Conteúdos

 cordel

Objetivos

Estudar versificação e métrica;

Produzir um cordel composto por redondilhas maiores.

Caro professor, 

 

Para baixar o plano de aula completo, clique na aba Material de Apoio.

 

1ª Etapa: Aproximação com o gênero

Inicie a aula apresentando aos alunos a música “Os Números” de Raul Seixas (utilize o link da seção “Para Saber Mais”: A letra está no Material de Apoio
Converse com os alunos sobre o as percepções deles sobre esta música, verifique se conseguem reconhecer as rimas presentes em todos os tercetos, explique que o ritmo dessa música de Raul Seixas teve influência direta da literatura de cordel. Chame a atenção para a apresentação que é feita antes do início de cada terceto para se mostrar sobre qual número irá se falar. Note também que cada número possui um informação diferente entre si: quatro ponto cardeal, quatro pé tem um animal…
– O que perceberam no ritmo da música de Raul Seixas?
2ª Etapa: aproximando-se do ritmo do cordel
Inicie a aula retomando o ritmo conhecido na música de Raul Seixas e informe aos alunos as características estruturas do cordel, em que há uma preocupação com a rima e com a metrificação. Explique aos alunos que, segundo Norma Goldstein, que “a metrificação tradicional reúne um conjunto de regras que determinam quais sílabas do verso deve ser acentuadas – pronunciadas com mais força. Existe uma regra para cada metro ou tamanho do verso”, mas isso não será estudado aqui, reforce que todos devem ler e reler os versos em voz alta para poderem “ouvir” as sílabas fortes – tônicas – e a sílabas fracas – átonas.
É importante reforçar aos alunos que nem sempre as sílabas poéticas identificam-se com as silabas das palavras fora do poema, dessa forma a escansão (divisão de sílabas métricas) deve ser feita considerando a musicalidade e o ritmo do poema, quando houver encontros vocálicos, a repetição em voz alta repetidas vezes auxiliará os alunos nesse sentido.
Os versos mais utilizados no cordel são as sextilhas (estrofe de seis versos), em redondilhas maiores (versos de sete sílabas), com o segundo, o quarto e o sexto rimados, vejamos um exemplo de autoria de João José dos Santos (Mestre Azulão):
 

Em seguida apresente mestre Azulão:

“José João dos Santos, Mestre Azulão, é natural de Sapé, Paraíba, onde nasceu aos 8 de janeiro de 1932. Cantador de viola e poeta de bancada, autor de mais de 100 folhetos, vive há vários anos no Rio de Janeiro e atuou na famosa Feira de São Cristóvão, abrindo caminho para outros poetas nordestinos que lá se estabeleceram. É um dos poucos cantadores vivos que ainda cantam romances, sendo frequentemente convidado para apresentações em universidades brasileiras e até do exterior. Tem trabalhos publicados pela Tupynanquim Editora.”
Comente com os alunos que mestre Azulão escreveu narrativas de várias temáticas, tanto  aquelas retomadas dos contos de encantamento, maravilhosos, como outras sobre problemas sociais, como veremos na próxima etapa desse estudo.
 
3ª Etapa: Estudando o gênero
Faça uma leitura compartilhada com os alunos de um trecho do cordel “Camisinhas para todos”, disponível no Material de Apoio
 
 
Peça para que os alunos preparem a leitura desse trecho do cordel em voz alta e apresentem para a sala o resultado.
Em seguida, peça para que façam a escansão do poema.
Depois debata com eles como essa narrativa pode servir de informativa para seus leitores.
4ª Etapa: Fechamento
Inicie a aula retomando a questão da preocupação com o ritmo apresentada na música de Raul Seixas e depois nas narrativas de Mestre Azulão. Veja se perceberam que a oralidade é fundamental para o trabalho com esse gênero, sendo preciso uma leitura em voz alta para que seu ritmo seja identificado.

Dessa forma, peça para que escolham um tema relacionado a algo da cultura popular: lenda, festas, crenças etc para que escrevam, no mínimo, quatro sextilhas de sete sílabas (redondilhas maiores).
Organize um recital desses cordéis e peça para que redijam os textos em folhetos do formato dos cordéis tradicionais.
 
 

Materiais Relacionados

1. Para o estudo sobre o gênero narrativa de cordel, conheça o site da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Disponível em : http://www.ablc.com.br/ocordel.html

2. Para ler outros exemplos de narrativas de cordel, acesse http://www.ablc.com.br/cordeis.html
3. Para conhecer mais sobre a a literatura de cordel, assista ao programa “Salto para TV Escola, disponível em  http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=577:salto-para-o-futuro-seri
4. Para ler mais sobre literatura de cordel, acesse http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015231.pdf
5. Para ler e ouvir a música de Raul Seixas, acesse http://letras.mus.br/raul-seixas/48324/
6. Para acessar o dicionário Houaiss, http://houaiss.uol.com.br/busca?palavra=repente
 
 
 

Arquivos anexados

  1. Literatura de Cordel: forma e ritmo

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