Conteúdos

Literatura de cordel

Objetivos

Aprender o que é xilogravura e apreciá-las;
Conhecer a riqueza da literatura de cordel;
Produzir cordéis por escrito mantendo fidelidade às características do gênero.

Caro professor,
Para baixar o plano de aula completo, clique na aba Material de Apoio.

1ª Etapa: Início de conversa

Os cordéis foram trazidos para o Brasil pelos portugueses, desde o início da colonização. Seu nome está relacionado à forma como eram comercializados em Portugal. Os folhetos eram pendurados em cordões denominados cordéis. Estes textos apresentam uma estrutura em versos e podem contar fatos do cotidiano, lendas, episódios religiosos, fatos históricos e muitos outros assuntos. Como nos anos finais do Ensino Fundamental I os alunos já apresentam maior segurança para produzir textos, os cordéis podem ser uma boa alternativa para o trabalho com a linguagem poética e também uma excelente alternativa para o incentivo a escrita de autoria deles.

2ª Etapa: Conhecendo a literatura de cordel

• Espalhe pela sala alguns cordéis (o ideal é colocá-los como são vendidos presos em cordas), caso não tenha acesso a livros originais de cordel você pode imprimir alguns que estão disponíveis no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

• Assim que os alunos entrarem na sala solicite que eles andem pelo espaço e peguem um dos textos que ali estão, caso não tenha um texto por aluno peça que se organizem em duplas. Após esse momento inicial, solicite que um aluno por vez leia em voz alta um trecho do cordel escolhido. O legal dessa dinâmica é trabalhar a oralidade e a leitura com entonação dos alunos, por isso caso algum deles apresente dificuldade em fazê-lo o professor poderá auxiliá-lo.

• Depois da leitura de todos os alunos converse com eles sobre os textos, você pode fazer algumas perguntas como: Vocês conhecem esse gênero de texto? Já ouviram algo semelhante? Qual é o tema tratado? Os temas são iguais? O que encontraram de semelhante nos textos lidos?

• Após a conversa informe aos alunos que esse texto é denominado cordel e conte a eles algumas informações importantes sobre o gênero. Você tem acesso à definição de cordel e ao histórico do gênero no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Além disso, você também poderá solicitar que façam uma pesquisa sobre a literatura de cordel como lição de casa.

3ª Etapa: Apresentando a proposta

• Com a devolutiva da lição de casa faça coletivamente com os alunos um quadro contendo as principais características do gênero, características que serão utilizadas posteriormente pelos alunos para escrever seus textos.

• Algumas sugestões de itens que podem estar no quadro são:

– Os versos do cordel são em sextilha, ou seja, têm estrofes de seis linhas cada. As rimas normalmente ocorrem entre as linhas 2, 4 e 6 (aqui você poderá colocar um exemplo).

– Os textos podem contar fatos do cotidiano, lendas, episódios religiosos, fatos históricos, histórias de amor e entre outros assuntos.

– Os cordéis são produzidos em livros com o mesmo tamanho 10 x 16 cm, a mesma coisa que uma folha sulfite dobrada em quatro partes.

– As capas dos livros de cordel são feitas com xilogravura, uma técnica de cópia de imagem no papel.

• É importante antes de apresentar a proposta mostrar para os alunos xilogravuras e explicar como são feitas.

• Em seguida diga aos alunos que vocês farão na sala uma feira de cordel, ou seja, que montarão na sala uma exposição com os cordéis produzidos por eles. Para isso cada um precisará escolher um tema, criar um cordel e confeccionar o livro para expor.

• Contudo, antes de colocarem a mão na massa na produção do livro, leve os alunos até a sala de informática e proponha que experimentem criar cordéis por meio de um site específico do tema, o link está disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Assim, eles criarão uma maior familiaridade com o gênero e poderão acessar curiosidades, modelos de cordéis, entre outros itens relacionados à literatura de cordel.

4ª Etapa: Produzindo livros de cordel

• Durante cada etapa da produção do livro o professor poderá auxiliar os alunos tirando dúvidas que por ventura surgirem e informando quando algo estiver errado.

• 1ª parte: Escolha do tema e escrita do cordel – Nessa primeira parte cada aluno receberá uma folha de rascunho e deverá anotar o tema escolhido e escrever o seu cordel. Uma sugestão é definir com os alunos quantas páginas (mínimo e máximo) poderão ter o livro. O professor poderá também deixar a disposição do grupo dicionários para que os alunos localizem palavras que rimam, facilitando a proposta.

• Após a escrita dos alunos, recolha os textos e faça a correção dos mesmos para que depois eles façam a escrita final no livro. Uma alternativa que também pode ser adotada é a revisão compartilhada, ou seja, depois de ler os textos o professor verifica quais alunos poderiam auxiliar uns aos outros e solicita que eles façam a revisão do texto para os colegas. Por exemplo, se o texto de um aluno apresenta dificuldades ortográficas, entregue-o para um aluno que já consegue resolver estas questões e que apresente outra dificuldade como organizar o texto ou dar coerência a história que está sendo contada, por exemplo.

• 2ª parte: Confecção do livro e escolha da xilogravura – Com os textos corrigidos pelos alunos, solicite que produzam o livro utilizando folhas sulfites dobradas em quatro partes passando o texto a limpo. Depois, informe que eles deverão encontrar em sites de pesquisa de imagens na internet uma xilogravura que combine com seu cordel e utilizá-la como capa. É importante que eles anotem em seu livro a autoria da xilogravura ou a fonte de onde retiraram a imagem e na última parte do livro justifiquem a escolha por aquela xilogravura utilizando trechos de seu cordel.

• Com os livros prontos, organize a sala como uma feira de cordéis e convide os pais ou outras turmas da escola para visitar e ler as produções dos alunos.

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre a literatura de cordel acesse o link https://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel
2. Para organizar seu trabalho baixe gratuitamente alguns livros de cordéis por meio dos links abaixo:
https://noticias.universia.com.br/tag/livros-literatura-de-cordel-gr%C3%A1tis/
http://www.livrosgratis.com.br/cat_30/literatura_de_cordel/1

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Literatura de Cordel: texto e imagem

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.