Conteúdos

Personagem: Lobo.
Caracterização: Diferenças e Semelhanças
Representação Gráfica.
 

Objetivos

– Conhecer diferentes histórias com o personagem do lobo.

– Comparar o papel do lobo nas diversas histórias, reconhecendo diferenças e semelhanças na sua caracterização.

– Criar uma galeria de lobos, representando graficamente o personagem.

– Vivenciar os momentos de leitura como fonte de prazer e divertimento.

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Na aba "Material de Apoio", você encontra este plano de aula disponível para download.

1ª Etapa: Início de Conversa

Certos personagens fazem parte do imaginário infantil e inúmeros autores recorrem a eles para narrar histórias. As histórias clássicas trazem o papel do lobo como vilão, que coloca em perigo outros personagens mais frágeis. Os autores modernos utilizam a figura do lobo e a desconstroem, criando histórias em que ele não é tão mau assim, ou é facilmente iludido e enganado por “porquinhos”, heróis e outros personagens.



Um dos objetivos desta sequência didática é fazer com os alunos conheçam diferentes histórias de lobo e consigam estabelecer relações entre elas. Comparando o personagem, farão o levantamento das características do lobo em cada uma e ampliarão o repertório de narrativas, desde os clássicos até as versões mais inusitadas dos mesmos. Trabalhando a leitura como uma rede de personagem, o aluno perceberá como cada autor caracteriza o “lobo” e o relaciona com os outros personagens da trama.

2ª Etapa: Levantamento de uma biblioteca em sala de aula com algumas histórias de lobo

Separe na biblioteca da escola alguns títulos em que apareça a figura do lobo.



Peça para que os alunos tragam de casa histórias de lobo.



Problematize perguntando aos alunos se eles acham que o lobo é sempre mau nas histórias.



Registre a discussão feita para que depois que conheçam um maior número de histórias, possam voltar às hipóteses anteriores, validando-as ou chegando a novas conclusões. Quanto menores as crianças, é mais provável que acreditem que o lobo é sempre mau. À medida que ampliam o repertório literário, começam a lembrar e ter experiências com outros tipos de personagens.

3ª Etapa: Leitura da história “Três Porquinhos e o Lobo Mau”

Realizar a leitura do clássico “Três Porquinhos”, contando com a participação dos alunos. Por ser uma história muito conhecida, os alunos podem ser convidados a ajudar na contação, lembrando de trechos bem conhecidos e falando alguns diálogos entre o lobo e os porquinhos.



Se houver mais de uma versão na biblioteca da escola, é interessante que seja explorada, na maneira como a historia foi escrita e como foi ilustrada. Enfatize como o lobo foi representado em cada versão.



Se possível, fazer uma reprodução da imagem do lobo e fixá-la no mural. Como os alunos lerão muitas histórias, confeccione um cartaz com o título das histórias, adicionandos-as na medida em que as leituras forem ocorrendo.

4ª Etapa: Seleção e leitura de outros clássicos de lobo

Selecione outras histórias clássicas com o lobo mau, como a da “Chapeuzinho Vermelho” e “O lobo e os 7 carneirinhos”. Veja a indicação de livros na bibliografia ou de sites na aba “Para Organizar o Seu Trabalho e Saber Mais”



Depois de realizada a leitura, faça uma síntese da história com seus alunos, retomando os principais pontos da história. Durante a semana, peça para que os próprios alunos recontem as histórias com suas próprias palavras, apoiando-se nas imagens dos livros ou com indícios/imagens apresentados pela professora.



Recolha e destaque no mural da sala as imagens que representam cada lobo nas narrativas selecionadas.

5ª Etapa: Galeria de lobos – Quadro comparativo do lobo

Uma vez que os alunos já reconheceram a figura tradicional do lobo “mau” nas histórias clássicas, serão apresentadas novas facetas do lobo, em histórias modernas e paródias*. Em livros muito interessantes o lobo aparece como vítima, em outros, é retratado como um animal que vive aventuras e desventuras cotidianas. Veja a indicação de bibliografia de histórias com lobo no final do plano de aula.



A cada leitura realizada, preencha um quadro comparativo, descrevendo as características físicas apresentadas pelas ilustrações e presentes no texto. Depois analise com os alunos as características psicológicas ou emocionais do lobo, por exemplo, se ele é bom ou mau, se é corajoso, se é esperto ou ingênuo. Quando os alunos sugerirem uma característica para o lobo não explícita no texto, incentive a argumentação perguntando por que e em que parte da história podemos chegar a essa conclusão.



Quadro 1:

 

6ª Etapa: Representação gráfica do lobo e ficha com caracterização do mesmo

A cada história lida, faça uma apreciação das ilustrações do lobo. Peça para que os alunos descrevam detalhadamente as imagens e relacionem com a caracterização do personagem.



Escolha uma das ilustrações de cada livro, reproduza e deixe como referência no mural.



Imagens com lobos reais também podem ser acrescentadas a esse banco de imagens, para servir de modelo para os desenhos dos alunos. Veja a indicação na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.



Com várias referências expostas, sugira que cada aluno faça um desenho do lobo, de acordo com as características que pretende salientar. Deixe papéis disponíveis para rascunho e esboços. É preciso que eles explorem o desenho do lobo, tentando desenhá-lo com diferentes materiais gráficos (lápis de cor, canetinha, lápis preto, giz de cera) para depois passarem a limpo.



Crie uma ficha de caracterização do lobo, para que os alunos descrevam as características do seu lobo: como ele é, qual seu nome, do que tem medo, o que gosta de fazer, que animal gosta de perseguir ou comer, onde mora, etc…

7ª Etapa: Exposição dos desenhos e fichas com caracterização do lobo

Com os desenhos e fichas de lobos prontos, está criada a galeria de lobos da turma. Faça uma pequena exposição, para que todos compartilhem, divirtam-se com os lobos e a partir daí possam criar suas próprias histórias.



*Glossário:



Paródia:  A paródia é a recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido, uma reescritura de caráter contestador, irônico, zombeteiro, crítico, satírico, humorístico, jocoso. 

A paródia constrói, assim, um percurso de desvio em relação ao texto parodiado, numa espécie de insubordinação crítica, cômica. (Fonte: http://www.pucrs.br/gpt/parodia.php , consultado em 27/03/2012).

Bibliografia indicada e comentada:



Lobinho na escola de enganação. Whybrow, Ian. Cia das Letrinhas. Este livro conta a história de um lobinho que está indo para mau caminho, ou seja, está ficando muito bonzinho. Para resolver este problema, seus pais o mandam para a Escola da Enganação.



De Repente! McNaughton, Colin. Martins Fontes. O porquinho Preston vive ameaçado pelo lobo mau. Com muito suspense e humor, a história retrata os famosos personagens do lobo e do porco.



Buuu! McNaughton, Colin. Martins Fontes. Movendo-se pé ante pé pelas sombras, o porquinho Preston se põe na pele do Vingador Mascarado e se diverte assustando os outros: Buuu!



Opa! McNaughton, Colin. Martins Fontes. O Sr.lobo não tem vez nem com o porquinho Preston nem com ninguém. Aonde ele vai acaba se dando mal.



O lobo voltou. De Pennart, Geoffroy. Brinque Book. Com muito humor, o autor conta histórias de lobo, lembrando narrativas conhecidas.



O lobo e os sete cabritinhos. Oliveria, Aurelio. Moderna. História clássica de lobo mau. Enquanto a mamãe vai às compras, os cabritinhos enfrentam o lobo que se disfarça de mamãe.



O lobo mau e o valente caçador, in “Alguns medos e seus segredos”. Machado, Ana Maria. Global. Quem será que mais medo? O lobinho do caçador ou o pequeno caçador do lobo? Desde pequenos, eles ouvem  histórias de arrepiar e agora lobo e caçador encontram-se frente a frente.



Tico e os lobos maus.  Gorbachev, Valeri. Brinque Book. Tico tem muitos pesadelos com terríveis lobos maus e acaba aterrorizando também seus irmãos. Sua mãe coelha, com muito afeto, consegue livrá-lo de tanta fantasia.



Um lobo instruído. Biet, Pascal. Martins Fontes. Quando um lobo faminto chegou a uma fazenda, ficou surpreso ao ver que ali os animais eram muito instruídos e até meio esnobes. Para se aproximar deles, o único jeito foi aprender a ler…



Os três lobinhos e o porco mau. Trivizas, Eugene. Brinque Book. Esta história é uma inversão dos tradicionais papéis de lobo mau e porquinho.

Materiais Relacionados

1. Assista ao clássico da Disney Três porquinhos no link http://www.youtube.com/watch?v=cp5rpv_P0k8&feature=related
2. Veja e ouça a história Três lobinhos e o porco mau, de Eugene Trivizas, da Brinque book, no link  http://www.youtube.com/watch?v=B2KHQ9jnM3U 
3. Se na escola não estiver disponível nenhuma versão dos três Porquinhos, você pode encontrar uma versão do conto acessando o link  http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=24  
4. Para criar um rico banco de imagens de lobo para os alunos apreciarem e terem mais recursos para desenharem, acesse o link http://www.fotosbonitas.com.br/fotos-de-lobos/lobo-na-neve/
5. Assista a história “Os sete cabritinhos e o lobo” no link http://www.youtube.com/watch?v=R9Pl1meH8iU  ou ainda outra versão http://www.youtube.com/watch?v=Gez053fKtrs .

Arquivos anexados

  1. Literatura Infantil: Três Porquinhos e outras histórias de lobo

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.