Conteúdos
Adaptação;
Comparação: Original e Adaptação.
Literatura Compartilhada: Clássicos.
Objetivos
– Analisar a adaptação de um livro para um filme.
– Verificar quais aspectos da obra original se mantém no filme e quais são alterados.
– Participar da leitura compartilhada de um clássico da literatura juvenil: Peter Pan.
Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Na aba "Material de Apoio" você encontra este plano de aula disponível para download.
1ª Etapa: Início de Conversa
Peter Pan foi originalmente concebido como peça teatral em 1904, pelo escocês James W. Barrie, que devido ao sucesso, virou texto narrativo em 1911. A história protagonizada pelo menino que não queria crescer inspirou e inspira até hoje muitos autores e produtores, que continuam criando versões e continuações para as aventuras da família Darling, do capitão Gancho e do próprio Peter Pan. Por se tratar de uma história tão conhecida e várias vezes adaptada – ao cinema e ao teatro – vamos abordar neste plano de aula como podemos ensinar os alunos a reconhecerem as semelhanças e diferenças entre o texto original e o texto adaptado, prática tão comum no cinema e na literatura.
2ª Etapa: Início de Conversa
Peter Pan foi originalmente concebido como peça teatral em 1904, pelo escocês James W. Barrie, que devido ao sucesso, virou texto narrativo em 1911. A história protagonizada pelo menino que não queria crescer inspirou e inspira até hoje muitos autores e produtores, que continuam criando versões e continuações para as aventuras da família Darling, do capitão Gancho e do próprio Peter Pan. Por se tratar de uma história tão conhecida e várias vezes adaptada – ao cinema e ao teatro – vamos abordar neste plano de aula como podemos ensinar os alunos a reconhecerem as semelhanças e diferenças entre o texto original e o texto adaptado, prática tão comum no cinema e na literatura.
3ª Etapa: Discutindo o que é uma adaptação literária e levantando o conhecimento prévio dos alunos. Apresentação da proposta e contextualização das obras
Muitas vezes as crianças entram em contato com as obras clássicas pela primeira vez em sua adaptação ao cinema, à televisão ou ao teatro. Nem sempre sabem que são adaptações de livros originais. Desde a origem do cinema, as obras literárias (romances, contos, novelas, peças de teatro, crônicas,etc) têm fornecido uma enorme quantidade de material para a elaboração de filmes.
Porém, cinema e literatura utilizam linguagens e recursos diferentes para comunicar e veicular suas mensagens. No caso da literatura, utiliza a palavra escrita, e no do cinema, a imagem em movimento. Assim, toda adaptação vai conter mudanças em relação às obras originais.
Uma vez tratada a particularidade de cada linguagem, conte para os alunos que eles vão assistir o filme de animação Peter Pan, produzido pela Disney, em 1953, baseado na peça teatral Peter and Wendy. Depois acompanharão a leitura em capítulos, realizada pela professora, comparando trechos e analisando alguns aspectos de interesse.
Cite outros exemplos de filmes que foram adaptados, como Matilda e A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl; O senhor dos Anéis, de Tolkien; O menino maluquinho, de Ziraldo; Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, entre outros. Peça para eles citarem livros e histórias conhecidas que se tornaram filmes e animações.
4ª Etapa: Assistindo o filme Peter Pan, da Disney
Assistir com os alunos o filme inteiro de Peter Pan, da Disney, e depois discutir as partes que mais gostaram e o que acham que pode ser diferente na obra original.
5ª Etapa: Seleção de alguns trechos para comparar o enredo do filme e do livro
Na próxima aula, inicie a leitura em capítulos do livro “Peter Pan”. Há duas traduções muito boas do texto integral de James Barrie: “Peter Pan e Wendy”, tradução de Hildegard Feist, Cia das Letrinhas, 1999; e “Peter Pan”, tradução de Ana Maria Machado, Editora Salamandra, 2008.
Veja algumas passagens que podem ser exploradas e analisadas na aula (Observação: os trechos transcritos referem-se ao livro da editora Cia das Letrinhas).
• Logo no início do livro, os alunos perceberão várias diferenças. Combine com os alunos de reverem alguns trechos em que os acontecimentos são bem diferentes e comparem.
O filme inicia na noite em que os Darling vão a um jantar. No livro, a história começa uma semana antes, quando Sra Darling vê o Peter Pan em sua casa. No Cap. 2, ela mesma prende a sombra de Peter na gaveta.
“Infelizmente a sra. Darling não deixou a sombra ficar pendurada na janela: parecia roupa secando no varal e enfeava a casa. Pensou em mostrá-la ao marido, mas ele estava entretido com os cálculos dos casacos de João e Miguel…
Assim, ela decidiu dobrar a sombra, guardá-la numa gaveta e esperar o momento adequado para contar ao marido.” (pag 19)
• No Cap 3 há uma interessante definição dos meninos perdidos. Wendy pergunta a Peter:
“ – Mas onde você fica a maior parte do tempo?
– Com os meninos perdidos.
– Quem são eles?
– São meninos que caem do carrinho quando a babá se distrai. Se ninguém os procura dentro de sete dias, eles são mandados para a Terra do Nunca para pagar as despesas. Eu sou o chefe.” (pag. 40 e 41)
1) No filme há uma cena de luta entre Peter e Gancho na ilha, em que Peter salva a vida da índia Tigrinho e joga Capitão Gancho no mar, na boca do crocodilo.
Já no livro, quando Peter se vê frente a frente com o Gancho, tem uma reação completamente diferente e quem sai ferido e em perigo é o menino:
“Rápido como o pensamento, (Peter) arrancou uma faca do cinto do capitão e estava prestes a cravá-la no peito do inimigo quando percebeu que se encontrava num lugar mais alto que ele. Seria desleal de sua parte aproveitar dessa vantagem. Assim, tratou de ajudar o pirata a subir até lá.
Foi então que o capitão Gancho lhe deu uma mordida.
O que deixou Peter zonzo não foi a dor, mas a injustiça dessa dentada. Ele ficou sem ação, olhando fixo, horrorizado. Toda criança reage dessa forma na primeira vez em que recebe um tratamento injusto. …
Assim, a injustiça de agora parecia a primeira de sua vida, e ele só conseguia olhar fixo, sem ação. Por duas vezes a mão de ferro o agarrou”. (pag. 113)
2) Enquanto no filme Gancho prepara um presente (uma bomba relógio) para matar Peter Pan, no livro, o pirata entra pessoalmente e sozinho na toca de Peter, enquanto ele está dormindo. Coloca gotas de veneno no “remédio” deixado por Wendy, que Peter costumava tomar. E mais uma vez o encontro entre Peter e capitão Gancho ganha novos contornos e coloca em jogo os sentimentos que um desperta no outro.
“Foi assim, indefeso, que o capitão Gancho o encontrou. Em silêncio, parado no fundo da árvore, o pirata contemplava o inimigo. Será que algum sentimento de compaixão enterneceu seu coração endurecido? Esse homem não era inteiramente mau; gostava de flores (assim me disseram) e de música suave (até que não era mau pianista); e, falando francamente, a natureza idílica da cena o comoveu muito. Se obedecesse à parte melhor de seu caráter, ainda que relutante teria voltado à superfície, não fosse por uma coisa.
O que o segurou ali foi a aparência arrogante de Peter. …
Para que ninguém o capturasse vivo, o capitão sempre levava consigo uma droga terrível, preparada por ele com o conteúdo de todos os anéis de veneno que tinham caído em seu poder. … Então despejou cinco gotas dessa droga na xícara de Peter.”
6ª Etapa: Conversa sobre as diferenças e semelhanças entre as duas obras
Finalizada a leitura do livro, elenque com a turma as principais diferenças percebidas.
Estimule-os a argumentar suas preferências, baseados em citações do livro ou cenas do filme, de maneira que coloquem suas ideias e pontos de vista, baseados no texto fonte.
Estimule-os a ler outros livros originais e compararem com suas adaptações ao cinema e teatro.
Verifique se na sua cidade, algum grupo teatral fará a apresentação de Peter Pan, e aproveite a oportunidade para também analisar a versão adaptada ao teatro.
7ª Etapa: Discutindo o que é uma adaptação literária e levantando o conhecimento prévio dos alunos. Apresentação da proposta e contextualização das obras
Muitas vezes as crianças entram em contato com as obras clássicas pela primeira vez em sua adaptação ao cinema, à televisão ou ao teatro. Nem sempre sabem que são adaptações de livros originais. Desde a origem do cinema, as obras literárias (romances, contos, novelas, peças de teatro, crônicas,etc) têm fornecido uma enorme quantidade de material para a elaboração de filmes.
Porém, cinema e literatura utilizam linguagens e recursos diferentes para comunicar e veicular suas mensagens. No caso da literatura, utiliza a palavra escrita, e no do cinema, a imagem em movimento. Assim, toda adaptação vai conter mudanças em relação às obras originais.
Uma vez tratada a particularidade de cada linguagem, conte para os alunos que eles vão assistir o filme de animação Peter Pan, produzido pela Disney, em 1953, baseado na peça teatral Peter and Wendy. Depois acompanharão a leitura em capítulos, realizada pela professora, comparando trechos e analisando alguns aspectos de interesse.
Cite outros exemplos de filmes que foram adaptados, como Matilda e A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl; O senhor dos Anéis, de Tolkien; O menino maluquinho, de Ziraldo; Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, entre outros. Peça para eles citarem livros e histórias conhecidas que se tornaram filmes e animações.
8ª Etapa: Assistindo o filme Peter Pan, da Disney
Assistir com os alunos o filme inteiro de Peter Pan, da Disney, e depois discutir as partes que mais gostaram e o que acham que pode ser diferente na obra original.
9ª Etapa: Seleção de alguns trechos para comparar o enredo do filme e do livro
10ª Etapa: Conversa sobre as diferenças e semelhanças entre as duas obras
Finalizada a leitura do livro, elenque com a turma as principais diferenças percebidas.
Estimule-os a argumentar suas preferências, baseados em citações do livro ou cenas do filme, de maneira que coloquem suas ideias e pontos de vista, baseados no texto fonte.
Estimule-os a ler outros livros originais e compararem com suas adaptações ao cinema e teatro.
Verifique se na sua cidade, algum grupo teatral fará a apresentação de Peter Pan, e aproveite a oportunidade para também analisar a versão adaptada ao teatro.
Materiais Relacionados
1. Leia sobre a biografia de James Barrie.
2. Peter Pan foi adaptado ao cinema pelos estúdios da Walt Disney; assista a trechos (Peter Pan (1953) Filme completo parte única)
3. Para se ter uma visão das diferentes adaptações da obra e a maneira como cada autor caracterizou os personagens, veja o artigo“Peter Pan na obra original e nas versões: uma análise comparativa.”