Conteúdos

Conhecer e apreciar um conto clássico, ampliando o repertório de histórias infanti

Objetivos

Conhecer e apreciar um conto clássico, ampliando o repertório de histórias infantis.
Vivenciar os momentos de leitura como fonte de prazer e divertimento.
Escrever uma lista de palavras e refletir sobre o sistema de escrita, colocando suas hipóteses e confrontando com as de seus colegas. 
Ler adivinhas, utilizando estratégias de leitura para descobrir o que está escrito.
Conhecer e se divertir com adivinhas populares, tentando encontrar a solução.

Antes de dar início às Etapas acesse a aba Para Saber Mais.

1ª Etapa: Apresentação e leitura clássica do conto João e Maria

Escolha uma versão da história João e Maria em que o texto não seja muito simplificado,  esteja bem escrito e tenha boas ilustrações. Você pode pedir para que os alunos tragam outros contos do João e Maria ou dos Irmãos Grimm para serem lidos nos momentos de leitura.Caso não tenha o livro, você obter uma versão pelo link indicado no “Para organizar o trabalho”.

Informe as crianças sobre o texto que será lido e sobre o autor, antecipando com os alunos o que já sabem, o que se lembram. Pergunte sobre o local onde se passa a história, os personagens, de modo que fiquem envolvidos com a atividade.



Organize os alunos de maneira que fiquem bem acomodados, consigam nos momentos determinados ver as ilustrações e possam participar da leitura, fazendo perguntas quando necessário para que construam o sentido global do texto.

Se em sua escola você tiver a possibilidade de assistir com os alunos o filme dublado indicado em “Para organizar seu trabalho”, é uma boa oportunidade para discutirem as diferentes versões do conto.

2ª Etapa: Discussão sobre a história e construção do sentido geral da história

Depois de realizada a leitura, é importante reconstruir com os alunos o sentido geral da história. Sempre que um aluno manifestar alguma dúvida sobre o enredo ou alguma dificuldade na compreensão dos fatos, volte ao texto original, relendo o trecho que poderá esclarecer a dúvida. A professora pode pedir que os alunos digam em que parte da história está escrito isso.

É comum que os alunos façam inferências sobre partes da história que não estão explicitadas no texto. Algumas podem ser confirmadas pelo decorrer da história, outras são apenas possibilidades que não são reveladas no texto. A volta para verificação das hipóteses é muito rica e estimula a formação um comportamento leitor no aluno a sempre recorrer ao texto para tirar suas dúvidas.

3ª Etapa: Atividade escrita: Escrita de lista de doces da casa da bruxa

Com as ilustrações do livro ou a observação da cena do filme em que as crianças comem vários doces na casa da bruxa, proponha que os alunos em grupo escrevam uma lista de doces que podem compor a casa da bruxa.

Cada aluno escreve a lista em sua folha, e em pequeno grupo discutem quais doces irão colocar, tiram dúvidas e solicitam informações uns aos outros a respeito da escrita de cada palavra.

Cada grupo apresentará para sala e para professora os doces que listou. Desta maneira, é possível retomar e saber o que está escrito, mesmo que o aluno apresente uma hipótese de escrita não alfabética. Como todos vão escrever as mesmas palavras, a interação entre os grupos favorece a aprendizagem.

Depois a professora seleciona os doces que aparecem em todas as listas (ou quase todas) e elabora um cartaz para ser fixado no mural da sala e servir de modelo para escrita para os alunos. Os alunos ditam o nome dos doces e acompanham a escrita feita pela professora, opinando a respeito da maneira (com que letras) se escreve cada uma das palavras. Este é um momento chave para reflexão da língua, pois discute-se a ortografia correta de cada palavra, ouvindo as diferentes hipóteses dos alunos e validando a correta. O professor pode utilizar outros exemplos de palavras que façam parte do cotidiano dos alunos para auxiliar no momento de escrita, por exemplo, para escrever BRIGADEIRO, posso consultar a palavra BRINQUEDO.  

4ª Etapa: Adivinhas – Que doce é?

• Outro tipo de texto muito convidativo para o trabalho com crianças pequenas é a adivinha. Sua estrutura é muito simples, fácil de memorizar, além de ser uma brincadeira com as palavras.



• Apresente algumas adivinhas conhecidas para introduzir o tipo de texto e os desafios que os alunos precisam realizar para descobrir o enigma. Leia um de cada vez e com o grupo, descubra a resposta, indicando as palavras-chave que auxiliaram na descoberta do enigma.



• Agora é a vez de cada um ler as adivinhas sobre os doces. Ruth Rocha, na coleção O que é, o que é?, nos apresenta uma divertida compilação sobre o tema. Monte a atividade com as seguintes sugestões:



1. QUAL É O DOCE QUE OS BANDIDOS GOSTAM?

2. QUAL É O DOCE QUE OS TERRORISTAS GOSTAM?

3. QUAL É O DOCE QUE OS AVIADORES QUEREM SER?

4. QUAIS SÃO OS DOCES QUE OS NAMORADOS GOSTAM?

5. QUAL É O DOCE QUE OS PADRES GOSTAM?

6. QUAL É O DOCE QUE PESSOAS DIREITAS NÃO GOSTAM?

 (Respostas: 1) bala, 2) bomba, 3) brigadeiro, 4) suspiros e beijinhos, 5) papo de anjo, 6) torta.)



• Primeiro os alunos tentam ler sozinhos todas as adivinhas. Logo percebem que começam da mesma forma e precisam utilizar estratégias para ler cada uma. Mesmo que encontrem dificuldade em ler uma palavra menos conhecida (por exemplo AVIADORES), é importante que decifrem o máximo que puderem.



• Depois é feita uma leitura coletiva, explorando cada adivinha e contextualizando o vocabulário presente.



• Finalmente, é hora da solução do enigma. Uma estratégia interessante é colocar todas as respostas juntas e depois deixar que façam a associação de acordo com a interpretação correta das adivinhas. 

 

5ª Etapa: Início de Conversa

A leitura de contos clássicos para alunos em fase de alfabetização é uma excelente estratégia para formar bons leitores e também para despertar o prazer e o hábito pela leitura. A história de João e Maria, recolhida pelos irmãos Grimm, é uma narrativa que chama muito a atenção da criança por se tratar do abandono dos filhos pelos pais por uma questão de sobrevivência –  a falta de comida. Por outro lado, como todo conto clássico há a superação do obstáculo e o fortalecimento dos personagens que foram expostos à situação de perigo.

Com o pano de fundo da história de João e Maria, os alunos serão convidados a realizar algumas atividades para aprenderem a ler e escrever, mesmo que ainda não estejam alfabetizados, ou seja, não apresentem hipóteses de leitura e escrita alfabéticas.

Materiais Relacionados

1. Leia sobre a biografia dos Irmãos Grimm, acessando o link http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_2384.html

2. Leia a história na íntegra acessando o link 
http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/joaoemaria.html 

3. Veja uma interessante versão da história apresentada em filme dublado em  http://www.youtube.com/watch?v=JmOLusnK4yU (filme João e Maria dublado). A cena em que as crianças comem vários doces na casa da bruxa é uma boa opção para motivar os alunos na atividade de escrita de lista que será proposta neste plano.

Arquivos anexados

  1. Literatura Infantil e os Clássicos

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