamental da literatura brasileira contemporânea, escrita por uma autora premiada e reconhecida internacionalmente.
Nesta etapa, não deixe de abordar os seguintes pontos:
- Lygia Fagundes Telles nasceu em 1923, em São Paulo, e faleceu em 2022. Teve uma formação jurídica, mas sempre se envolveu com literatura, tendo sido membro da Academia Brasileira de Letras.
- a sua obra é marcada por uma forte presença do psicológico, da condição feminina, das inquietações existenciais e do simbolismo.
- uma característica marcante de sua escrita é o uso do fluxo de consciência, técnica que busca expressar os pensamentos internos dos personagens de forma livre e fragmentada, como acontece com as protagonistas de “As meninas”.
Material de apoio:
Lygia Fagundes Telles – Brasil Escola
Acesso em: 25 de abril de 2025.
Para finalizar esta etapa, construam em conjunto (pode ser a turma toda, com o seu suporte, ou os alunos divididos em grupos) uma linha do tempo com fotos e prêmios da autora, incluindo sua participação em eventos literários e indicações a prêmios, como o Camões e o Jabuti.
2ª Etapa: A obra - “As meninas”
Explique à turma que, dentre as obras de autoria de Lygia Fagundes Telles, nos debruçaremos sobre aquela denominada “As meninas”, publicada em 1973.
Conte a eles que “As meninas” é um romance narrado a partir da perspectiva de três jovens — Lorena, Lia e Ana Clara — que vivem juntas em um pensionato de freiras, em São Paulo, durante a ditadura militar. A narrativa é construída por meio de fluxos de consciência que revelam os conflitos internos, afetivos e existenciais das personagens, além de suas diferentes origens sociais e formas de encarar o mundo. Lorena, de classe alta, vive em um mundo de fantasias e idealizações amorosas. Lia, militante política, enfrenta a repressão do regime e lida com a distância do namorado preso. Ana Clara, marcada por uma infância traumática, tenta sobreviver em meio à dependência química e à pobreza. Ao entrelaçar suas vozes, o romance apresenta um retrato íntimo e crítico do Brasil dos anos 1970, abordando temas como repressão, desigualdade, opressão feminina e a busca por identidade.
Nesse sentido, é importante reforçar que cada personagem representa uma perspectiva de mundo:
- Lorena vem de uma elite tradicional paulista, é romântica e idealista.
- Lia é militante política, racional, crítica e engajada na luta contra a ditadura militar.
- Ana Clara é uma jovem em situação vulnerável, dependente de drogas, envolvida com prostituição e carrega marcas de um passado violento.
Material de apoio:
AS MENINAS por Profa. Dra. em Literatura pela USP Miriam Bevilacqua
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eSV-EIZxpU4.
Acesso em: 25 de abril de 2025.
3ª Etapa: Características da obra e o movimento literário a que pertence
Diga aos alunos que “As meninas” faz parte da terceira fase do Modernismo brasileiro, também chamada de pós-modernismo, que começou a se consolidar nas décadas de 1960 e 1970.
Em seguida, apresente as principais características desse movimento e relacione-as com a obra:
- Fragmentação narrativa: os pontos de vista das personagens se alternam e se entrelaçam, criando um mosaico de vozes e pensamentos.
- Foco psicológico e existencial: cada personagem vive um drama interior distinto e profundo.
- Engajamento político e social: a ditadura militar brasileira serve de pano de fundo para a ação (sobretudo no que diz respeito às ações de Lia).
- Multiplicidade de vozes: a obra é construída por diferentes fluxos de consciência, mesclando presente, passado e imaginação.
Materiais de apoio:
Modernismo 3ª Geração (Prosa) [Prof. Noslen]
Acesso em: 25 de abril de 2025.
TERCEIRA GERAÇÃO MODERNISTA (PROSA) | Resumo de Literatura Enem. Profe Anderson Rollo
Acesso em: 25 de abril de 2025.
4ª Etapa: Proposta de fixação - leitura e análise coletiva de trechos da obra
Para fixar o conteúdo, trabalhe com a turma na leitura e análise coletiva de trechos da obra. Para estimular os alunos a pensarem em todos os aspectos envolvidos, o mais indicado é que vocês leiam o trecho e, em seguida, os alunos tenham um tempo para expor suas análises e apontamentos. Depois disso, caso seja necessário, você, professor(a), pode complementar, trazendo pontos que julgue relevantes.
Seguem abaixo alguns trechos, a título exemplificativo, para guiar o trabalho a ser feito nesta etapa:
Trecho 1
“Mas eu ainda espero, um dia ele vai telefonar e vai ser diferente. Eu vou dizer: onde você esteve esse tempo todo? E ele vai responder: estive me preparando para te amar.”
Ideias para conduzir a análise:
- Pergunte aos alunos: O que esse trecho revela sobre a forma como Lorena enxerga o amor?
- Provoque: Essa idealização contribui para a construção da identidade dela ou a aprisiona?
- Relacione com a crítica ao papel tradicional feminino.
Trecho 2
“As palavras têm que significar alguma coisa. A luta é dura, mas eu sei o que estou fazendo aqui. Não vou fugir, não vou desistir.”
Ideias para conduzir a análise:
- Pergunte: De que maneira o discurso de Lia se opõe ao das outras personagens?
- Contextualize o trecho com a repressão do regime militar. Questione: Quais são os riscos que ela corre?
Trecho 3
“A boneca estava quebrada, o espelho rachado, e ela ria. Um riso que vinha de dentro, onde morava o vazio.”
Ideias para conduzir a análise:
- Pergunte: O que os símbolos da boneca quebrada e do espelho rachado representam na vida de Ana Clara?
- Explore a metáfora da infância perdida e da fragmentação da identidade.
Trecho 4
“Qualquer passo errado e pronto, batida. Todo mundo preso, até quem não tinha nada com nada. E se matassem? E se sumissem com a gente?”
Ideias para conduzir a análise:
- Peça aos alunos que identifiquem os sentimentos presentes nesse trecho.
- Pergunte: Que sensações esse texto desperta?
- Incentive-os a refletir sobre o impacto da ditadura militar na juventude da época, destacando o clima de medo e insegurança.
- Reforce como o romance traz esse contexto político de forma subjetiva, mas muito presente.
Trecho 5
“Sozinha no escuro, ela ouvia a própria respiração como se fosse a de outra pessoa. A menina que morava dentro dela já tinha ido embora.”
Ideias para conduzir a análise:
- Inicie perguntando: O que significa essa “menina que morava dentro dela”?
- Leve os alunos a refletirem sobre o abandono, a perda da inocência e a despersonalização vivida por Ana Clara.
- Relacione o trecho ao tema da fragilidade emocional e ao rompimento com a infância.
- Pergunte: Há como recuperar essa menina?
Trecho 6
“Podia não parecer, mas era como se estivéssemos de mãos dadas, mesmo quando não nos falávamos. Havia alguma coisa entre nós que nem a morte podia apagar.”
Ideias para conduzir a análise:
- Pergunte aos alunos: Esse trecho muda a forma como enxergamos o relacionamento entre as personagens?
- Questione como a solidariedade feminina aparece ao longo da obra e em que momentos o afeto supera as diferenças entre elas.
- Leve-os a observar que, apesar dos conflitos, há uma conexão profunda entre as protagonistas — uma espécie de sororidade silenciosa.
5ª Etapa: Mapa mental
Utilizando todos os conteúdos tratados acerca da obra “As meninas”, de Lygia Fagundes Telles, proponha aos alunos que construam, individualmente, um mapa mental, que servirá como material de consulta e revisão.
Segue abaixo um exemplo de mapa mental, construído com base neste plano de aula:
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: FilippoBacci – Getty Images