Conteúdos

Livros-imagem.

Biografia de autores e ilustradores.
 

Objetivos

Realizar leitura de imagens.

Inferir e antecipar a continuidade da narrativa.
Usar a criatividade na criação de histórias orais baseadas no livro-imagem.
Conhecer a biografia de ilustradores.
 

1ª Etapa: Início de conversa

Os livros-imagem estão ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras de livrarias e bibliotecas. Considerados, até pouco tempo, livros para crianças bem pequenas, hoje ocupam listas de melhores do ano, premiações de literatura infantil e juvenil. São também os queridinhos de crianças de todas as idades. Engana-se quem acredita que a leitura desses livros, com apenas imagens e pouca ou nenhuma presença de texto, seja fácil. Compreender uma narrativa visual pressupõe uma alfabetização do olhar, sendo papel do educador nas séries iniciais ensinar aos alunos maneiras de decifrar os códigos visuais como as cores, técnicas, estilo, aproveitando as diferentes possibilidades de leitura e entrelaçamento de outras narrativas que podem se desenrolar durante essas leituras. 

2ª Etapa: Conhecendo livros-imagem

Antes de iniciar a aula selecione livros-imagem para apresentar aos alunos, o ideal é que você tenha um livro por aluno ou no máximo um para cada dupla. Se quiser saber mais sobre esse tipo de livro ou conhecer algumas dicas de bons livros de imagem acesse o item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. 

 

Com os livros em mãos organize os alunos em roda e distribua-os para que eles possam apreciá-los, deixe que troquem entre eles, que conversem sobre as histórias e suas opiniões. Quando perceber que todos já leram ao menos 3 livros, abra um espaço para que os alunos falem suas impressões sobre os livros que viram. Você pode fazer perguntas que os levem a refletir sobre o projeto gráfico do livro ou até mesmo sobre a ausência de texto.

 

Em seguida, assista com eles a Contação de Histórias do livro “Folha”, o vídeo está disponível no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais.”

 

Você também pode escolher um dos livros e fazer a contação da história, assim eles terão um  modelo dos comportamentos primordiais ao se ler um livro de imagens para outras pessoas.

 

3ª Etapa: Conhecendo ilustradores

Após a exploração dos livros-imagem e de assistir uma contação em vídeo, converse com os alunos sobre esses tipos de livro, suas principais características e o papel de seus ilustradores que em muitos casos também são os autores da história.

 

Solicite que cada aluno escolha um dos livros utilizados na atividade de exploração inicial e pesquisem, em casa ou na sala de informática da escola, a biografia dos autores/ilustradores que criaram o livro. Eles deverão pesquisar e criar um cartaz com texto e imagens apresentando esses autores para seus colegas de sala.

 

Com a finalização das apresentações dos alunos você poderá montar uma exposição com os cartazes dos alunos e dos livros-imagem trabalhados.

 

4ª Etapa: Criando suas histórias

Para finalizar o trabalho com os livros-imagem, sorteie os livros entre os alunos e dê um tempo para que eles fiquem com os livros e preparem sua própria contação de histórias do livro escolhido.  

 

Em seguida eles apresentarão suas contações para os colegas de sala que, ao final, apontarão os pontos positivos e as melhorias possíveis, como tom de voz do contador e a forma de apresentação das imagens. É importante, nessa fase, dizer aos alunos que a  contação de um livro-imagem para outra pessoa deve possibilitar que ela acompanhe as imagens do livro. 

 

Posteriormente, defina um dia e horário para apresentar essas contações de história dos alunos para a comunidade escolar ou para os pais, pode ser em formato de sarau. Ou divida os alunos para que façam leituras semanais em salas de turmas menores. O importante é valorizar o processo criativo dos alunos na criação de suas histórias e valorizar esse tipo de livro que vem ganhando cada vez mais espaço no segmento da literatura infantil e juvenil.

 

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre os livros-imagem acesse os links

 

http://bit.ly/1UdHrT9

 
 
2. Para saber conhecer 10 opções de livros-imagem acesse os links
 
 
 
3. Para assistir com os alunos uma contação de história de um livro-imagem acesse o link 
 

 

Arquivos anexados

  1. Livro de imagens

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.