Conteúdos

Adaptação;
Comparação: Original e Adaptação.
Literatura Compartilhada: Clássicos.
 

Objetivos

– Analisar a adaptação de um livro para um filme.

– Verificar quais aspectos da obra original se mantém no filme e quais são alterados.

– Participar da leitura compartilhada de um clássico da literatura juvenil: Peter Pan.

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Na aba "Material de Apoio" você encontra este plano de aula disponível para download.

1ª Etapa: Início de Conversa

Peter Pan foi originalmente concebido como peça teatral em 1904, pelo escocês James W. Barrie, que devido ao sucesso, virou texto narrativo em 1911. A história protagonizada pelo menino que não queria crescer inspirou e inspira até hoje muitos autores e produtores, que continuam criando versões e continuações para as aventuras da família Darling, do capitão Gancho e do próprio Peter Pan. Por se tratar de uma história tão conhecida e várias vezes adaptada – ao cinema e ao teatro – vamos abordar neste plano de aula como podemos ensinar os alunos a reconhecerem as semelhanças e diferenças entre o texto original e o texto adaptado, prática tão comum no cinema e na literatura. 

2ª Etapa: Início de Conversa

Peter Pan foi originalmente concebido como peça teatral em 1904, pelo escocês James W. Barrie, que devido ao sucesso, virou texto narrativo em 1911. A história protagonizada pelo menino que não queria crescer inspirou e inspira até hoje muitos autores e produtores, que continuam criando versões e continuações para as aventuras da família Darling, do capitão Gancho e do próprio Peter Pan. Por se tratar de uma história tão conhecida e várias vezes adaptada – ao cinema e ao teatro – vamos abordar neste plano de aula como podemos ensinar os alunos a reconhecerem as semelhanças e diferenças entre o texto original e o texto adaptado, prática tão comum no cinema e na literatura. 

3ª Etapa: Discutindo o que é uma adaptação literária e levantando o conhecimento prévio dos alunos. Apresentação da proposta e contextualização das obras

Muitas vezes as crianças entram em contato com as obras clássicas pela primeira vez em sua adaptação ao cinema, à televisão ou ao teatro. Nem sempre sabem que são adaptações de livros originais. Desde a origem do cinema, as obras literárias (romances, contos, novelas, peças de teatro, crônicas,etc) têm fornecido uma enorme quantidade de material para a elaboração de filmes.



Porém, cinema e literatura utilizam linguagens e recursos diferentes para comunicar e veicular suas mensagens. No caso da literatura, utiliza a palavra escrita, e no do cinema, a imagem em movimento. Assim, toda adaptação vai conter mudanças em relação às obras originais.



Uma vez tratada a particularidade de cada linguagem, conte para os alunos que eles vão assistir o filme de animação Peter Pan, produzido pela Disney, em 1953, baseado na peça teatral Peter and Wendy. Depois acompanharão a leitura em capítulos, realizada pela professora, comparando trechos e analisando alguns aspectos de interesse.

Cite outros exemplos de filmes que foram adaptados, como Matilda e A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl; O senhor dos Anéis, de Tolkien; O menino maluquinho, de Ziraldo; Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, entre outros. Peça para eles citarem livros e histórias conhecidas que se tornaram filmes e animações.

4ª Etapa: Assistindo o filme Peter Pan, da Disney

Assistir com os alunos o filme inteiro de Peter Pan, da Disney, e depois discutir as partes que mais gostaram e o que acham que pode ser diferente na obra original.

5ª Etapa: Seleção de alguns trechos para comparar o enredo do filme e do livro

Na próxima aula, inicie a leitura em capítulos do livro “Peter Pan”. Há duas traduções muito boas do texto integral de James Barrie: “Peter Pan e Wendy”, tradução de Hildegard Feist,  Cia das Letrinhas, 1999; e “Peter Pan”, tradução de Ana Maria Machado, Editora Salamandra, 2008.



Veja algumas passagens que podem ser exploradas e analisadas na aula (Observação: os trechos transcritos referem-se ao livro da editora Cia das Letrinhas).



• Logo no início do livro, os alunos perceberão várias diferenças.  Combine com os alunos de reverem alguns trechos em que os acontecimentos são bem diferentes e comparem. 



O filme inicia na noite em que os Darling vão a um jantar. No livro, a história começa uma semana antes, quando Sra Darling vê o Peter Pan em sua casa. No Cap. 2, ela mesma prende a sombra de Peter na gaveta.



“Infelizmente a sra. Darling não deixou a sombra ficar pendurada na janela: parecia roupa secando no varal e enfeava a casa. Pensou em mostrá-la ao marido, mas ele estava entretido com os cálculos dos casacos de João e Miguel…

Assim, ela decidiu dobrar a sombra, guardá-la numa gaveta e esperar o momento adequado para contar ao marido.” (pag 19)




• No Cap 3 há uma interessante definição dos meninos perdidos. Wendy pergunta a Peter:



“ – Mas onde você fica a maior parte do tempo?

  –  Com os meninos perdidos.

  –  Quem são eles?

  – São meninos que caem do carrinho quando a babá se distrai. Se ninguém os procura dentro de sete dias, eles são mandados para a Terra do Nunca para pagar as despesas. Eu sou o chefe.” (pag. 40 e 41)




1) No filme há uma cena de luta entre Peter e Gancho na ilha, em que Peter salva a vida da índia Tigrinho e joga Capitão Gancho no mar, na boca do crocodilo.

Já no livro, quando Peter se vê frente a frente com o Gancho, tem uma reação completamente diferente e quem sai ferido e em perigo é o menino:



“Rápido como o pensamento, (Peter) arrancou uma faca do cinto do capitão e estava prestes a cravá-la no peito do inimigo quando percebeu que se encontrava num lugar mais alto que ele. Seria desleal de sua parte aproveitar dessa vantagem. Assim, tratou de ajudar o pirata a subir até lá.

 Foi então que o capitão Gancho lhe deu uma mordida.

 O que deixou Peter zonzo não foi a dor, mas a injustiça dessa dentada. Ele ficou sem ação, olhando fixo, horrorizado. Toda criança reage dessa forma na primeira vez em que recebe um tratamento injusto.   …

 Assim, a injustiça de agora parecia a primeira de sua vida, e ele só conseguia olhar fixo, sem ação. Por duas vezes a mão de ferro o agarrou”. (pag. 113)



2) Enquanto no filme Gancho prepara um presente (uma bomba relógio) para matar Peter Pan, no livro, o pirata entra pessoalmente e sozinho na toca de Peter, enquanto ele está dormindo.  Coloca gotas de veneno no “remédio” deixado por Wendy, que Peter costumava tomar. E mais uma vez o encontro entre Peter e capitão Gancho ganha novos contornos e coloca em jogo os sentimentos que um desperta no outro.



 “Foi assim, indefeso, que o capitão Gancho o encontrou. Em silêncio, parado no fundo da árvore, o pirata contemplava o inimigo. Será que algum sentimento de compaixão enterneceu seu coração endurecido? Esse homem não era inteiramente mau; gostava de flores (assim me disseram) e de música suave (até que não era mau pianista); e, falando francamente, a natureza idílica da cena o comoveu muito. Se obedecesse à parte melhor de seu caráter, ainda que relutante teria voltado à superfície, não fosse por uma coisa.

 O que o segurou ali foi a aparência arrogante de Peter.  …

 Para que ninguém o capturasse vivo, o capitão sempre levava consigo uma droga terrível, preparada por ele com o conteúdo de todos os anéis de veneno que tinham caído em seu poder. … Então despejou cinco gotas dessa droga na xícara de Peter.” 

6ª Etapa: Conversa sobre as diferenças e semelhanças entre as duas obras

Finalizada a leitura do livro, elenque com a turma as principais diferenças percebidas.

Estimule-os a argumentar suas preferências, baseados em citações do livro ou cenas do filme, de maneira que coloquem suas ideias e pontos de vista, baseados no texto fonte.



Estimule-os a ler outros livros originais e compararem com suas adaptações ao cinema e teatro.



Verifique se na sua cidade, algum grupo teatral fará a apresentação de Peter Pan, e aproveite a oportunidade para também analisar a versão adaptada ao teatro.  

 

7ª Etapa: Discutindo o que é uma adaptação literária e levantando o conhecimento prévio dos alunos. Apresentação da proposta e contextualização das obras

Muitas vezes as crianças entram em contato com as obras clássicas pela primeira vez em sua adaptação ao cinema, à televisão ou ao teatro. Nem sempre sabem que são adaptações de livros originais. Desde a origem do cinema, as obras literárias (romances, contos, novelas, peças de teatro, crônicas,etc) têm fornecido uma enorme quantidade de material para a elaboração de filmes.



Porém, cinema e literatura utilizam linguagens e recursos diferentes para comunicar e veicular suas mensagens. No caso da literatura, utiliza a palavra escrita, e no do cinema, a imagem em movimento. Assim, toda adaptação vai conter mudanças em relação às obras originais.



Uma vez tratada a particularidade de cada linguagem, conte para os alunos que eles vão assistir o filme de animação Peter Pan, produzido pela Disney, em 1953, baseado na peça teatral Peter and Wendy. Depois acompanharão a leitura em capítulos, realizada pela professora, comparando trechos e analisando alguns aspectos de interesse.

Cite outros exemplos de filmes que foram adaptados, como Matilda e A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl; O senhor dos Anéis, de Tolkien; O menino maluquinho, de Ziraldo; Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, entre outros. Peça para eles citarem livros e histórias conhecidas que se tornaram filmes e animações.

8ª Etapa: Assistindo o filme Peter Pan, da Disney

Assistir com os alunos o filme inteiro de Peter Pan, da Disney, e depois discutir as partes que mais gostaram e o que acham que pode ser diferente na obra original.

9ª Etapa: Seleção de alguns trechos para comparar o enredo do filme e do livro

10ª Etapa: Conversa sobre as diferenças e semelhanças entre as duas obras

Finalizada a leitura do livro, elenque com a turma as principais diferenças percebidas.

Estimule-os a argumentar suas preferências, baseados em citações do livro ou cenas do filme, de maneira que coloquem suas ideias e pontos de vista, baseados no texto fonte.



Estimule-os a ler outros livros originais e compararem com suas adaptações ao cinema e teatro.



Verifique se na sua cidade, algum grupo teatral fará a apresentação de Peter Pan, e aproveite a oportunidade para também analisar a versão adaptada ao teatro.  

 

Materiais Relacionados

1. Leia sobre a biografia de James Barrie.

2. Peter Pan foi adaptado ao cinema pelos estúdios da Walt Disney; assista a trechos (Peter Pan (1953) Filme completo parte única)

3. Para se ter uma visão das diferentes adaptações da obra e a maneira como cada autor caracterizou os personagens, veja o artigo“Peter Pan na obra original e nas versões: uma análise comparativa.”

Arquivos anexados

  1. Literatura Infantil: Peter Pan e Wendy

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.